Curso de Campo 2018

Resultado Seleção XI ECCA - 2018


Abaixo indicamos os candidatos selecionados para cursar o XI Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga (ECCA). 

Solicitamos que todos os aprovados confirmem a participação enviando email até o dia 05/04 para eccaatinga@gmail.com.



PARTICIPANTES SELECIONADOS (Edição 2018)


Alice Batista dos Santos (UFPE)

Amanda Sousa Silvino (UNICAMP)

Ana Cristiana Santos da Silva (UFPE)

Daniele Duarte Kulka (UFPE)

Edito Romão da Silva Neto (UFPE)

Elisângela Pestana Gaspar (Museu Nacional/UFRJ)

Francisco Javier Rendón Sandoval (UNAM)

Gustavo Henrique Aires Albuquerque (UFPE)

Isabela de Pinho Tavares (UFMG)

Jônatas Levi Gomes da Silva (UFPE)

Lays Klécia Silva Lins (UFPE)

Nathan Castro Fonsêca (UFRPE)

Rafaella Santana Santos (UFS)

Renata Marques Ribeiro (UNIFESP)

Ronald Notcheu (UFPE)

Wanessa Vieira Silva Batista (UFPE)


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


XI ECCA - 2018


O Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga (ECCA) vem se destacando a cada ano na formação de recursos humanos nas áreas de Ecologia e Conservação. Em 2018, o XI ECCA ocorrerá de 6 a 20 de maio, no Parque Nacional do Catimbau. O curso é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco (PPGBV-UFPE – http://www.ppgbv.com.br/) e este ano será voltado ao “Ecologia da Restauração da Caatinga”, numa parceria com o PELD PRONEX Catimbau (https://www.peldcatimbau.org/).


Dinâmica e objetivos do XI ECCA

A dinâmica do curso compreende aulas expositivas sobre temas diversos em ecologia e conservação de biodiversidade, além do desenho, execução e exposição de projetos em grupo com potenciais aplicações para restauração florestal. Assim, os participantes terão a oportunidade de treinar habilidades relacionadas à prática científica (elaboração de hipóteses, definição de desenho amostral/experimental, coleta de dados e comunicação oral e escrita), discutindo conceitos e executando práticas emergentes da restauração ecológica aplicadas a florestas secas como a Caatinga. Tais atividades serão realizadas em constante interação entre participantes, monitores e professores que trabalham em diferentes áreas da ecologia e conservação, de maneira a ser uma experiência enriquecedora para a formação de todos. Além disso, esta edição do curso será realizada no Parque Nacional do Catimbau, um local que se destaca por sua importância biológica, arqueológica e geológica, comportando diversas espécies endêmicas, pinturas rupestres e registros fósseis.

Os custos de transporte Recife-Catimbau e Catimbau-Recife, além de alimentação e hospedagem no período do curso, serão providos pela organização do XI ECCA.

 

Inscrições

O período de inscrição vai de 13 a 30 de março de 2018. Cada candidato deverá enviar três documentos para o email do curso - eccaatinga@gmail.com: (i) ficha de inscrição (disponível aqui) preenchida; (ii) carta de intenções de, no máximo, uma página, descrevendo por que o candidato tem interesse no curso e como a sua participação deve contribuir para a dinâmica do curso e para sua formação; e (iii) pequeno projeto de pesquisa, de até quatro páginas, com introdução, perguntas, hipóteses e predições, material e métodos, resultados esperados, materiais necessários para executar o projeto e referências bibliográficas. Devido à temática do curso este ano, projetos com potenciais aplicações para restauração são preferíveis. Porém, todos os projetos devem deixar claro qual a relação da ideia proposta com termos teóricos ou práticos da restauração ecológica, mesmo que tal relação seja indireta.

Atenção: Alunos internos ao PPGBV/UFPE terão prioridade na seleção dos candidatos, porém pelo menos 20% das vagas será destinada a alunos externos ao programa.








Comments