IDESP - SARESP

O que é?

O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) é um indicador criado em 2007 pela Secretaria de Educação de São Paulo para avaliar a qualidade das 5.183 escolas da rede. Nesta avaliação, considera-se que uma boa escola é aquela em que a maior parte dos alunos apreende as competências e habilidades requeridas para a sua série, num período de tempo ideal - o ano letivo. Por isso, o Idesp é composto por dois critérios: o desempenho dos alunos nos exames de proficiência do Saresp (o quanto aprenderam) e o fluxo escolar (em quanto tempo aprenderam). As escolas têm um Idesp para cada ciclo. Ou seja, a escola que tem três ciclos (1ª a 4ª, 5ª a 8ª e Ensino Médio) tem três índices, três metas.

Estes dois critérios se complementam na avaliação da qualidade da escola. Isto porque não é desejável para o sistema educacional que, para que os alunos aprendam, eles precisem repetir várias vezes a mesma série. Por outro lado, também não é desejável que os alunos sejam promovidos de uma série para a outra com deficiências de aprendizado.

Para que serve?

O Idesp avalia a qualidade do ensino nas séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental (EF) e no Ensino Médio (EM) em cada escola estadual paulista. A metodologia utilizada no cálculo do Idesp permite que a escola acompanhe sua evolução de ano para ano. Assim, o objetivo do Idesp é fornecer um diagnóstico da qualidade da escola, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano, através de metas de qualidade.

O que são as metas de qualidade?

As metas por escola se constituem num instrumento de melhoria da qualidade do ensino nas séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As metas servem como um guia para que os professores, gestores escolares, pais de alunos e a comunidade acompanhem a evolução das escolas no aprimoramento da qualidade de ensino.

A Secretaria de Estado da Educação propôs metas de longo prazo e metas anuais específicas para cada escola, com o objetivo de garantir que todas elas atinjam as metas de longo prazo. As metas anuais servem como um guia da trajetória que as escolas devem seguir, fornecendo subsídios para a tomada de decisões dos gestores e demais profissionais ligados ao sistema educacional da rede estadual paulista.

As metas para o ano de 2030 são: 7 para o ciclo de 1ª a 4ª série; 6 para o ciclo de 5ª a 8ª série; e 5 para o Ensino Fundamental. Com essas metas de longo prazo, pretende-se que as escolas estaduais paulistas atinjam índices comparáveis aos dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que são os mais bem colocados do mundo em termos de qualidade da educação.

Deste modo, cada escola possui uma meta própria, ou seja, as metas anuais consideram as peculiaridades da escola e estabelecem passos para a melhoria da qualidade de acordo com aquilo que é possível a escola atingir e do esforço que precisam realizar.

Resultados do SARESP da Escola:

COMPARAÇÃO RESULTADOS: INDICADOR DE DESEMPENHO DA ESCOLA

9º ANO

2013

3,62

2014

3,36

Metas da Escola:

Em 2015, o 3º ano do Ensino Médio também fará a prova do SARESP.

Referências:

GOMIDE, Camilo. Por que fazer o Saresp?: A avaliação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo estabelece metas para as escolas estaduais e pode contribuir para a melhoria do ensino. In Revista Educar para Crescer de 09/02/2015. Disponível em:< http://educarparacrescer.abril.com.br/indicadores/materias_295298.shtml>. Acesso em Março/2015.

São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Programa Qualidade da Escola. Disponível em: <http://idesp.edunet.sp.gov.br/meta_escola.asp>. Acesso: Abril/2015.