Este é o produto do esforço de mais de 800 zoólogos, especialistas nos mais diferentes grupos de animais com espécies que habitam o território brasileiro. Desde o início do Projeto, em abril de 2015, a equipe do Catálogo Taxonômico da Fauna Brasileira (CTFB) vem trabalhando de forma integrada para gerar a primeira lista de espécies válidas encontradas no país. Até agora, nossa lista contabiliza mais espécies do que jamais reportadas para o território brasileiro, e pela primeira vez temos uma estimativa robusta da riqueza de animais no país! O trabalho dos nossos especialistas foi árduo e esta lista não teria sido possível sem eles.
O CTFB foi idealizado por zoólogos, com apoio institucional e recursos do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTi) do governo federal do Brasil. Portanto, o CTFB é uma iniciativa financiada pelo recurso público. O envolvimento dos pesquisadores associados gera um banco de dados de fundamental importância para instituições federais, estaduais e municipais, além de atender às demandas da pesquisa científicas e da população em geral. Políticas públicas, ações do Estado, pesquisas cientificas, em diversas áreas (e.g., ambiental, agricultura, turismo, medicina) são positivamente influenciadas por nosso trabalho e, por isso, o compromisso com a manutenção do catálogo é fundamental e deve ser profundamente valorizado pelos envolvidos
Dessa forma, o CTFB é certamente uma das mais importantes contribuições dos zoólogos taxonomistas brasileiros. Sintetiza o conhecimento gerado através de nossas pesquisas, muitas delas financiadas direta e indiretamente com recursos públicos.
A lista está disponível para consulta por qualquer pessoa, mas devemos enfatizar que, devido ao tempo exíguo, nem todos os dados sobre cada espécie (por exemplo, distribuição, hábito de vida, ambiente) foram introduzidos no sistema. O sistema é dinâmico e permite adições e correções em tempo real, rápida inclusão de espécies recém-descobertas, correções associadas a decisões nomenclaturais, expansão de distribuição, entre outros. Esperançosamente, em breve, este site fornecerá também ferramentas que fornecerão muito mais informações sobre os animais brasileiros.
Por enquanto, aproveite o sistema. Explore o número de espécies por táxon, pesquise as espécies descritas por cada autor, procure as espécies conhecidas por um filo, gênero e seus autores. Os campos restantes podem ser usados em pesquisas, mas podem gerar listas incompletas, pois ainda estão sendo processados por nossos especialistas.
Uma rápida análise mostra que estamos longe de conhecer nossa fauna de forma abrangente. Muito trabalho ainda é necessário para nossos taxonomistas, muitos insumos ainda serão inseridos no sistema. Esperamos que o CTFB, portanto, represente um facilitador e induza novos estudos para descrever de forma mais efetiva a diversidade animal no Brasil!
O banco de dados do CTFB pode ser acessado através do site (http://fauna.jbrj.gov.br/fauna), API-REST, e versões mensais da lista através do IPT.
Esta é a versão BZG2024-2034. Autores e coordenadores da versão anterior do Catálogo estão disponíveis em Zenodo (Boeger, W., & Valim, M. P. (2024). Brazilian Zoology Group 2023. [Data set]. Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo.10491756).
Política de Acesso Aberto: Todo o conteúdo do Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil está licenciado sob uma atribuição Creative Commons tipo BY. As informações do CTFB são disponibilizadas de forma ampla e irrestrita, e o licenciamento CC BY permite que os dados publicados sejam utilizados na íntegra ou adaptados, inclusive para fins comerciais, desde que a autoria seja creditada e que os resultados desse uso sejam disponibilizados sob o mesmo tipo de licença.