05 - Dia mundial do meio ambiente
08 - Dia mundial dos oceanos
11 - Dia da Marinha Brasileira
12 - Dia dos namorados
12 -Dia mundial de combate ao trabalho infantil
24 - Festa junina
Espera-se que, com o Dia Mundial do Meio Ambiente, a sociedade obtenha informações relevantes sobre os impactos do homem no planeta e adquira uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais. Também tem por objetivo lembrar a população e os governantes sobre a importância da preservação dos nossos recursos e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento, mas sem afetar de maneira negativa o meio, ou seja, que garantam um desenvolvimento sustentável.
“Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações se tornou uma meta fundamental para a humanidade.”
(Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente)
Fonte :https://mundoeducacao.uol.com.br
Hoje, dia 8 de junho, é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos. Os oceanos nos alimentam, sustentam boa parte da atividade econômica no mundo, fornecem boa parte do ar que respiramos e ajudam a regular o clima. Se nada mudar, os oceanos seguem um caminho que leva a um colapso total do ecossistema. Antes silencioso, os oceanos agora nos mandam um sinal alto e claro: ou mudamos ou não teremos mais seus benefícios.
Diversas atividades, em todo o mundo, estão acontecendo neste exato momento, e de forma insustentável. Isso nos chama a atenção para o fato de que estamos perdendo o prazo para mudar a forma como nos relacionamos com os oceanos: de um ambiente onde nós pegamos o que queremos e despejamos o que não queremos, para o de cuidado especial com um recurso compartilhado e de valor inestimável.
Fonte:https://www.wwf.org.br/informacoes/sala_de_imprensa/?71543/Dia-Mundial-dos-Oceanos
O Dia da Imunização é celebrado anualmente em 9 de junho.
O principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de manter as principais vacinações contra certas doenças em dia, diminuindo a probabilidade de contrair enfermidades como a caxumba, o sarampo, o tétano, a gripe, entre outras.
O Ministério da Saúde do Brasil, como meio de lembrar a população da importância das vacinas, criou o Programa Nacional de Imunizações. A ideia é estabelecer um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças que atingem crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes.
Fonte : https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-imunizacao/
As Forças Armadas Brasileiras são formadas pela união do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, onde cada um faz a segurança do país de acordo com suas potencialidades.
O exército, através da terra; a aeronáutica, pelos ares e a marinha, pela água de rios e mares.
A missão principal da marinha é garantir a defesa da pátria, exercendo também a função de guarda costeira, trazendo segurança na navegação interna e externa. Como o Brasil é um país de extensa área aquática, tendo uma fronteira com mais de 8.500km, fica comprovada a importância desses serviços para a sociedade.
A Marinha Brasileira é considerada a maior da América Latina e seu criador foi o Marquês de Tamandaré.
Durante o período monárquico, no Brasil, era conhecida como arma imperial, suas embarcações trabalhavam mais no sentido de fazer o transporte da Família Real Portuguesa.
Os oficiais da marinha brasileira seguem uma hierarquia em suas funções, sendo eles: almirantes, capitães e tenentes, além dos praças, que são divididos em sargentos, cabos, marinheiros e soldados, que seguem uma escala hierárquica.
Dentro da marinha brasileira existe ainda a aviação naval, também conhecida como força aeronaval, que garante auxílio aéreo para as operações navais, quando necessário.
Fonte : https://al.se.leg.br/dia-da-batalha-naval-de-riachuelo-e-comemorado-em-11-de-junho
No Brasil, há muitas décadas, em todo 12 de junho comemora-se o Dia dos Namorados. Essa data, além de fazer referência óbvia ao amor, ao afeto e ao carinho entre casais, remete também à imensa movimentação comercial que a acompanha. Em outros países, há também um dia específico que tem o mesmo propósito. Contudo, não é o dia 12 de junho, mas sim o dia 14 de fevereiro.
Centenas de milhões de crianças estão nesse exato momento trabalhando, e não estão usufruindo de seus direitos à educação, saúde e lazer. No Dia Mundial contra o Trabalho Infantil se relembra que esses direitos estão sendo negligenciados em muitos países.
A principal arma contra o trabalho infantil é a intensa sensibilização civil contra a exploração das crianças e adolescentes, que constitui uma grave violação aos direitos humanos fundamentais.
De acordo com dados da UNICEF, estima-se que aproximadamente 168 milhões de crianças sejam vítimas de trabalho infantil em todo o mundo. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 20 em cada 100 crianças começam a trabalhar a partir dos 15 anos.
No Brasil, por exemplo, diversas campanhas e programas que visam erradicar o trabalho infantil são divulgados nesta data, seja através do Ministério do Trabalho ou de outros órgãos da sociedade civil.
Fonte : https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-de-combate-ao-trabalho-infantil/
A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.
Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm