TCC I - Trabalho de Conclusão de Curso I
TCC I - Trabalho de Conclusão de Curso I
De acordo com a RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/068/2015 e o Projeto Político Pedagógico do Curso (2016):
O aluno deverá integralizar dois componentes curriculares de 60 (sessenta) horas para Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II, somando um total de 120 (cento e vinte) horas.
O aluno desenvolverá suas pesquisas e terá reuniões periódicas com seu orientador a fim de produzir um trabalho de conclusão de atividades.
Ao aluno, se reservará o direito da escolha de um tema (necessariamente dentro das linhas de pesquisa estabelecidas pelo Colegiado de Curso e aprovadas pela assembleia departamental) e do orientador, o qual deverá pertencer ao quadro de docentes EFETIVOS do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação.
O trabalho individual poderá ser elaborado sob a forma de Estudo de Caso, Artigo Científico, Produto de natureza técnica (software, por exemplo), Produto Midiático, Monografia e/ou Relatório de Projeto.
O TCC I tem como finalidade a preparação do projeto ou plano de trabalho, com ênfase na leitura orientada da literatura da área para fundamentação teórico metodológica do trabalho.
Após a matrícula em TCC I, caberá ao estudante consultar o docente sobre possível orientação. A coordenação de TCC disponibilizará a lista dos Docentes com disponibilidade para orientar no período em questão.
O estudante deverá formalizar a orientação à Coordenação, através do envio do Requerimento do TCC I, qual consta o Termo de Compromisso de Orientação assinado pelo docente (orientador), no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o início do semestre letivo.
O estudante deverá manter contato, no mínimo de uma hora semanal, com o docente orientador para discussão e aprimoramento de seu trabalho, devidamente registrado em relatório de atividades.
No TCC I será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) e será considerado aprovado o estudante que obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete). A nota do semestre será o resultado da avaliação do desempenho do estudante por seu orientador. E esta será integralizada no SUAP pelo orientador.
Não. É esperado do estudante a elaboração do projeto ou plano de trabalho, resultante da revisão da literatura da área para a definição teórica e metodológica do trabalho.
Não. De acordo com o PPC (Projeto Pedagógico do Curso) o professor deve pertencer ao quadro de efetivo da instituição.
Sim. É admitida a coorientação de docentes de outras Instituições de Ensino e de profissionais de entidades de pesquisa na área em que se desenvolverá o TCC, desde que possuam, no mínimo, a titulação de pós-graduação lato sensu. Neste caso, cabe ao docente orientador encaminhar a coordenação do TCC a devida comprovação dos requisitos exigidos. Em nenhuma hipótese, o coorientador poderá substituir o docente orientador.
Fiquem a vontade para nos enviar suas dúvidas!