NOTA DE AULA: 164 CLIQUE
Acima: Antena Yagi instalada no Campus de Pesquisas Geofísicas Major Edsel de Freitas Coutinho. (Fonte: Angelo Leithold)
Acima, mastro Yagi 3 elementos apontada para cima (NVIS) - Campus de Pesquisas Geofísicas Major Edsel de Freitas Coutinho. (Fonte: Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE - 2006)
A antena de três elementos apontada para cima do projeto, tem o objetivo de pesquisas de transmissão e recepção de sinais pilotos. O projeto acima foi desenvolvido inicialmente como Ionossonda em HF (De 6,0 a 8,0 MHz) e observação de nível de ruído provindo da ionosfera causado pela atividade eletrônica na alta atmosfera (Termosfera - Ionosfera) devido à atividades solar. A recepção dos níveis de ruídos provindos da Ionosfera pode ser selecionada em diversas faixas simultâneas. A ressonância da antena principal é 7 MHz e da antena secundária é 14 MHz. A impedância de ambas as antenas foi calibrada em 50 Ohms, e o ganho sobre o dipolo em 7,2 dBd. As LT individuais e a sintonia das Yagi é feita individualmente. Os sinais são enviados e recebidos remotamente. O chaveamento é em tempo real utilizando a Internet.
Leithold: Palestra AMAS (Fonte: IAE)
Sinal piloto de 1 W captado na Estação Antártica Comandante Ferraz
Campus de Pesquisas Geofísicas Major Edsel de Freitas Coutinho (Fonte IAE - 2005)
Espectrometro de pesquisas da Ionossonda, frequência central 7,0 MHz. (Fonte: IAE - 2005)
Torre Ionosonda VLF, 1,3 MW, 130 metros de altura, 12 toneladas. (Fonte: IAE - 2009)
Ionossonda LF 1.300.000 Watts CPGMEFC (Fonte: IAE)
TORRE IONOSONDA 1,3 MW 12 toneladas 130 metros (Fonte: IAE)
Prof. Leithold, Prof Amauri Pereira, Prof. Bruning, Campus de Pesquisas Geofísicas Major Edsel de Freitas Coutinho.(Fonte: Oneide J. Pereira - 2007)