Curso de Campo - Ecologia e Conservação da Caatinga 2020!

Informações sobre o Curso de Campo em Ecologia e Conservação da Caatinga - 2020!

Olá, pessoas! Bem vindo ao site e obrigado pelo interesse no curso!

Estamos recebendo diversos e-mails sobre a realização do mesmo. No momento, ainda não sabemos informar quanto à realização do curso. Ele está programado no calendário oficial, com data prevista para a segunda metade de Junho. Entretanto, as datas de inscrição e realização serão oficialmente confirmadas no cenário pós-pandemia. Demais informações também serão divulgadas tão logo a situação retorne à normalidade e os órgãos federais decidam retomar as atividades.

Sugerimos acompanhar quaisquer novas informações aqui no nosso site!

Enquanto isso, deem uma olhada no histórico do curso, nas publicações que resultaram dos mesmos, pensem em ideias de projetos para a etapa de seleção e #FiquemEmCasa!

Atenciosamente,


Comissão Organizadora do ECCA

Resultado - Seleção - XII ECCA - 2019

Prezados, segue a lista de alunos selecionados para o Curso de Campo em Ecologia e Conservação da Caatinga deste ano!


Adrielle Santos - UFPE

Aline Medeiros - UFPB

Andrea Angulo - Uni-Kaiserslautern

Bruno Rodrigues - UFPE

Cássio Henrique - UFRPE

Diego Centeno - UFPE

Fellipe Alves Ozorio - UFPE

Guilherme Magalhães - UFU

Isabelle Silva - UFPE

Isadora Schulze - UFPE

Lucas Alencar - UFPE

Márcio Bazante - UFPE

Patricia Melo - Unicamp

Willams de Oliveira - UFPE

Yan Cézar Moraes - UERJ


Entraremos em contato com os selecionados para confirmar a participação de cada um. Caso haja desistência, entraremos em contato com os demais alunos.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do XII ECCA

Prorrogadas as inscrições do XII ECCA - 2019

Devido ao alto número de pedidos, as inscrições do Curso de Campo da Caatinga deste ano serão prorrogadas impreterivelmente ATÉ ESTE DOMINGO (14/04)!

Não perca o prazo!

Inscreva-se !

Inscrições abertas para o XII ECCA - 2019!

Applications are open!

¡Las inscripciones están abiertas!

O Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco (PPGBV-UFPE – http://www.ppgbv.com.br/) em parceria com o PELD PRONEX Catimbau (https://www.peldcatimbau.org/) vem informar que estão abertas as inscrições para o XII Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga (ECCA). O ECCA vem se destacando a cada ano na formação de recursos humanos nas áreas de Ecologia e Conservação. Em 2019, o XII ECCA ocorrerá de 2 a 16 de junho, no Parque Nacional do Catimbau e terá como tema “Perturbações antrópicas e resiliência da Caatinga”.


  • Dinâmica e objetivos do XII ECCA

A dinâmica do curso compreende palestras e discussões sobre temas diversos em ecologia, desde o nível de indivíduo ao de ecossistema, e com diferentes grupos biológicos. A partir disto, há treinamento e prática de desenho experimental, execução e exposição de projetos em grupos e individuais durante o curso. Desta forma, os participantes têm a oportunidade de treinar habilidades relacionadas à prática científica (elaboração de hipóteses, definição de desenho amostral/experimental, coleta de dados, comunicação oral e escrita), discutindo conceitos gerando conhecimento aplicado a Caatinga com pensamento voltado a florestas secas como um todo.

Tais atividades serão realizadas em constante interação entre participantes, monitores e professores que trabalham em diferentes áreas da ecologia, de maneira a ser uma experiência enriquecedora para a formação de todos. Além disso. O curso será realizado no Parque Nacional do Catimbau, um local que se destaca por sua importância biológica, arqueológica e geológica, comportando diversas espécies endêmicas, pinturas rupestres e registros fósseis.

Os custos de transporte Recife-Catimbau e Catimbau-Recife, além de alimentação e hospedagem no período do curso, serão providos pela organização do XII ECCA.

Inscrições

O período de inscrição ocorre entre 27 de Março a 12 de Abril de 2019. Cada candidato deverá enviar três documentos para o email do curso - eccaatinga@gmail.com:

(i) ficha de inscrição preenchida (ver seção Inscreva-se);

(ii) carta de intenções de, no máximo, uma página, descrevendo os motivos pelos quais o candidato tem interesse no curso e como a sua participação contribuirá para a dinâmica do curso e para sua formação;

(iii) um pequeno projeto de pesquisa (até quatro páginas) com introdução, perguntas, hipóteses e predições, material e métodos, resultados esperados, referências bibliográficas e materiais necessários para executar o projeto. Devido à temática do curso, todos os projetos devem deixar claro qual a relação da ideia proposta com termos teóricos ou práticos para o tema em questão, mesmo que tal relação seja indireta. Originalidade e exequibilidade dos projetos também serão analisadas.

Atenção: Alunos internos ao PPGBV/UFPE terão prioridade na seleção dos candidatos, porém pelo menos 20% das vagas será destinada a alunos externos ao programa.

Após o período de seleção, será divulgada a lista de alunos selecionados, além de instruções para etapas posteriores da inscrição.