II.3.2. Valores estéticos

Magritte (1948)

II.3. Dimensões da acção humana e dos valores

II. 3.2. A dimensão estética – análise e compreensão da experiência estética

II.3.2.1. A experiência e o juízo estéticos

II.3.2.2. A criação artística e a obra de arte

II.3.2.3. A Arte - produção e consumo, comunicação e conhecimento.

» Imagem:René Magritte, A traição das imagens (1929)

RECURSOS DAS AULAS

(Apresentações e vídeos)

» Série "O Poder da Arte" (S. Schama, BBC, 2007, 406 min.):

Uma série constituída por 3 DVD tendo por base 8 artistas incontornáveis do mundo da arte e 8 obras-primas emblemáticas, situa a arte no centro dos grandes momentos da história da humanidade.

» Para saber mais, consulte a excelente página da BBC dedicada à série aqui

» Documentário "Joana Vasconcelos: coração independente"

«Joana Vasconcelos é uma das mais reconhecidas e mediáticas artistas portuguesa da sua geração. Com um percurso nacional e internacional impressionante para a sua idade, as suas obras são frequentemente apontadas pela sua dimensão kitsch e espalhafatosa. Mas são também um reflexo mordaz de uma parte deste mundo. Amadas por uns e odiadas por outros, são tão reconhecidas como a artista. Ao longo de quase um ano, fomos filmando a vida de uma das suas peças mais icónicas, “Dorothy”, um sapato gigante construído a partir de centenas de tampas de panelas. O filme olha de perto para o processo de trabalho da artista e da sua equipa, que vemos em acção no seu atelier, mas é principalmente um retrato de Joana Vasconcelos, da sua força, vontade e dedicação ao trabalho.»

»Página oficial da artista plástica: http://www.joanavasconcelos.com

» Filme: "Jean-Michel Basquiat: um jovem brilhante"

Título inglês: Jean-Michel Basquiat: The Radiant ChildDiretor: Tamra Davis

Elenco: Julian Schnabel, Larry Gagosian, Bruno Bischofberger, Tony Shafrazi, Fab 5 Freddy

Ano de Produção: 2009

País: Estados Unidos

Duração: 90 min.

Género: documentário.

SINOPSE: Jean-Michel Basquiat iniciou a sua carreira artística na década de 1970, grafitando paredes e muros no Lower East Side de Manhattan. Em 1981, pintou a sua primeira tela, e pouco depois já era internacionalmente reconhecido e admirado por leigos e especialistas. Tamra Davis, amiga do artista, realizou diversos registos de Basquiat durante a criação artística, assim como uma longa entrevista em que este falava das suas motivações e ideais. Tempos depois, decide recuperar o material e, acrescendo-o do relato de amigos e colegas, elaborar esta homenagem.

Filme "FRIDA"

A vida e a obra de uma artista mexicana de referência.

» Para saber mais, consulte site do filme; site sobre a vida e obra de Frida Kahlo; site sobre o artista Diego Rivera

» Documentário "Waste Land": consulte o site http://www.wastelandmovie.com/

» Site do artista: http://www.vikmuniz.net/

Geleia de morango e manteiga de amendoim, na recriação de uma obra clássica

«A exposição VIK é a maior retrospetiva do artista plástico brasileiro Vik Muniz (n. 1961) até à data, onde se pode ver mais de uma centena de trabalhos representativos da sua trajetória artística. Apoiado no uso de materiais pouco convencionais, Vik Muniz imprimiu a sua marca em trabalhos fotográficos realizados a partir de técnicas e elementos tão diversos como papel recortado, sucata, calda de chocolate e algodão. A relação entre os materiais utilizados e a referência a clássicos da história de arte, originou obras emblemáticas como a famosa réplica da “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci, feita com geleia e manteiga de amendoim.

Mais recentemente, o artista tem-se dedicado à criação de obras de grande escala, destacando-se a série de imagens feitas a partir de lixo.» MCB