Histórico

Os cursos de campo em ecologia e conservação são amplamente adotados em todo o mundo por serem reconhecidamente a melhor maneira de formar ecólogos, biólogos da conservação e gestores de recursos naturais no ambiente em que ocorrem. Alguns dos cursos mais renomados são oferecidos pela Organização para Estudos Tropicais – OTS, na Costa Rica e no Peru (http://www.ots.ac.cr/). Esses cursos consistem em um treinamento intensivo de alunos em conceitos e ferramentas de ecologia e conservação da biodiversidade.

No Brasil, alguns desses cursos já estão consolidados há quase 20 anos, como é o caso do curso Ecologia da Floresta Amazônica (https://sites.google.com/site/ecologiadaflorestamazonica/home) oferecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Outros cursos, como o de campo Ecologia do Pantanal, já são oferecidos ininterruptamente há mais de 10 anos (http://www.dbi.ufms.br/ecopan/index.htm).

Desde 2008, a Caatinga tem sediado anualmente o curso de campo "Ecologia e Conservação da Caatinga - ECCA", organizado pelo Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mais de 200 alunos de diversas universidades foram capacitados e seus trabalhos estão registrados em doze livros e um artigo já publicados com os resultados dos projetos desenvolvidos nos cursos (ver aba "Publicações"). Em 2015, a UFPE e o Cepan (Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste) uniram forças para oferecer a oitava edição do curso de campo Ecologia e Conservação da Caatinga. Em 2018, ocorreu a XI edição do ECCA, com o tema "Ecologia da Restauração da Caatinga". Em 2019, além dos objetivos tradicionais, o ECCA teve um formato temático voltado para a resiliência da Caatinga frente a perturbações antrópicas, tornando-se um tema emergente para pesquisas futuras em diversas florestas secas ao redor do mundo. Devido à pandemia, o curso não pôde ser realizado por dois anos. Em 2022, o curso retornou com força total para a realização do XIII curso de campo da Caatinga, com o tema "Importância das pesquisas ecológicas de longa duração: Reamostrando as parcelas permanentes do PELD-Catimbau".

Agora em 2023, teremos a XIV edição do Curso de Campo da Caatinga!!!

Objetivos: 

O objetivo do curso é capacitar os alunos na identificação de questões, formulação de hipóteses, desenvolvimento de metodologias e execução de projetos em ecologia no ecossistema de Caatinga. Além disso, fornecer um arcabouço teórico e prático na análise de distribuição espacial, demografia e dinâmica populacional, bem como nas interações entre espécies e na estrutura e função de comunidades. Adicionalmente, oferecer treinamento em ferramentas e conceitos de biologia da conservação, como o status de conservação da diversidade biológica, o funcionamento do ecossistema e as principais ameaças à preservação do ecossistema da Caatinga.