17 - Páscoa
07 - Dia da saúde
13 - Dia do hino nacional
19 - Dia do índio
21 - Tiradentes
22 -Descobrimento do Brasil
É tempo de Páscoa, momento de celebração da vida em família, mas também de reflexão e mudança. Páscoa é sinônimo de renascimento, de renovação, pelo que é o momento certo para refletir e fazer renascer sentimentos mais nobres.
O importante é que cada um cultive sentimentos bons, fraternais e altruístas. Dessa forma todos poderemos contribuir para um mundo melhor e mais justo.
A Páscoa é também uma data que simboliza o triunfo da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio. É a época ideal para refletir sobre o verdadeiro significado da vida, e sobre a importância do amor.
Fonte : https://www.mundodasmensagens.com
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.
Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950.
De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
Fonte : https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-saude
A música foi composta para celebrar a abdicação de Dom Pedro I ao trono do Brasil, em 7 de abril de 1831. Por este motivo ficou conhecido durante muito tempo como "Hino ao Sete de Abril".
No dia 13 de abril de 1831, a música foi interpretada pela primeira vez. Por esse motivo, o Dia do Hino Nacional é comemorado neste dia.
Assim como a bandeira manteve as cores do pavilhão do império, o regime republicano não alterou a melodia do hino. Em 1909, foi realizado um concurso para a escolha da nova letra, e o poeta Joaquim Osório Duque Estrada foi o vencedor.
Mais tarde, em 1922, aproveitando as comemorações do primeiro centenário da independência do Brasil, o atual Hino Nacional Brasileiro se tornou oficial.
Fonte : https://www.todamateria.com.br
Em 1940, o Congresso Indigenista Interamericano aprovou uma recomendação proposta por delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México.
Após os dias iniciais do evento, no dia 19 de abril, os índios que até então não haviam se juntado ao Congresso em protesto se uniram aos demais representantes e a Recomendação 59 foi aprovada.
Essa recomendação propunha que o Dia do Índio fosse criado pelos governos dos países americanos. Data que deveria ser usada para reflexão sobre a situação dos indígenas na atualidade.
A comemoração do Dia do Índio faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira.
Estando aqui muito tempo antes de os colonizadores europeus e dos escravos africanos, a população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por diversos costumes, línguas e saberes que ainda se mostram vivos no interior da sociedade brasileira.
Fontes : https://mundoeducacao.uol.com.br/
https://www.todoestudo.com.br/
Com a Independência do Brasil, em 1822, deu-se início a um processo de construção da ideia de “nação” e de “povo brasileiro”. Esse processo teve seu pontapé inicial no campo das artes (principalmente a literatura do Romantismo) e no campo da investigação científica (botânica, geografia, história etc.). Com o advento da República, em 1889, esse processo ganhou uma nova face. Era a vez de se elencar os símbolos e os heróis da nação. Tiradentes, que foi considerado traidor pela Coroa portuguesa, foi retomado como símbolo de resistência e de liberdade.
Muitos quadros foram pintados no início do período republicano brasileiro para retratar Tiradentes como mártir. Mas só foi em 1965, quando o marechal Castelo Branco, então presidente da República, sancionou a Lei Nº 4. 897, de 9 de dezembro, que o dia 21 de abril tornou-se feriado nacional e Tiradentes tornou-se, oficialmente, Patrono da Nação Brasileira.
Fontes : https://escolakids.uol.com.br/
O dia 22 de abril é marcado em nosso país como o “dia do descobrimento do Brasil”, ou seja, o dia que os portugueses chegaram aqui, no ano de 1500, o que se deu pela expedição de Pedro Álvares Cabral. Essa expedição tinha uma missão dupla: a investigação das possibilidades de Portugal na América e a compra de especiarias na Índia.
A chegada dos portugueses ao nosso território deu início à colonização brasileira, apesar de que, nas primeiras décadas, a presença deles foi muito tímida. Por muito tempo, acreditou-se que essa chegada tinha acontecido no dia 3 de maio, mas a descoberta da carta de Pero Vaz de Caminha confirmou a real data.
Fontes : https://brasilescola.uol.com.br/