Glossário do mecanismo e partes da Flauta
Partes da Flauta: A Flauta Transversal é composto em três parte:
1. Cabeça (Headjoints) - também chamada de bocal;
2. Corpo (Middlejoint);
3. Pé (Footjoint)


Lip Plate (Porta-Lábio): É a placa de apoia do queixo e lábio inferior para formação a embocadura. No Lip Plate (Porta-Lábio) temos várias partes importantes no qual destaco o Riser.

Lip Plate

Riser  (Chaminé da porta-lábio): Riser é a parede do furo do bocal, também conhecido como Chaminé. O Riser conecta o Porta-lábio (Lip Plate) ao tubo do bocal e é a parte aonde nosso sopro se choca para produzir o som da flauta. Por ser uma parte importante na produção do som, mesmo que a flauta não sejam parcial ou inteira de metais nobres, muitos fabricantes oferecem bocais com opcional Riser de prata, ouro ou platina.

Footjoint C (Pé em Dó): Se referente ao Pé da flauta que toca até a nota dó (dó central). Flautas que têm o pé que produz até a nota Dó são chamadas de Flauta de Pé em Dó (footjoint C).  Veja abaixo Pentagrama com a nota mais grave que as Flauta com pé em Dó pode tocar.
    
footjoint C

Footjoint B (Pé em Sí) Se referente ao Pé da flauta que toca até a nota Si, uma nota abaixo do Dó central. Flautas que têm o pé que produz até a nota Sí são chamadas de Flauta de Pé em Sí (footjoint B).  Veja abaixo Pentagrama com a nota mais grave que as Flauta com pé em Sí pode tocar.
 
footjoint B

C# Trill Key: A C# Trill Key é uma chave que facilita o trinado de Sí para Dó #. Se trinado serve para facilitar a execução do trinado do Dó sustenido. A flauta sem esse recurso consegue fazer o trinado utilizando dois dedos (polegar e dedo indicador da mão esquerda), com esse mecanismo C# Trill Key você executa o trinado do dó sustenido apenas com indicador da mão direita.

C# Trill Key:

Crown (Coroa):  É a parte em forma de cúpula no final da bocal da flauta. Ele está ligado à cortiça do bocal e pode ajustar sua posição. Estes conjuntos são muito importantes na projeção, entonação e qualidade do som. 

   
Crown

French Model Flute (Chaves estilo francês ou chaves vazadas)Também conhecida como chaves abertas ou chaves vazadas, são flauta com furos centrais na chaves para a serem tapados com nossos dedos. 
    -  
French Model Flute

Closed Hole (Chaves fechadas): São Flautas cuja as Chaves não possui furos de modo a exigirem que sejam tampadas pelos dedos.

Closed Hole


G Offset (Sol desalinhado): Se refere a posição da chave do Sol mais a frente em relação as demais chaves da flauta, permitindo uma posição mais confortável a mão esquerda. 
G Offset

Inline G Key (Sol alinhado): Se refere a posição da chave do Sol alinhado com as demais chaves da flauta.  Todas as chaves são conectadas ao mesmo mecanismo. Isso exige que o dedo anelar fique mais a frente força mais a musculatura em relação as flautas com mecanismo Sol desalinhado (G Offset).

Inline G Key

Half-offset (Meio Sol desalinhado): Se refere a posição da chave do sol não tão a frente como é no mecanismo G Offset (Sol desalinhado) e não em linha como é no mecanismo Inline G Key (Sol alinhado). Half-offset seria a posição mediana entre G Offset (Sol desalinhado) e o Inline G Key (Sol alinhado).


Y-arm - Keys (Chaves de braço Y): Se refere ao braço que se conecta a Chave em forma de Y.  Maior parte das flautas estudantes e intermediarias são construídas com Chaves de braço Y (Y-arm - Keys).
Y-arm - Keys

Pointed Key Arms (Chaves com braço pontudo)É o braço em forma haste pontuda que se conecta no centro da Chave.  Também conhecido como "styled keys" ou "French pointed arms". Todos os modelos profissionais tem Chaves com braço pontudo (Pointed Key Arms). Atualmente muitos modelos estudantes e intermediários tem usado Pointed Key Arms.
Pointed Key Arms

Split E Mechanism (Mí Mecânico): É um mecanismo que facilita a emissão do Mí natural da terceira Oitava. Mais comum em flautas com Sol desalinhado (G offset). Para maiores detalhes acesse o artigo O que é Mi mecânico?.
Split E Mechanism


NELHigh E Facilitator (Disco facilitador do Mi da terceira oitava ): É um disco posto na chave que produz o Sol e semelhante ao Split E Mechanism, facilita a emissão do Mi natural da terceira Oitava. O Disco facilitador (High E Facilitator) do Mi da terceira oitava é por vezes referido como um “donut” ou “disc”.
High E Facilitator


G Insert É um disco em forma de meia Lua, posto na chave que produz o Sol e semelhante ao Split E Mechanism, facilita a emissão do Mi natural da terceira Oitava. 

Gizmo Key (Chave Gizmo):  É uma pequena  chave localizada no Pé em Sí (footjoint B) que tem a função de facilitar a emissão do Dó da quarta oitava. Também conhecida como “high C facilitator".
Gizmo Key


Adjustment Screws (Parafusos de ajuste):  são pequenos parafusos usados para regular o nivelamento das chaves da flauta. Em alguns flautas esses parafusos são visíveis na parte superior do mecanismo. Em outras flautas eles estão escondidos debaixo do mecanismo chave. Flautas profissionais são feitas à mão e normalmente são feitas sem parafusos de ajuste e são muito mais difíceis de regulares.

D# Roller (Chave rolante do Ré#):  Esta chave rolante esta localizada na chave do Ré #  e sua função é facilitar a movimentação do dedo entre o Ré# e as demais notas mais graves do Pé da flauta.
D# Roller

Silver plated (Banhado a prata):  Se refere a flauta que são banhadas de prata. Normalmente flautas estudantes são construídas com níquel e acima do níquel são banhadas com prata. Existem flautas com diversos materiais diferentes e banhos, os mais comuns são (1) flautas de níquel com banho de prata, (2) flautas de prata maciça, (3) flautas de prata maciça com banho de ouro, (4) flautas de ouro maciço, (5) flautas de platina e (6) flautas com tubo de madeira.

Ligas para Flauta:  Leia o artigo Materiais e ligas para Flauta


A Família da Flauta: Do Piccolo a Contrabaixo: Para conhecer o Flautim(Piccolo), a Flauta de Concerto, a Flauta Contralto em Sol, a Flauta baixo em Dó, a Flauta Contrabaixo em Dó e ainda outras flautas, acesse o artigo: A Família da Flauta: Do Piccolo a Contrabaixo.

Os Fabricantes  e Marcas de Flauta: Conheça os diversos fabricantes e marcas de Flauta acessando o artigo: As Conhecidas Marcas de Flautas e seus Flautistas.

Embouchure Engraving Patterns (Gravura artística no porta-lábio): São gravuras ornamentais realizadas no porta-lábios do bocal. Um opcional em quase todos  os fabricantes de flauta.  Veja um exemplo abaixo:
Embouchure Engraving Patterns or Lip Plate Engraving

Key Engraving (Gravura artística nas chaves): São gravuras ornamentais realizadas nas chaves da flauta. Um opcional em quase todos os fabricantes de flauta.  Veja um exemplo abaixo:
Key Engraving


Springs (Molas): É a mola que adiciona as chaves e são fixadas abaixo das chaves. Diversos materiais são usados para fabricação de molas para flauta, conheça os mais usados:
1. Stainless steel Springs: Mola da flauta construída em Aço Inox. 
2. Silver Springs: Mola da flauta construída em Prata
3. White gold springs: Mola da flauta construída em Ouro branco
4. SP-1 Springs: Mola da flauta construída com diversos materiais nobres, molas usadas nas Flauta Altus.
5. Cooper Springs: Molas de cobre usadas nas flautas Gemeinhardt, Armstrong, Artley nas quais não são boas.




Soldered Tone Holes (Chaminé das chaves soldado): Se refere que a chaminé conectada aos furos dos tubo onde as sapatilhas repousam, são fixadas através de Solda. As chaminés das chaves são soldadas no tubo uma a uma. Este método permite uma chaminé das chaves com espessura maior e um ponta mais aguda para vedação melhor das sapatilhas, oferecendo maior sensibilidade e durabilidade. A opção Soldered Tone Holes eleva significativamente o preço da flauta.
  
Soldered Tone Holes 

Drawn Tone Holes (Chaminé das chaves repuxada): Se refere que as chaminés das chaves onde a sapatilhas repousa para vedação, são repuxadas e desenhadas a partir do tubo. Esse é um processo mais barato na construção da flauta, por isso é usado nas flautas para menor custo.
    
Drawn Tone Holes

Handmade Flutes (Flauta Artesanal ou feita a mão): Se refere as flautas feito de forma artesanal, feitas a mão. Todas as flautas profissionais são Handmade e com isso se tem altíssima qualidade.  Veja quais são as flautas Handmade no artigo As Conhecidas Marcas de Flautas e seus Flautistas.

Handcut Embouchure: São bocais de flautas com o corte do furo do bocal feito a mão. Outra referencia de Handcut Embouchure são bocais com chanfros nas laterais do furo do bocal, afim de facilitar a emissão de som e melhorar a resposta.

Plateau Model Flute:  Se refere as flautas tradicionais que usam pinos pontudos, inseridos nas hastes do mecanismo interno para manter alguns chaves em uma posição fixa. A maioria das flautas hoje, são Plateau Model.


Seamed Tubing (Tubos com costura): Se refere ao tubos da flauta feito a partir de pedaços de metal onde são enrolados e costurados, permitindo que a estrutura molecular do metal permanecer intacta. Flautas com tubo com costura (Seamed Tubing) são de alto nível, para flautas profissionais mais avançadas. 


Pads (Sapatilha): Sapatilhas são "almofadas" fixadas na parte interna das chaves e sua função é vedar a passagem de ar quando pressionados sobre a Chaminé das chaves. Existem diversos tipos de sapatilhas, para mais detalhes acesse artigo: Tipos de Sapatilhas para flauta.


Straubinger Pads: Sapatilhas Straubinger ™ são projetados especificamente para flautas feitas à mão (Handmade) e são compostos por diferentes materiais e componentes que uma sapatilha tradicional. A sapatilha Straubinger ™ é 90% mais estável do que as sapatilhas tradicionais.  


Tubing Thickness (Espessura do tubo): Se refere à espessura do tubo usado na construção de flauta. Muitas flautas feitas à mão (Handmade) são feitas com tudo de espessura fina de  0,36mm (Thin-wall - 0,014 "),  espessura média 0,41mm (medium-wall - 0,016") e espessura grossa 0,46mm (heavy-wall  - 0,018 "). Geralmente, quanto mais espesso for o tubo, mais escuro será o som da flauta.

Componentes do mecanismo da Flauta: Segue na foto abaixo os diversos componestes do mecanismo da flauta. Clique na foto para ampliar
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/home/artigos2/componentes-do-mecanismo-da-flauta

Referencia: as descrições e fotos foram retiradas da Flute World e dos sites dos fabricantes de flauta: Altus Flutes, Brannen Flutes, Burkart Flutes, Wm. S. Haynes, Miyazawa Flutes, Muramatsu Flute, Nagahara Flutes, Sankyo Flutes, Straubinger Flutes e Yamaha Flutes.



Nilson Mascolo Filho

Acesse Glossário da Flute World: Glossary of Flute Features











Venda e Compra de Flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
Segue aqui classificados de flautas. Todas as flautas anunciadas aqui são selecionadas. 
Só as melhores e aprovadas Flauta são anunciadas aqui.

Conheça os melhores Métodos para Flauta Transversal
https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/Home/metodos


Videoaulas de inicialização em Flauta Transversal
https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/videos-aulas-de-flauta
As videoaulas têm por objetivo ensinar desde o inicio como tocar Flauta Transversal, tendo como base o Método de Inicialização de Flauta Transversal de Nilson Mascolo & Cinthia Mascolo. As Vídeos aulas o levarão passo a passo, ao aprendizado deste maravilhoso instrumento, desenvolvemos cada lição de forma progressiva analisando as dificuldades intrínsecas do instrumento. 
 R$68,00 por ano, equivalente a R$5,66 por mês.
Para maiores informações, trailer e assinatura,
 acesse a seção Videoaulas de Flauta