ENTREVISTA PARA O JORNAL NOSSO TEMPO

Entrevista com Gilberto Celeti, Superintendente Nacional da APEC

1) Na opinião do senhor, a igreja tem dado a devida atenção às crianças e aos jovens em todas as suas necessidades? Qual é a importância da realização da Escola Bíblica de Férias para a vida das crianças da igreja e de fora dela, tendo em vista que vivemos em uma época de forte apelo midiático e da Internet?

Numa enquete realizada no site da APEC, 38,5% dos participantes responderam que o maior problema no ministério infantil é a falta de visão dos líderes da igreja. 21,8% das pessoas apontaram a falta de professores bem treinados. Esses dados mostram que não tem sido dada a devida atenção à nova geração. A EBF é um ministério estratégico, porque aproveita o período das férias para proporcionar uma semana de atividades super interessantes para as crianças da igreja, ajudando-as no seu desenvolvimento físico, social, intelectual, emocional e espiritual, além de proporcionar às crianças da vizinhança da igreja uma oportunidade para conhecerem de maneira muito agradável a mensagem da salvação. Através da EBF são colhidos muitos frutos: crianças recebem a Cristo; famílias são ganhas para Cristo; crianças se dedicam para a obra missionária; jovens têm a oportunidade de exercitar o serviço cristão; momentos de comunhão entre crentes. Para os pais, manter seus filhos longe da internet e das garras da mídia por algumas horas do dia é sempre muito importante!

2) Quais são os requisitos básicos para professores e líderes elaborarem uma EBF de sucesso? Como a APEC pode dar suporte aos líderes de igrejas locais que não sabem por onde começar a desenvolver um trabalho que envolva as crianças no seu período de férias escolares? A APEC ministra cursos para auxiliar os professores de ministério infantil nesse trabalho? Em quais localidades?

O requisito básico e também fundamental para quem deseja ter um ministério bem-sucedido é responder afirmativamente à pergunta de Jesus: TU ME AMAS? (João 21:15). Ela foi dirigida a Pedro três vezes. Embora Pedro não tenha respondido com a mesma palavra de Jesus (amor = ágape) e usado a expressão: “Eu tenho afeição por ti” como resposta, mesmo assim Jesus lhe dá uma missão: apascentar os cordeiros! Professores e líderes que amam ao Senhor Jesus, mesmo que imperfeitamente, farão uma EBF de sucesso, conscientes que estarão à frente das crianças como verdadeiros pastores. Na verdade, é chegada a hora de substituir a palavra professor/a de criança pela palavra pastor/a de criança. Claro que as questões metodológicas e práticas também são importantes. Para auxiliar os servos e servas do Senhor que desejam conhecer melhores estratégias para a realização de uma EBF, a APEC dispõe do livro “EBF - Uma estratégia missionária urbana”, que fornece a filosofia da EBF, ensinando como realizá-la passo a passo. Em vários campos da APEC em todo o Brasil também são ministrados cursos sobre este e outros assuntos relacionados ao ministério infantil, para capacitar os que trabalham com as crianças a ganhar os pequenos para Cristo e ajudá-los no seu crescimento no Senhor. No site da APEC é possível obter os endereços dos campos da APEC, onde os cursos acontecem: www.apec.com.br

3) Quais são os materiais que a APEC disponibiliza e que podem ser utilizados com as crianças e os jovens nesse tempo de férias? Há sugestões de temas de EBF e campanhas para serem usadas nas igrejas? Como ter acesso a esses produtos? Há sugestões também de atividades de férias que a igreja pode realizar fora do templo (voltadas

às crianças da comunidade, nas praças, nos lares, por exemplo)?

Na Loja Virtual (www.apeconline.com.br) é possível encontrar todo o material da APEC, com temas e sugestões que podem ser usados pelas igrejas. Um dos projetos da APEC de grande alcance é chamado de SUPER CINCO, que proporciona às igrejas metodologia e materiais para a realização de Clubes Bíblicos com duração de cinco dias. Esses clubes podem ser realizados diretamente nas casas dos membros da igreja, e algumas vezes também ao ar livre, nos mais variados bairros da cidade. Equipes de jovens podem ser preparadas e saírem realizando clubes pela manhã e à tarde. Há equipes que realizam quatro Clubes de 5 Dias por semana, dois pela manha e dois à tarde. Os Clubes têm a duração de uma hora, são muito dinâmicos e alegres, com cânticos, memorização de um versículo a cada dia e a apresentação de uma história bíblica e uma história missionária. As histórias são apresentadas em capítulos, deixando sempre um clima de suspense quanto ao que vai acontecer: as crianças não querem perder nenhum capítulo! É uma grande benção! Esses clubes são evangelísticos e costumam trazer excelentes resultados para as famílias da vizinhança e para a igreja que os realiza.

4) Como é o acampamento de verão e inverno da APEC? Qualquer criança e adolescente pode participar? Que atividades são desenvolvidas lá? Há novidades para esse ano? Algum tipo de trabalho de aconselhamento com as crianças e com os jovens também é realizado no Acampamento? Esse tempo de férias pode ser um período de diversão e também de aprendizado da Palavra?

A APEC realiza semanas de acampamento para crianças e adolescentes desde 1973. No ano que vem, o ministério de acampamentos da APEC completará 40 anos de atividades! Esse ministério é baseado nos princípios do discipulado. Há convívio com os acampantes durante 24 horas, durante uma semana inteira. Antes da chegada dos acampantes, acontece o treinamento da equipe, que é selecionada com muito critério. Todos os jovens que participam como conselheiros (discipuladores) são recomendados pelos líderes de suas igrejas. São jovens “missionários” que doam suas férias para servir ao Senhor. A programação inclui atividades esportivas diversas, brincadeiras, contatos com a natureza, estudos da Palavra, desafios missionários e um atendimento de primeira na questão de boa, gostosa e nutritiva alimentação. Cada quarto sempre tem dois conselheiros, que fica responsável por um grupo de 5 a 6 crianças e participa junto com elas de todas as atividades. Os conselheiros fazem amizade com os acampantes e há muitas oportunidades ao longo do dia para conversas e aconselhamento. O número de crianças que recebe a Cristo como seu Senhor e Salvador em cada temporada de férias é sempre muito significativo. O número de crianças que se dedicam para o Senhor, consagrando a suas vidas para Missões é muito grande também. Como já são quase 40 anos de acampamento, hoje recebemos muitas crianças que são filhas de antigos acampantes. Muitos trazem seus filhos e dizem: “Foi aqui que eu me converti a Jesus”. Muitos hoje são hoje pastores e líderes em diversas igrejas. Louvado seja Deus pelo ministério do Acampamento! Vale a pena investir e proporcionar às crianças e adolescentes uma semana de férias, tanto no mês de janeiro como em julho, no Acampamento Boas Novas da APEC!

5) A igreja que quiser alugar o sítio Boas Novas para realizar um trabalho com as suas crianças tem essa possibilidade?

Sim, a propriedade da APEC fica em Mairiporã-SP, numa região privilegiada, no meio das montanhas e bem pertinho da capital de São Paulo! A propriedade Boa Novas (ABN) pode ser alugada pelas igrejas para a realização de retiros e eventos. É possível obter mais informações sobre o ABN aqui, no site da APEC.

6) A APEC realiza atividades lúdicas com as crianças e com os jovens em outros meses do ano?

A APEC também realiza Projetos Especiais em diversas épocas do ano, inclusive fora do Brasil. Veja como participar aqui, no site da APEC.