CTFB no Congresso Brasileiro de Crustacea - 2024
Em breve, apenas teremos NATIVA, CRIPTOGÊNICA OU EXÓTICA como opções para ORIGEM de cada espécie no CTFB. Como conversamos, o status de INTRODUZIDA, INVASORA, DOMESTICADA são casos especiais e são definidas a partir de nossa lista por outras instituições, tais como Instituto Horus, IBAMA, ICMBio.
==========================================================================================================
SIM1 = feitos no primeiro ciclo (março até maio/24)
SIM2 = feitos no primeiro ciclo (maio até julho/24)
Quadro 1. Funcionalidades e produtos nos sistemas
Colaboradores estão bombando em 2024!
Acima, a lista dos 10 colaboradores mais ativos esse ano.
============================================================
Sobre a assinatura do Termo de Compromisso
Devido ao grande número de pessoas que colaboram no CTFB não encaminhamos nenhum recibo de recebimentos dos terms assinados por uma questão de praticidade. Apenas duas pessoas lidaram com o processo e seria uma demanda bastante grande. Assim, em dúvida, leia abaixo:
Se o termos foi recebido e arquivado, o acesso dos especialistas continuará normal;
2. Aqueles que não responderam ou pediram seu afastamento (com continuidade da autoria) terão o acesso ao sistema suspenso;
3. Se você perdeu a oportunidade de enviar o Termo de Compromisso e deseja continuar ativo como colaborador do CTFB, preencha o Termo (disponível aqui: https://sites.google.com/site/ctfaunabrasil/arquivos) e envie uma cópia conforme orientação no texto disponível do Termo com uma cópia para o email do CTFB (faunadobrasilctfb@gmail.com) para que possamos re-estabelecer sua senha e acesso;
4. Nenhum colaborador irá perder sua autoria no grupo de seu foco, exceto se explicitamente solicitado no Termo de Compromisso.
===============================================================
Email em 22 de abril 2024
Caros autores do CTFB (passado e presente),
Perdoem-me se essa mensagem se sobrepõe a mensagens e ações anteriores. O objetivo dessa mensagem é formalizar legalmente a sua posição e seu desejo referente ao Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil (CTFB). Sei que isso já foi avaliado previamente através de uma enquete, mas essa formalização, acreditem, tornou-se imprescindível considerando o licenciamento CC By e outros fatores.
Assim, replicando o procedimento que já é feito na Flora e Funga do Brasil, solicito que TODOS os colaboradores, atuais e pretéritos, leiam e preencham o documento “Termo de Compromisso” (https://sites.google.com/site/ctfaunabrasil/arquivos) até 31 de maio de 2024. A orientação de preenchimento e envio encontra-se no corpo do documento.
Abs a todos,
Walter Boeger
Pelo Comitê Gestor do CTFB
IMPORTANTE: Detalhes sobre o CTFB estão disponíveis em nossa página de trabalho (https://sites.google.com/site/ctfaunabrasil) – definições, estrutura, normas, tutoriais, dentro outras coisas que podem auxiliar a todos.
Dear authors of the CTFB (past and present),
Forgive me if this message overlaps with previous messages and actions. The purpose of this message is to legally formalize your position and your interest regarding the Taxonomic Catalog of the Fauna of Brazil (CTFB). I know that this has already been previously evaluated through a survey, but this formalization, believe me, has become essential considering CC By licensing and other factors.
Thus, replicating the procedure that is already done at Flora e Funga do Brasil, I request that ALL employees, current and past, read and fill out the "Term of Commitment" (https://sites.google.com/site/ctfaunabrasil/arquivos) document by May 31, 2024. Instructions for filling out and submitting is found in the body of the document.
Sincerely,
Walter Boeger
For the CTFB Steering Committee
=========================================================================================================
Email 1 de 2 de 28 de Novembro
Prezada/prezado pesquisador,
Em nome do Grupo Gestor do Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil, agradeço seu envolvimento até o momento na concretização e na atualização da lista de espécies válidas do Brasil e dados associados.
Como estamos em um processo importante de mudanças na nossa iniciativa (vide abaixo), gostaríamos de solicitar a confirmação de seu interesse em dar continuidade a essa colaboração. Por favor, preencha o formulário online abaixo: só vai tomar uns 2-3 minutos.
O Catálogo só existe graças à contribuição de cerca de 600 pesquisadores taxonomistas, dentre os quais a sua. Sua colaboração foi e é importante para o funcionamento do sistema, mas se não houver interesse ou possibilidade de continuação, agradecemos a sugestão de substitutos ou mesmo de colaboração em outros grupos! Existe um espaço para isso no formulário!
Todas as pessoas que colaboraram até agora fazem parte do Brazilian Zoology Group 2015-2023 (BZG 2015-2023)! Sua colaboração será reconhecida na página do CTFB, versão do catálogo até 2023 (disponibilizado pelo nosso IPT) mas o BZG 2024+ será composto por pesquisadores ativos no período. Um artigo sintetizando o conhecimento atual sobre as espécies brasileiras está na fase final de redação e sua contribuição, como autor, será reconhecida como BZG 2015-2023. Mas gostaríamos poder, ainda, contar com sua colaboração.
O CTFB passou a ter apoio e reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e vai passar a balizar diversas iniciativas relacionadas à biodiversidade de fauna no país, desde a lista de espécies per se, até decisões de espécies ameaçadas (a exemplo do que já ocorre com o Catálogo da Flora). Financiamento específico já foi aprovado pelo MMA para efetivar melhorias no sistema, mas existem demandas adicionais que devem ser atendidas.
1. Precisamos manter a lista atualizada – algo que infelizmente não tem sido possível. Sei que muitos tem problemas pessoais e profissionais e, nesses casos, recomendamos buscar pessoas adicionais que possam colaborar com o táxon em questão. A ideia do CTFB sempre foi criar um projeto colaborativo e não um trabalho solitário de uma pessoa. Coordenadores não devam assumir a responsabilidade de fazer todo o trabalho sozinho, como alguns decidiram. Esse nunca foi o modelo de gestão do catálogo. Compartilhem o trabalho da lista – em especial, convidem jovens pesquisadores – são eles que irão dar continuidade ao nosso trabalho.
2. Uma demanda IMEDIATA do MMA é que as espécies exóticas introduzidas sejam incorporadas ao CTFB (já temos cerca de 700 espécies no sistema mas ainda faltam muitas). Espécies cultivadas, exóticas, invasoras, domésticas, de cativeiro. Todas as espécies que ocorrem no país (com população estabelecida naturalmente ou artificialmente) devem ser consideradas devido aos diferentes esforços do MMA. Adiantando, o MAPA já pediu que a FLORA inclua cultivares – algo semelhante deve acontecer conosco se conseguimos nos sedimentar.
3. A lista foi amplamente citada em artigos primariamente em taxonômica, mas também em várias outras áreas da biologia, lei, educação e mesmo na área de química! Cerca de 960 citações foram detectadas no Google Scholar.
4. Nós somos parte do projeto Catálogo da Vida (financiado pela FAPERJ), recebemos apoio do MMA, reconhecimento do MMA e do MCTi (Através do Sibbr) – o catálogo é uma iniciativa fundamental para gerar conhecimento sobre a biodiversidade do país!
Obrigado pela paciência de ler até aqui. Acesse o seguinte link e responda ao curto formulário. Assim poderemos gerenciar melhor as demandas federais para o CTFB.
A DATA LIMITE PARA RESPOSTA É 15 DE DEZEMBRO DE 2023.
Ou copie e cole no navegador: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfcwyxr1XA60c03WioAGVYEeDBqwUADyswzuGzbaCN2y40zQg/viewform?usp=sf_link
Muito obrigado!
Comitê Gestor do CTFB
================================================================================================
Email 2 de 2 de 28 de Novembro
Alguns esclarecimentos:
1. Se alguém esqueceu a senha do sistema, por favor, escreva para o coordenador de grandes grupos (ou para mim) – houve uma mudança no sistema de mensagens do Google e as mensagens de pedido de senhas não chega a nós.
a. Walter Boeger – invertebrados menos Arthropoda (wboeger at ufpr.br ou wboeger at gmail.com)
b. José Albertino Rafael – Hexapoda (jarafael at inpa.gov.br)
c. Cristiana Serejo – Arthropoda não Hexapoda (csserejo at acd.ufrj.br)
d. Alexandre Percequillo - Chordata Vertebrados (percequillo at usp.br)
e. Michel Valim - coordenador técnico (mpvalim at gmail.com)
2. O Michel é o cara do sistema e sempre está disposto a ajudar com deleções, reposionamento de táxons, etc.
3. “movimentação” no meu email anterior é qualquer movimentação no sistema (ex. inclusão de dados ecológicos, distribuição, etc).
4. Sinto pelo email desconfigurado enviado para alguns – sou novo nisso.
5. Queria enfatizar, mais uma vez, a demanda da atualização da lista e a inclusão de espécies introduzidas. Eu estava usando a lista do Instituto Horus como referencia (https://bd.institutohorus.org.br/especies). É uma lista validada de espécies, pelo que vi. Talvez ajude. Mas mesmo sem a demanda, nossa lista já consta com algo em torno de 700 espécies não nativas!
6. Acredito que a revista Zoologia agora terá uma seção específica para o Catálogo!!! Estamos em negociação, mas deverá sair. O número especial que estamos trabalhando abriu essa possibilidade! Quem Não preparou artigo para o número especial pode planejar para o próximo ano.
Walter B
P.S. Se vcs não se importam, vou usar esse mecanismo de comunicação mais frequente. Comunicação passiva não resolveu muito.
P.S. posso remover seu endereço se essas mensagens não forem desejadas. Ainda não removi os colaboradores que não irão continuar conosco, desculpem. Farei isso logo que conseguir acessar todas as respostas.
================================================================================================
A. Todos: Atualizar a Lista de espécies válidas até 31/10/2022 incluindo sinonímias dentro do possível;
B. Definir grupos de trabalhos:
Grupo de Trabalho do sistema: Angelo Parise Pinto (FPR);
Grupo de Trabalho de captação recursos (e.g. ONG?): a definir (interessado em coordenar? Entre em contato!)
Grupo de trabalho Planejamento: a definir (interessado em coordenar? Entre em contato!)
Grupo de Trabalho divulgações: a definir (interessado em coordenar? Entre em contato!)
Grupo de trabalho publicações: a definir (interessado em coordenar? Entre em contato!)