visual

DEFICIÊNCIA VISUAL

Deficiência visual é a perda ou redução da capacidade visual em ambos os olhos, com carácter definitivo, não sendo susceptível de ser melhorada ou corrigida com o uso de lentes e/ou tratamento clínico ou cirúrgico. De entre os deficientes visuais, podemos ainda distinguir os portadores de cegueira e os de visão subnormal (ambliopes).

Fonte: http://www.deficiencia.no.comunidades.net

Para poder ter acesso ao mundo informático um cego tem de ter 2 coisas fundamentais.

A principal é ter um leitor de ecrã, isto é, um software que permita realizar a leitura de toda a informação que se encontra na área de trabalho. Actualmente no mercado existem alguns dignos de atenção, tal como o caso do Jaws e do SuperNova Reader Magnifier. Ambos estes software’s possuem um sintetizador de voz que faz a leitura oral do ecrã com uma boa precisão.

Um outro dos elementos necessários à utilização das novas tecnologias, por um cego, será uma linha braille, automática que actualmente são conectadas via USB e fazendo a conversão dos elementos da área de trabalho automaticamente para a linguagem braille.

Actualmente no mercado existem muitas mais possibilidades e alternativas, mas essas serão abordadas posteriormente.

No caso dos ambliopes, apenas será necessário um magnifier de ecrã, ou seja, algo que aumente os caracteres no ecrã. Actualmente o Windows disponibiliza uma versão tipo lupa que poderá ser activada caso exista necessidade (Iniciar > Programas > Acessórios> Acessibilidade > Magnifier).

A nível de hardware também existem muitas alternativas podendo ser utilizado um teclado com caracteres aumentados ou um teclado de conceitos com tela de teclado adaptada.