Home

Reuno aqui alguns artigos cientificos sobre obesidade, equilibrio de energia, alimentação, controle do peso e tratamento.

Ao lado, os artigos, com alguns comentarios meus. Artigos que terminam com a conclusão "parece que", "pensamos que", "talvez" e outras conclusões vagas do tipo não são incluídos, retirando todos esses, sobram os de alta confiabilidade.

Mas como analisar tudo isso que está sendo dito?

Para saber o que significa tudo isso, veja os níveis de evidência científica: Opinião de especialista, relato de caso, estudo com caso-controle. O grau de confiabilidade vai subindo até a Revisão Sistemática (com homogeneidade)de Ensaios Clínicos Controlados e Randomizados.

Na prática significa que, se há uma recomendação de tratamento que é a opinião de um especialista e há uma recomendação contraditória em uma revisão sistemática, o aceito pela comunidade científica ( legalmente também) como "correto" é o nível de evidência mais alto, ou seja a recomendação da Revisão Sistematica.

Se um profissional da saúde te fornece um tratamento baseado na opinião pessoal dele, ou em um relato de caso, e há uma evidencia mais alta, mais "forte", o profissional poderá ser legalmente processado caso opte pelo tratamento sem evidência cientifica pois estaria sendo imperito, imprudente e negligente ao não optar pelo tratamento que é, atualmente, aceito como mais correto.

E foi buscando o nível de evidência mais alto, mais aceito que criei este site. O que um médico ou nutricionista falam não pode ser baseado em sua opinião pessoal, tem que ser baseado em estudos científicos de qualidade, com um alto grau de confiabilidade. Outras profissões não têm essa exigencia, mas a saúde tem.

Então, quando você ouvir algum especialista orientando um tratamento ou conduta, você pode perguntar para ele qual o nível de evidência que ele se baseia para essa conduta.

Muito do que ouvimos sobre obesidade e controle de peso na grande mídia e em muitos consultórios de médicos e nutricionistas não tem evidência cientifica de que seja efetivo.

Eu reuno aqui o que existe evidência, não minha opinião pessoal, minha experiência ou o que ouvi de médicos, estritamente o que tem peso científico.

Leituras Complementares:

Niveis de evidência: http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/texto_introdutorio.pdf

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/tabela_nivel_evidencia.pdf

Biblioteca Cochrane de reviões sistemáticas: http://www.cochrane.org/cochrane-reviews

Contato: tiagogil@gmail.com