Quais são as funções dos colaboradores do catálogo?
Coordenadores executores: São os coordenadores que atuam para aplicar decisões do comitê gestor e do grupo composto pelos coordenadores de táxons. Coordenador executor é uma posição administrativa, definida em consenso ou indicado pelos membros do comitê gestor do catálogo. O comitê gestor do CTFB é composto por coordenadores de grupos superiores e coordenadores técnicos. Os coordenadores executores não configuram, necessariamente, posição de autoria no catálogo.
responsabilidades:
1) Coordenar o projeto administrativamente;
2) Incluir ou alterar Convidar Coordenadores de Táxons;
3) Buscar recursos para o desenvolvimento do projeto;
4) Manter os envolvidos no projeto informados sobre notícias e decisões;
5) Consultar o grupo de Coordenadores de táxons quando necessário, para tomar decisões administrativas e técnicas;
6) determinar as decisões a serem tomadas quando há algum conflito de interesse no grupo.
Coordenadores de grupos superiores: o coordenador é uma posição administrativa, definida em consenso ou indicada pelo comitê gestor do catálogo (conjunto de coordenadores de grupos superiores). Fazem parte do comitê gestor do CTFB.
responsabilidades:
1) Coordenar os trabalhos dos coordenadores e autores de táxons subordinados;
2) Incluir ou alterar Convidar Coordenadores de Táxons;
3) Manter os envolvidos no projeto informados sobre notícias e decisões;
5) Consultar o grupo de Coordenadores de táxons quando necessário, para tomar decisões administrativas e técnicas;
6) determinar as decisões a serem tomadas quando há algum conflito de interesse no grupo.
Coordenador de táxon: o coordenador é uma posição administrativa, definida em consenso ou indicada pelo comitê gestor do catálogo (conjunto de coordenadores de grupos superiores). Atua sob a coordenação específica de um coordenador de grandes grupos.
responsabilidades:
1) Coordenar e acompanhar o trabalho dos especialistas buscando o cumprimento de prazos;
2) Indicar novos especialistas quando necessário;
3) Definir, junto com os especialistas, a autoria dos diversos produtos a serem gerados.
Autores: especialistas que inserem e mantém as informações das páginas do CTFB estão sob a sua responsabilidade. Todos os autores são detentores de direitos autorais conforme a licença CC By, Exceto se explicitamente informado através de documento específico pode uma pessoa ser convidada para autoria no CTFB ou ter sua autoria retirada do sistema. Pode ou não ser simultaneamente coordenador.
responsabilidades:
1) Avaliar as informações disponíveis nas páginas sob a sua responsabilidade/autoria.
2) Manter a lista atualizada de forma contínua.
3) Elaborar as listas de sinonímia para as espécies sob sua responsabilidade;
4) inserir os dados de biogeografia e biologia das espécies sob sua responsabilidade;
5) Revisar, complementar e corrigir as informações de cada espécie.
Apoio técnico: bolsistas ou técnicos cuja função é exclusivamente colaborar no preenchimento dos campos do CTFB em táxons específicos conforme orientação dos autores. A responsabilidade do preencimento é do autor oficial do grupo no CTFB. Pessoal de apoio técnico não é necessariamente autor pois não produzem conhecimento intelectual mas podem mudar seu status no Catálogo a qualquer momento por solicitação suportada pelo coordenador do grupo taxonômico em questão.
O comitê gestor é composto pelos coordenadores de grupos superiores e coordenadores técnicos (Equipe Administrativa como configurada no site do catálogo, na aba Equipe).
O comitê gestor é o fórum final de decisões técnicas, resolução de conflitos, e discussão ou resolução de outros aspectos éticos e técnico-científicos do CTF
Autores e coordenadores - política de gestão
Autorias serão reconhecidas ad aeternum, exceto se o autor apresentar solicitação por escrito para desvinculação do seu nome ao projeto;
Coordenadores são igualmente autores;
Todavia, coordenador é um cargo administrativo e pode ser substituído conforme decisão do comitê gestor desde que justificado e considerando o interesse do CTFB, ouvido o coordenador atual ou mediante seu pedido de afastamento da função por escrito;
Apesar de eventuais mudanças de coordenador, todos os coordenadores anteriores continuarão listados como autores dos grupos que coordenou e, se desejado, continuará normalmente autor/editor apenas dos táxons de sua responsabilidade;
O registro da atividade de coordenador durante a vigência das versões do CTFB serão reconhecidas e registradas nas listas de autores e coordenadores no Zenodo (https://zenodo.org/communities/ctfbrazil);
Mudanças de status de coordenadores e autores serão centralizadas e realizadas por um dos coordenadores administrativos a pedido dos coordenadores de táxons ou administrativos, ouvido o comitê gestor, após análise dos aspectos apresentados acima;
Contas desativadas serão indicadas como inativas na página de autores (ao lado do nome do pesquisador), informando que o referido autor não está mais atualizando o CTFB. De forma similar, será adicionado “(in memoriam)” no nome daqueles que nos deixarem prematuramente.
Política de Acesso Aberto
Todo o conteúdo do Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil é de Acesso Aberto e está licenciado sob uma atribuição Creative Commons tipo BY. As informações do CTFB são disponibilizadas de forma ampla e irrestrita, e o licenciamento CC BY permite que os dados publicados sejam utilizados na íntegra ou adaptados, inclusive para fins comerciais, desde que as autorias sejam creditadas e que os resultados desse uso sejam disponibilizados com o mesmo tipo de licença.
As imagens são, por padrão, de acesso aberto sob os termos da licença CC BY, salvo indicação em contrário.
A replicação de todo o banco de dados não é permitida, a menos que mediante acordo prévio por escrito. Isto é principalmente para evitar a circulação de cópias desatualizadas do CTFB e sua replicação em outras bases de dados, acessíveis através de diferentes caminhos que podem confundir nossos muitos usuários. Atualmente, o CTFB compartilha os dados de forma ampla com o SiBBr - Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira e GBIF-| Global Biodiversity Information Facility
De que forma são disponibilizadas as informações do CTFB?
Através do site (http://fauna.jbrj.gov.br/fauna), do API-REST , e de versões atualizadas mensalmente da lista através do IPT.
Citação do CTFB
As páginas individuais são de autorias e datações individuais. Estes podem ser citados separadamente: a citação adequada é fornecida no final de cada página. Em caso de utilização de dados do CTFB disponíveis nas diferentes versões no IPT e API, deve ser reconhecida a fonte com a devida citação. As autorias das versões estarão publicadas no Zenodo (https://zenodo.org/communities/ctfbrazil/) conforme a versão utilizada.
Como identificar a lista de autores da lista disponibilizada pelas diferentes versões do IPT?
As autorias do CTFB são atualizadas de 10-10 anos. Identifique a data da publicação da versão do CTFB no IPT que interessa e identifique a lista de autores disponível na coleção de publicações do Catálogo no ZENODO. As contribuiçoes de 2013-203 estão sendo atualizadas mas a lista preliminar do BZG2023 pode ser conferida aqui. A lista atual (da versão vigente - 2014-2024) está disponível no site do catálogo (http://fauna.jbrj.gov.br/fauna).
Demandas de cunho legal devem ser encaminhadas pelo link Ouvidoria Federal cujo link está disponível na página pública do CTFB.
Criticas, sugestões e questionamentos sobre aspectos técnicos do CTFB podem ser encaminhados para o email faunadobrasilctfb@gmail.com.
Se eu decidir me afastar do CTFB, o que devo fazer?
Solicite ao coordenador do seu grupo, um formulário de oficializar o afastamento e as condições desejadas a partir desse desligamento. O formulário deverá ser assinado e enviado ao email do Catálogo: faunadobrasilctfb@gmail.com. Por se tratar de uma plataforma de acesso aberto e de atualização constante, atualizações subsequentes por novos autores podem gerar modificações de autoria das páginas do CTFB; em caso de alterações de autoria, será disponibilizado na respectiva página do CTFB o registro de autores e período de atuação como autor.
Quais os critérios para inserir espécies presentes no Brasil, no catálogo:
A inclusão de uma espécie neste catálogo é preferencialmente embasada na descrição original da espécie cuja localidade tipo esteja no Brasil, no registro de pelo menos um exemplar depositado em uma coleção científica incluindo tipos (holótipo, parátipo, síntipo, neótipo, lectótipo, paralectótipo) ou material testemunho não tipo (voucher) com identificação confirmada pelo especialista; publicações indexadas, tais como artigos científicos, capítulo de livro, livros e relatórios publicados com exemplares-testemunho depositados em coleções brasileiras (ex. revisão taxonômica, checklist, inventários faunísticos, ecologia, genética, relatório de impacto ambiental, etc.), ou sequências genéticas depositadas em bancos de dados on-line (ex. GenBank, BOLD) conferidas por especialista.
Excepcionalmente, as características históricas e/ou de preservação de espécimes de um determinado grupo taxonômico podem exigir uma flexibilização dos critérios acima de inclusão de espécies (e.g., teses e dissertações, publicações não indexadas, registro fotográfico). Nesse caso, o coordenador deverá revelar os critérios utilizados na apresentação do táxon superior pertinente no sistema do catálogo.
É conveniente definir espécimes testemunho das seguintes formas: (1) espécimes-tipo cuja localidade tipo está no Brasil, nos quais se baseiam os nomes das unidades taxonômicas; (2) dados de literatura e coleções científicas (e.g., publicações científicas indexadas, material testemunho em coleções científicas; sequências genéticas depositadas em banco de dados on-line); e 3) outro tipo de registro (e.g., fotografias, lâminas, e publicações não indexadas) sob a discrição do coordenador e da equipe de especialistas.