Sobre afinação da Flauta

Afinação é essencial para todo instrumento musical. Sem estar afinado não é possível tocar com mais de um instrumento e soar agradável. 

Para afinar seu instrumento você precisa ter uma referência, seja um piano/órgão ou um afinador digital, a nota ‘Lá’ é a nota usada para se afinar os instrumentos.  Normalmente o Lá adotado é 442Hz, mas existem instrumentos e orquestras que também usam o Lá 440Hz como referência de afinação. Você precisa saber qual ‘Lá’ sua orquestra irá utilizar ou instrumento, e afinar igualmente.

Na flauta transversal temos dois pontos de afinação, uma afinação principal e outro móvel.

A Afinação principal: 
Afinação principal da flauta, também chamada de afinação fixa, é a posição da parede superior do bocal à 17mm do centro do furo do porta-lábio, conforme figura abaixo. Para isso, use a vareta ou haste que vem com as flautas aonde existe uma marcação indicado os 17mm, no qual deve usar para afinar sua flauta. Para ajustar a altura desta parede você deve rosquear a Coroa(Crown) ou empurra-la para dentro. Caso o marcador da haste esteja abaixo do centro do furo, rosqueia a Coroa(Crown) da flauta para que a parede superior suba e vá o marcador da haste para o centro. Caso o marcador da haste esteja acima do centro do furo, então desrosquei a Coroa e empurre para dentro da flauta e ajuste até que o marcador fique ao centro do furo do porta-lábio.



Afinação móvel: 
Além da afinação principal e fixa apresentada acima, um outro ajuste necessário para afinação da flauta está no encaixe do bocal da flauta em seu corpo. Eu chamo de afinação móvel porque é variável na quantidade do encaixe e conforme cada embocadura e flauta particularmente. 

Mesmo que você tenha ajustado a afinação fixa corretamente, um outro ajuste é necessário conforme seu tipo de embocadura e flauta. E essa afinação e feito encaixando menos ou mais o bocal da flauta no corpo da flauta. Veja figura abaixo.
 

Quando nossa afinação estiver baixa, encaixamos o bocal da flauta mais para dentro e quando a afinação estiver mais alta, encaixamos mais para fora. Veja figura acima.

A pratica da Afinação pode ser feito de ouvido ou “visual” com um afinador digital. Peça para um Piano afinado ou outro instrumento afinado tocar a nota Lá e você simultaneamente toque sua nota lá. Pela percepção auditiva você poderá sentir a necessidade de afinar sua flauta. Outra forma de afinar é utilizar um afinador eletrônico que ao tocar a nota Lá indicará em seu visor digital se sua nota está com a afinação baixa ou alta e assim você poderá fazer os devidos ajustes de afinação em sua flauta. Existem inúmeros aplicativos para celulares com afinadores digitais, aprenda a usá-lo, são muito eficientes e fáceis de usar. 


Uma observação importante é que a nota Lá que você irá tocar para afinar sua flauta não deve ser feita tocando forte e nem piano, mas sim numa altura média, confortável, natural, sem forçar a sonoridade.

Nilson Mascolo Filho