Curso de Campo 2015

ATENÇÃO!!!
Inscrições abertas para o Curso de Campo Ecologia da Floresta Amazônica - EFA!!!

Período de inscrição: 01/04 – 28/06 de 2015
Período do curso: 29/09 – 28/10 de 2015
Mais informações:

ATENÇÃO
RESULTADO DA SELEÇÃO PARA O ECCA 2015!!!!!

Alana Pacheco Flores - UNAM
Ana Rafaela - UFMG
Cacilda Michele Cardoso Rocha - UFPE
Cecilia Elena Sánchez Dalotto - UFSC
Clarissa Mendes Knoechelman - UFPE
Cláudia Martins - USP
Corina Anahí Barrera - UFRJ
Diego Trindade - UFPE
Francisco Cipriano de Lima Júnior - UFPE
Geovan Figueirêdo de Sá Filho - UFERSA
Gésica Silva e Souza - UFPE
Janete Ferreira Andrade - UFU
Jhonny Chapione Massante - UFF
Layla Santos Reis Cavalcanti de Albuquerque - UFPB
Leila Meyer - UFG
Luisa Fontoura - UFSC
Mariana I. Delgado J. - UFPE
Maryana Roberta Pedrosa Dias - UFPE
Pedro Elias Neto - UFPE
Pedro Henrique Albuquerque Sena - UFRPE


- Inscrições: 10 de fevereiro de 2015 a 24 de março de 2015.

- Resultado da seleção: 31 de março de 2015.

- Período do ECCA 2015: 7 a 28 de junho de 2015.

- Inscrições somente serão aceitas pelo endereço: eccaatinga@gmail.com



Histórico

Os cursos de campo em ecologia e conservação são uma ferramenta adotada há muitos anos por todo o mundo por serem reconhecidamente a melhor maneira de formar ecólogos, biólogos da conservação e gestores de recursos naturais 'in loco'. Alguns dos mais reconhecidos são oferecidos pela Organização para Estudos Tropicais – OTS, na Costa Rica e Peru (http://www.ots.ac.cr/ ). Esses cursos consistem no treinamento intensivo de alunos em conceitos e ferramentas de ecologia e conservação da biodiversidade. No Brasil, alguns desses cursos já estão consolidados e existem há quase 20 anos como como é o caso do curso Ecologia da Floresta Amazônica (https://sites.google.com/site/ecologiadaflorestamazonica/home) oferecido pelo Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA. Outros, como o curso de campo Ecologia do Pantanal, já é oferecido ininterruptamente há mais de 10 anos (http://www.dbi.ufms.br/ecopan/index.htm). A Caatinga, desde 2008, conta com uma edição anual do curso de campo "Ecologia e Conservação da Caatinga - ECCA" organizado pelo Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, auxiliando na formação de mais de 80 alunos de diversas universidades, cujos trabalhos constam em cinco livros já publicados com os resultados dos projetos desenvolvidos nos cursos (o sexto e sétimo livros estão em fase final de preparação). Em 2015, a UFPE e o Cepan (Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste) se uniram para oferecer a oitava edição do curso de campo Ecologia e Conservação da Caatinga (clique aqui para obter o cartaz de divulgação).

Objetivos

Proporcionar ao aluno capacidade para identificar questões, formular hipóteses, desenvolver metodologias e executar projetos em ecologia no ecossistema de Caatinga. Fornecer arcabouço teórico e experiência prática na análise de distribuição espacial, demografia e dinâmica populacional, bem como interações entre espécies, estrutura e função de comunidades. Ainda, oferecer treinamento em ferramentas e conceitos de biologia da conservação tais como: status de conservação da diversidade biológica, funcionamento do ecossistema e principais ameaças ao ecossistema Caatinga.

Localização, data e infraestrutura

O curso será realizado de 7 a 28 de junho de 2015 no Parque Nacional do Catimbau, Buíque, Pernambuco.

Custos cobertos pelo curso

O curso é gratuito e fornecerá transporte Recife-Buíque-Recife por via terrestre bem como alojamento e as três refeições diárias.

ATENÇÃO: O transporte até Recife dos alunos provenientes de outros estados ou cidades será responsabilidade dos próprios alunos e não são cobertos pelo curso.

Número de vagas

Serão abertas 20 (vinte) vagas para alunos de regularmente matriculados em programas de pós-graduação do Brasil.


ATENÇÃO: Será permitida a submissão ao "VIII Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga" de estudantes com mestrado não matriculados em algum programa de pós-graduação. Entretanto, por ocasião da seleção, será dada prioridade aos estudantes regularmente matriculados em algum programa de pós-graduação.

Metodologia adotada no curso

-          Apresentação do curso;

-          Projetos orientados em grupo:  elaboração, execução e apresentação de projetos com duração de 1 dia (orientados por um dos professores).

-          Projetos livres em grupo: elaboração, execução e apresentação de um projeto (duração de 1 dia) elaborado por cada grupo de alunos;

-          Projetos livres individuais: elaboração e execução, apresentação e confecção do relatório de um projeto por cada um dos alunos. O prazo para o cumprimento dessas atividades é uma semana, sendo que o primeiro dia será dedicado à elaboração do projeto e o último será dedicado à apresentação oral dos projetos. Os cinco dias restantes devem ser utilizados para execução do projeto no campo e confecção do relatório.

-          Dinâmica de grupo:

-          Mostre e fale: saída ao campo onde o aluno encontra algo interessante para mostrar e comentar brevemente ao grupo;

-          Palestras noturnas diárias apresentadas por cada professor.
 
Promoção
 
A oitava edição do Curso de Ecologia e Conservação da Caatinga está sendo organizada pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE e é uma disciplina da grade curricular do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal - PPGBV do Departamento de Botânica da UFPE.




Comments