Última actualização: 16/02/2025 - Vagão J Rolston
Modelo original: Class 45 Australiana da marca ARKits
Esta é uma locomotiva pela qual nutro um carinho especial pois apesar de alguns erros em relação ao real foi um modelo que já implicou encurtar chassis, alterar distâncias entre pivots dos bogies, encurtar capot longo, refazer topos dos capots, alterar bogies, etc.
Para a realização deste modelo usei como documentação o Monográfico Especial Maquetren "Las Alco Ibericas" vol.2
- Tampões de choque Mabar.
- Decalques de AA.
Como infelizmente não documentei o decurso dos trabalhos, vou tentar descrever o que foi feito:
Começando por olhar para o esquema verifiquei que o capot longo era muito comprido, tirando as medidas conclui que tinha de encurtar o modelo em 17mm, para isso teria de alterar o chassi de modo a aproximar os bogies, parecia não haver espaço para tal mas como os bogies tinham de sofrer pequenas alterações consegui aproximar bastante mas não o ideal, aqui tive de arranjar um compromisso, o que no meu caso consegui encurtar o modelo em 14mm contra os 17 mm ideais, pareceu-me um bom compromisso e não se nota á vista desarmada.
Em relação á grelha foi muito fácil de fazer, comprei "clapboard ref. 4051" da evergren para as grelhas propriamente ditas e "strip ref. 142" da mesma marca para fazer a moldura. Mais simples impossivel.
Para o ventilador superior não foi preciso comprar nada pois usei o mesmo, cortei o de origem e pacientemente fui diminuindo a sua espessura com uma lima, quando ficou com cerca de 1mm foi fácil de curvar e colar no sitio exacto. Aproveitei para encurtar os 14mm do capot longo no local do ventilador.
Depois tive de cortar o chassi, eliminando as extramidades do mesmo de modo a que ficasse com 160mm.
Cortei o pavilhão de plástico que cobre o chassi metálico na zona da cabine de modo a que a distância entre as escadas ficasse também com 160mm pois assim o pavilhão encaixou na perfeição no chassi.
Em seguida para aproximar a distância entre os bogies tive de eliminar os pivots e na travessa existente fiz um furo descentrado para o lado do depósito, aliás, se bem me recordo, não terá sido um furo mas sim com a ajuda de um limatão fiz uma meia lua e depois colei um parafuso pequeno com uma rosca fina pois a cabeça ajudou a colagem do mesmo.
Para fazer as portas que faltavam no topo do capot longo e laterais do capot curto usei uma folha evergreen ref. 9009 com 0.13 mm espessura.
Para as grelhas do topo e laterais do capot curto usei clapboard ref. 4031.
Os farois superiores são tubo também evergreen ref. 226 torneados com o berbequim e um x-acto.
As luzes inferiores (não funcionais) são umas tiras de evergreen com a cabeça de alfinete de costura (reciclado) pintada de amarelo.
Para fazer os rebites usei a seguinte técnica: faz-se um furo com uma broca de 0.30 mm e depois enfia-se um pedaço de fio de pesca com 0.25 mm, dá trabalho mas fica giro...! ver topo do capot curto.
Para encurtar os cardans de transmissão aos bogies só tive de cortar os mesmos ao meio, encurta-los e colar as duas pontas dentro da carga vazia de uma esferográfica BIC , parece que foi feito para ali...!
Depois só tive de fazer os acertos com uma lima nos lastros de chumbo.
Topo do capot longo
Topo do capot curto
A diferença de distâncias entre o bogie e as escada
Diferença de comprimento com o original