O lançamento do aplicativo GraphoGame no Brasil foi uma ação do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf), no âmbito do programa Tempo de Aprender, para apoiar os professores, em atividades de ensino remoto, e as famílias, no acompanhamento das crianças no processo de aquisição de habilidades de literacia.

O GraphoGame ajuda os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprender a ler as primeiras palavras. O app é especialmente eficaz na preparação para a alfabetização e o processo de alfabetização formal de crianças entre 4 e 9 anos de idade.

O jogo é composto por 47 sequências ou fases. Todas já estão disponíveis no aplicativo. Para ilustrar o progresso da aprendizagem, a sequência 4 é composta por exercícios relativos ao reconhecimento de letras minúsculas. Nela, a criança associa a letra maiúscula, que ela já conhece, à letra minúscula. A sequência 5 contempla o mesmo exercício, mudando apenas as letras. O conteúdo trabalhado nas fases das sequências anteriores foram as vogais.

O aplicativo apresenta uma dinâmica de jogo baseada em evidências científicas, a fim de desenvolver, por exemplo, a ortografia e as habilidades de leitura. O GraphoGame é o resultado de décadas de pesquisas de cientistas da leitura da Finlândia e de outros países. Todo o seu conteúdo foi adaptado para o português do Brasil pelo Instituto do Cérebro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Pais, educandos e professores podem realizar o download do aplicativo por meio das lojas: App Store, Google Play, Loja Microsoft.

Fonte : https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/saiba-mais-sobre-os-niveis-do-aplicativo-graphogame

Faça o download pelas plataformas e acesse o manual do jogo: