Apresentação | informações principais

InstagramInstagramInstagram

Lista Estudantes selecionados para a 

XV edição do Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga (2024)

Adriane Maciel de Araújo - INPA

Aldo José Irineu Filho - UFPE

Ana Beatriz Carneiro Corrêa - UFPE

Andrieli Lima da Silva - UNESP

Antonio Victor Leal - UFPE

Cláudio Clementino Pereira Neto - UFPE

Daiene Louveira Hokama Sousa - UFMS

Diego Shimizu Aleixo - UFV

Douglas Thierry de Melo Neves - UFPE

Eduardo de Farias Geisler - INPA

João Vitor Farias Paiva Cohen - UFPE

José Ricson Borges Pequeno - UFPE

Juliana Tavares Silva - UFPE

Mateus Lucas de Lima Lucena - UERN

Pedro Gabriel Nascimento dos Santos - UFPE

Raíssa Sepulvida Alves - UFMS

Sofia Peixoto Mourão - UFMG

Vitória Régia do Amaral Rodrigues - UFRPE

Wesley Manoel Silva Santos - UFPE

Wilma Roberta dos Santos - UFPE

Orientações:

Em breve, entraremos em contato com os selecionados para a confirmação da participação no curso e para passar as orientações. Em caso de desistência, selecionaremos os candidatos da lista de espera.

Inscrições prorrogadas

Atendendo a pedidos, as inscrições para a XV edição do Curso de Campo da Caatinga foram prorrogadas até o dia 25 de junho. O resultado final dos selecionados será divulgado no dia 28 de junho de 2024, tanto por aqui quanto em nossas redes sociais.

XV Curso de Campo da Caatinga

Olá pessoal, como estão?

Estamos passando para informar que a XV edição do Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga já está com data marcada! O curso ocorrerá entre os dias 19 de agosto e 09 de setembro de 2024, totalizando três semanas de duração.

Serão disponibilizadas 20 vagas, sendo 15 reservadas preferencialmente para estudantes de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Vegetal e Biologia Animal da UFPE. As outras 5 vagas serão destinadas a estudantes de mestrado e doutorado de outras instituições, tanto nacionais quanto internacionais. Caso as vagas reservadas para alunos da UFPE não sejam totalmente preenchidas, as vagas restantes serão oferecidas a alunos de outras instituições. Da mesma forma, se as vagas destinadas a estudantes de outras instituições não forem totalmente ocupadas, elas serão redistribuídas internamente.

As inscrições para a XV edição iniciarão no dia 20 de maio e ficarão abertas até o dia 20 de junho de 2024. Portanto, se você tem interesse, já comece a preparar o seu projeto e carta de intenção para a inscrição. Além disso, sugerimos que deem uma olhada nas edições anteriores, no histórico do curso e nos trabalhos realizados, para começarem a elaborar ideias para os seus projetos.

Para os interessados, disponibilizamos os modelos de escrita do projeto e da carta de intenção na na guia "inscreva-se". Em caso de dúvidas, consultar a guia "dúvidas" ou enviar mensagens na página do curso no Instagram

O Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga foi criado pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal (PPGBV, nota 7 na CAPES) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e é oferecido anualmente desde 2008. Neste ano, pretendemos realizar a 15ª edição do curso da caatinga, de 19 de agosto a 9 de setembro. O curso é destinado a estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) de universidades do Brasil e do exterior, e tem como objetivos: (1) proporcionar ao aluno capacidade para identificar questões, formular hipóteses, desenvolver metodologias e executar projetos em ecologia e biologia da conservação no ecossistema de Caatinga; (2) fornecer embasamento teórico e experiência prática em temas ecológicos como análise de distribuição espacial, demografia, dinâmica populacional, interações entre espécies, organização e estrutura de comunidades e funcionamento de ecossistemas; (3) oferecer treinamento em ferramentas e conceitos de biologia da conservação tais como: status de conservação da diversidade biológica, provisão e qualidade dos serviços ecossistêmicos e principais ameaças ao ecossistema Caatinga; (4) promover treinamento nas diversas fases de produção do conhecimento científico, desde a concepção/execução do projeto até a comunicação científica oral e escrita. Ou seja, o curso consiste em uma simulação intensiva do “fazer científico” que vai desde a observação em campo dos fenômenos biológicos, passando pela formulação de perguntas científicas, escolha de métodos, desenho de experimentos, análise de dados, discussão. Para isso, conta com a participação de pesquisadores com alto reconhecimento em pesquisa e ensino de ecologia e biologia da conservação. Tais pesquisadores atuam na apresentação de palestras, orientação dos estudantes em projetos desenvolvidos no campo e desenvolvimento de minicursos.

APOIO