Glossário

O que significa:

A

ALGORITMO: Conjuntos de instruções finitas, algoritmos computacionais podem ser executados por um computador.

ANDROID: É um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo Linux. Foi inicialmente desenvolvido pelo Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos.

ASCII: Sigla para American Standart Code for Information Interchange. A tabela ASCII padrão apresenta 128 caracteres, numerados de 0 a 127, dos quais os 32 primeiros são códigos de controle e não tem representação gráfica (linguagem C).

APK: (Android Package File). Arquivo binário compactado com as classes compiladas e os recursos do projeto.

API: (Application Programming Interface) ou Interface de Programação de Aplicativos é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços.

B

BIOS: Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). É um programa de computador pré-gravado em memória permanente (FIRMWARE ou ROM) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.

BOOTSTRAPPING: Conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa.

BROFFICE-CALC: Editor de planilhas eletrônicas fazendo parte da suíte de aplicativos de código aberto BR-Office, totalmente compatível com o Excel da suíte Microsoft-Office.

BROFFICE-WRITER: Processador de textos fazendo parte da suíte de aplicativos de código aberto BR-Office, totalmente compatível com o Word da suíte Microsoft-Office.

BROFFICE-IMPRESS: Editor de apresentação fazendo parte da suíte de aplicativos de código aberto BR-Office, totalmente compatível como o Power Point da suíte Microsoft-Office.

C

CPU: Da sigla Central Processing Unit (Unidade Central de Processamento), é o dispositivo de processamento de um computador.

CSS: É a sigla para Cascading Style Sheets que em português foi traduzido para folhas de estilo em cascata e nada mais é, que um documento onde são definidas regras de fomatação ou de estilos, a serem aplicadas aos elementos da marcação de um documento HTML.

veja mais ...

D

DCL: Data Control Language (Linguagem de controle de dados), grupo de comandos utilizado na linguagem SQL. (Ex: GRANT e REVOKE).

DDL: Data Definition Language (Linguagem de definição de dados), grupo de comandos utilizado na linguagem SQL.

DDR: Double Data Rate (dupla taxa de transferência), Tipo de memória ram.

DHCP: (Dynamic Host Configuration Protocol) Protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais com atribuição de IPs para clientes da rede.

DML: Data Manipulation Language (Linguagem de manipulação de dados), grupo de comandos utilizado na linguagem SQL.

DNS: Domain Name System) Sistema de Nomes de Domínio, Utilizado para converter um endereço IP em Domínio. Exemplo www.site.com.br.

DOM: (Em HTML5)(Document Object Model) Modelo dos objetos dentro de um documento.

DOWNLOAD: Processo de transferência de arquivos de um servidor da internet ou de outro computador, comumente conhecido como "baixar arquivos".

DQL: Data Query Language (Linguagem de consulta de dados), grupo de comandos utilizado na linguagem SQL. (Ex: SELECT).

F

FTP: (File Transfer Protocol) Protocolo de Transferência de Arquivos, e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos

H

HARDWARE: Parte física de um computador (Monitor, teclado, Memória, Processador, etc).

HTML: (HyperText Markup Language) Linguagem de marcação de hipertexto é a principal linguagem utilizada na web.

HTTP: (HyperText Transfer Protocol) Protocolo de comunicação.

I

IBM: (International Business Machines) Empresa Norte Americana de software e hardware.

ICMP: (Internet Control Message Protocol) Protocolo de controle de mensagem pela internet.

IP: (Internet Protocol) Protocolo de internet, protocolo usado para identificação de dispositivos em uma rede.

ISO: O nome vem da International Standards Organization (Organização International para Padronização).

J

JSON: É basicamente um formato leve de troca de informações/dados entre sistemas. JSON significa JavaScript Object Notation.

veja mais ...

L

LAN: (Local Area Network) Rede de área local, computadores e ou equipamentos em um ambiente restrito, como uma empresa. residência ou instituição.

LINUX: Sistema operacional de código aberto (Open Source).

O

OCR: Optical Character Recognition (Reconhecimento Óptico de Caracteres)

OPEN SOURCE: São programas ou sistemas de código aberto, exemplo o Linux.

P

PEOPLEWARE: Pessoas relacionadas à informática. (Digitador, Técnico de computador, Programador de computador, Engenheiro da computação, etc).

PING: Ou latência como podemos chamar, é um utilitário que usa o protocolo ICMP para testar a conectividade entre equipamentos. Seu funcionamento consiste no envio de pacotes para o equipamento de destino e na "escuta" das respostas.

Veja mais...

PROCESSADOR: Dispositivo principal de um computador, responsável pelos cálculos solicitados.

Veja mais...

R

REDE: Dois ou mais dispositivos (equipamentos) conectados entre si e transferindo dados.

ROM: Read Only Memory - Memória Apenas de Leitura, não permitindo alteração nos dados gravados.

S

SISTEMA OPERACIONAL: é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping".

SOFTWARE: Parte lógica de um computador (Programas, Músicas, Arquivos, Sistema operacional, Imagens, etc.).

SQL: (Structured Query Language) Linguagem de consulta estruturada.

T

TABLELESS: É uma forma de desenvolvimento de sites que não utiliza tabelas para disposição de conteúdo na página sugerido pela W3C, pois defende que os códigos HTML deveriam ser usados para o propósito que foram criados, sendo que tabelas foram criadas para exibir dados tabulares. Para a disposição da página o recomendado seria usar CSS.

U

UPLOAD: Processo de transferência de um computador para outro ou para um servidor na internet.

URL: (Uniform Resource Locator) Modelo de localização universal ou padrão.

W

WAN: (Wide Area Network) Rede abrangendo uma grande área geográfica, normalmente de carácter público.

WEB: World Wide Web (Teia mundial de computadores).

WWW: (World Wide Web) "Rede de alcance mundial" ou "Grande teia mundial".