OBRA: "História da Filosofia"
Magee, Bryan, História da Filosofia, Lisboa, Civilização, 1998.
"Esta obra constitui uma boa introdução à História da Filosofia, acessível e didáctica. Bryan Magee, filósofo, escritor e apresentador de televisão, fala tanto aos iniciantes como aos estudantes e professores de filosofia. Ele esclarece as questões filosóficas fundamentais, responde às perguntas mais importantes e analisa as principais obras dos grandes filósofos. 'História da Filosofia' é um guia essencial para entender a história do pensamento ocidental."
Para saber mais, lê o artigo disponível em: http://super.abril.com.br/superarquivo/1999/conteudo_101632.shtmlOBRA: "UMA PEQUENA/BREVE HISTÓRIA DA FILOSOFIA"
OBRA: "UMA PEQUENA/BREVE HISTÓRIA DA FILOSOFIA"
Warburton, Nigel, Uma pequena história da Filosofia, Lisboa, Edições 70, 2012.
"Esta obra apresenta os grandes pensadores da filosofia ocidental e explora as suas ideias mais importantes sobre o mundo e sobre como nele devemos viver. Em 40 capítulos breves, Nigel Warburton conduz-nos numa viagem pelas principais ideias da história da filosofia. Conta-nos histórias interessantes e muitas vezes singulares das vidas e mortes de pensadores provocativos - desde os antigos, que discutiam a liberdade e o espírito, até Peter Singer, que aborda as perturbantes questões filosóficas e éticas que assombram o nosso tempo."
"As escolhas de Warburton não dão ao leitor uma ideia falsa nem caricaturalda história da filosofia. por outro lado, a sua elegante prosa ática, assim como a medida q.b. de aspetos engraçados referentes às personalidades dos filósofos, ou aos tempos em que vivem, fazem desta obra uma leitura compulsiva: fica o leitor avisado que mal comece a ler o primeiro capítulo, terá vontade de os ler todos, sem parar." (Desidério Murcho)
» Ver índice e obra na versão brasileira
OBRA: "O Mundo de Sofia"
GAARDER, Jostein, O Mundo de Sofia, Lisboa, Editorial Presença, 1995.
SINOPSE:
"Na véspera do seu quinquagésimo aniversário, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartas bastante estranhos. Os bilhetes são anónimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece. O mistério da correspondência é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo muito surpreendente."
Fernando Fernández-Savater Martín nasceu a 21 de Junho de 1947 em São Sebastião (Espanha).
Savater é um popular divulgador do domínio filosófico, tendo produzido obras que incluem desde artigos de intervenção em vários domínios da vida social e cultural até a0 teatro.
Consulta a página oficial do autor em http://www.savater.org
SAVATER, Fernando, Ética para um jovem, Lisboa, Dom Quixote, 2005 (ª edição)
SINOPSE:
"Nada menos supérfluo do que ensinar as opções e os valores da liberdade se queremos educar seres humanos livres. Mas como falar de ética aos adolescentes, sem incorrer na simples crónica das ideias morais ou no doutrinamento casuístico sobre questões práticas? Pensado e escrito para ser lido por adolescentes, Ética para Um Jovem explica, numa linguagem clara, profunda e ao mesmo tempo divertida, do que trata a Ética e de como a podemos aplicar à nossa vida quotidiana para tentarmos viver da melhor maneira possível connosco e com os outros. Um livro que convida o leitor a reflectir e a colocar novas questões sobre a liberdade de escolha, a responsabilidade, o valor da amizade, o amor, o respeito, a posse, o poder. " Fonte: Sítio do Livro.
SAVATER, Fernando, Política para um jovem, Lisboa, Dom Quixote,1998 (2ª edição)
SINOPSE: " Esta obra nasceu de uma promessa feita pelo autor na sua obra anterior, «Ética para um Jovem», na qual se compromete a continuar a debater questões que se prendem com o mundo em que vivemos. Daqui resultou um livro de extraordinário interesse para jovens e todos aqueles que sentem o desejo de conhecer a essência da organização social, a sua rede de laços mais subtis, a sua linguagem, a sua memória compartilhada, os costumes, as leis e, enfim, as questões de fundo - o que realmente está em jogo, quanto ao poder. No seu característico estilo, didáctico e ao mesmo tempo repleto de humor, o autor analisa a evolução da organização humana em sociedade desde os tempos mais remotos, detendo-se particularmente nas instituições criadas colectivamente, como a Democracia e o Direito, que ainda hoje são fundamentais. O Poder e os seus aparelhos, a exploração do homem, a cooperação, a igualdade, a política à escala mundial, a economia e o seu papel, a liberdade e a responsabilidade são alguns dos temas que Savater aqui aborda." Fonte: Wook
A) Colecção "Filosofia Pública" (Editora: Dinalivro; Direcção: Pedro Galvão)
"Esta colecção proporciona aos leitores de língua portuguesa antologias de ensaios filosóficos centrais. As antologias incidem em questões capazes de interessar a um público muito amplo, e não apenas a investigadores e professores especializados. Cada um dos livros reúne ensaios de qualidade internacionalmente reconhecida, introduzindo o leitor num debate filosófico vivo em que as diversas perspectivas são defendidas pelos que melhor as representam."
B) Colecção "Filosofia Aberta" (Editora: Gradiva; Direcção: Aires Almeida)
"Esta é a colecção que deu a conhecer em Portugal, a partir de 1995, as bibliografias filosóficas mais recentes, filósofos até então desconhecidos e uma maneira despretensiosa, mas rigorosa, de apresentar a filosofia a professores, estudantes e ao grande público. Distinguiu-se também desde o início pelo cuidado posto nas traduções e revisões científicas."