Curso de Campo - Ecologia e Conservação da Caatinga 2019

Prorrogadas as inscrições do XII ECCA - 2019

Devido ao alto número de pedidos, as inscrições do Curso de Campo da Caatinga deste ano serão prorrogadas impreterivelmente ATÉ ESTE DOMINGO (14/04)!

Não perca o prazo!

Inscreva-se !

Inscrições abertas para o XII ECCA - 2019!

Applications are open!

¡Las inscripciones están abiertas!

O Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco (PPGBV-UFPE – http://www.ppgbv.com.br/) em parceria com o PELD PRONEX Catimbau (https://www.peldcatimbau.org/) vem informar que estão abertas as inscrições para o XII Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga (ECCA). O ECCA vem se destacando a cada ano na formação de recursos humanos nas áreas de Ecologia e Conservação. Em 2019, o XII ECCA ocorrerá de 2 a 16 de junho, no Parque Nacional do Catimbau e terá como tema “Perturbações antrópicas e resiliência da Caatinga”.


  • Dinâmica e objetivos do XII ECCA

A dinâmica do curso compreende palestras e discussões sobre temas diversos em ecologia, desde o nível de indivíduo ao de ecossistema, e com diferentes grupos biológicos. A partir disto, há treinamento e prática de desenho experimental, execução e exposição de projetos em grupos e individuais durante o curso. Desta forma, os participantes têm a oportunidade de treinar habilidades relacionadas à prática científica (elaboração de hipóteses, definição de desenho amostral/experimental, coleta de dados, comunicação oral e escrita), discutindo conceitos gerando conhecimento aplicado a Caatinga com pensamento voltado a florestas secas como um todo.

Tais atividades serão realizadas em constante interação entre participantes, monitores e professores que trabalham em diferentes áreas da ecologia, de maneira a ser uma experiência enriquecedora para a formação de todos. Além disso. O curso será realizado no Parque Nacional do Catimbau, um local que se destaca por sua importância biológica, arqueológica e geológica, comportando diversas espécies endêmicas, pinturas rupestres e registros fósseis.

Os custos de transporte Recife-Catimbau e Catimbau-Recife, além de alimentação e hospedagem no período do curso, serão providos pela organização do XII ECCA.

Inscrições

O período de inscrição ocorre entre 27 de Março a 12 de Abril de 2019. Cada candidato deverá enviar três documentos para o email do curso - eccaatinga@gmail.com:

(i) ficha de inscrição preenchida (ver seção Inscreva-se);

(ii) carta de intenções de, no máximo, uma página, descrevendo os motivos pelos quais o candidato tem interesse no curso e como a sua participação contribuirá para a dinâmica do curso e para sua formação;

(iii) um pequeno projeto de pesquisa (até quatro páginas) com introdução, perguntas, hipóteses e predições, material e métodos, resultados esperados, referências bibliográficas e materiais necessários para executar o projeto. Devido à temática do curso, todos os projetos devem deixar claro qual a relação da ideia proposta com termos teóricos ou práticos para o tema em questão, mesmo que tal relação seja indireta. Originalidade e exequibilidade dos projetos também serão analisadas.

Atenção: Alunos internos ao PPGBV/UFPE terão prioridade na seleção dos candidatos, porém pelo menos 20% das vagas será destinada a alunos externos ao programa.

Após o período de seleção, será divulgada a lista de alunos selecionados, além de instruções para etapas posteriores da inscrição.