Fotografia

Prof. Silvio Bonilha
Imagem em alto contraste: "moradora de rua e moradora da rua" Av. Paulista - São Paulo - SP

av. paulista - sp  -by  Silvio Bonilha 

 Por que a  fotografia? 

  Meu fascínio pela fotografia e pela imagem grafada provavelmente seja por causa da  dislexia que habita em mim. No primeiro ano escolar o que me encantava, na cartilha "Caminho Suave", eram as imagens, as letras se embaralhavam e me confundiam. A dislexia dificulta a leitura dos textos, por outro lado aguça a leitura das imagens, este  é o mecanismo da compensação.

Fotografia Necessidade e Paixão

Desta forma me tornei um apaixonado  pelas imagens e pela fotografia. Minha primeira câmera, aos 15 anos,  foi uma Kodak Rio 400. As fotografias eram feitas com  filme 127 mm, a captura era muito ruim,  a lente era de plástico polido.  Mais tarde comprei uma Yashica Mat 6x6. Fiz alguns trabalhos fotográficos de casamentos e outros eventos com ela.    Os  "binoclinhos" eram feitos  com uma Olympus Pen, com filme diapositivo, 35 mm.  Troquei diversas vezes de câmeras, todas analógicas.  No ano 2000 comecei experimentar as câmeras digitais, aos poucos elas se tornaram eficientes.  Hoje as câmeras digitais ocuparam o espaço profissional.  Atualmente tenho a fotografia como hobby e me dedico à street photography (fotografia de rua).  Esse é o estilo que me atrai, mas não desprezo outras especialidades fotográficas.

A Melhor  Câmera

Não há como dizer qual a melhor câmera, tudo depende do que o fotografo pretende fazer.  Quando falamos de câmeras estamos também incluindo as lentes. As lentes são mais importantes do que o corpo das câmeras.   O fotógrafo deve definir seu propósito e então  procurar a câmera e as lentes ideais, no mais depende de quanto queremos gastar em equipamentos.   Existem câmeras e lentes que custam mais do que um carro de luxo. 

Street  Photo

  As  melhores câmeras para a prática da fotografia de rua  são as mais leves e  discretas.  As câmeras muitas vezes assustam quem está  em frente da lente.  Tenho utilizado uma Lumix DMC-TZ100, é bem discreta e possui lente embutida que atende bem as necessidades.  Tenho também uma Pentax K-30, uma excelente máquina, é pesada, principalmente quando coloco a lente Zoom 200 mm, boa para trazer o motivo bem próximo, mas é uma câmera nada discreta.  Paralelamente, tenho experimentado as câmeras dos celulares.  Não há dúvida de que esteja ocorrendo um grande avanço na qualidade da imagem das câmeras nos celulares. Alguns aspectos positivos que elas trazem são: a simplicidade para enquadrar e clicar,  a praticidade para a publicação, recursos para edição, a leveza do equipamento. Mesmo não sendo um equipamento profissional pode-se conseguir ótimas fotos.  A fotografia evolui  com o tempo  e  gostando, ou não, os velhos equipamentos  vão sendo substituídos, dando lugar às novas tecnologias e novas formas da arte fotográfica.

Analógica ou Digital?


Qual é a melhor fotografia, a analógica ou a digital?  As opiniões são variadas. Vamos ver um pouco sobre este tema. Foram selecionadas algumas entrevistas e  trabalhos de fotógrafos consagrados.  Além disso, organizei uma pequena galeria de fotografias e algumas dicas fotográficas  Para acessar as páginas do site clique nos 3 tracinhos do lado esquerdo, na parte superior da página.

Aos que pretendem se aprofundar no mundo da fotografia, será de suma importância a  observação das exposições dos fotógrafos consagrados.  Além dos  momentos de satisfação e deleite,  serão  também  momentos de aprendizado.  Selecionamos alguns exemplos de grandes mestres da fotografia, como: o eclético artista da imagem, William Klein o fotógrafo humanista, Sebastião Salgado;  as imagens provocativas de vanguarda de Nobuyoshi Araki; a fotografia "viralata",  transformada em imagens clássicas nas mãos de Daido Moriyama.  Tenho uma centenas de fotografias expostas no fliker.com

Clique no menu e  sejam bem-vindos!
(os links serão redirecionados pelo Google - pode ser que precise de um segundo clique sobre o endereço)

Tópicos

Vá ao menu do site e veja os tópicos do meu interesse, se desejar pode enviar-me críticas, ou colaborações: bonilha.silvio@gmail.com