"Quando a minha escola abrir…" é uma história narrada por sete crianças que se deparam com uma realidade totalmente nova e diferente da que estavam habituadas a viver. A escola fechou e têm dúvidas perante algo com o qual nunca lidaram. Uma história que aborda emoções e pensamentos naturais de quem tem de se adaptar a viver de outra forma, mas também estratégias para uma fase difícil das suas vidas. Mas um dia a escola vai abrir. E tudo vai ficar bem!
Uma galinha criada em uma chácara fica amiga dos livros de seu dono e acaba aprendendo a ler. Ao conhecer a história da 'Galinha dos Ovos de Ouro', decide mudar seu final. Seus amigos livros mostram-lhe que a própria natureza também é uma 'galinha dos ovos de ouro', pois está sendo destruída, apesar de ser a fonte da vida - que é nossa maior riqueza. A partir desta consciência, os livros e a galinha ajudam um rio a renascer.
O livro conta a história de Henrique, um menino inteligente que desde bebê aprendeu a conseguir tudo o que queria, pedindo e querendo apenas por querer, com recurso a birras e choradeiras. É claro que tal comportamento o acabou por prejudicar. Por exemplo, como queria brincar sempre só da forma que ele queria, com o tempo até os amigos se foram afastando dele. Henrique era um bom menino, só o seu querer por querer não estava bem. Então a sua mãe percebeu que algo tinha de ser feito para que o filho mudasse de comportamento.
Com a ajuda de Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, os estudantes entre 9 e 15 anos das escolas públicas do estado vão conhecer o papel desempenhado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) em prol da sociedade, dando ênfase à questão do meio ambiente, à defesa do consumidor e aos direitos da criança e do adolescente. Em uma parceria inédita, o MPRJ e a Mauricio de Sousa Produções lançaram a revista. Os quadrinhos também explicam o papel do MP — Procuradores e Promotores de Justiça — em diferentes áreas de atuação, como na defesa de interesses sociais e coletivos, do direito à saúde e ao ensino público; em favor das crianças, adolescentes e idosos; no combate ao crime e à corrupção; na defesa do consumidor, da mulher (Lei Maria da Penha) e de minorias.
A árvore generosa traz o clássico de 1964 que conta a história do amor entre uma árvore e um menino. A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino, suas folhas, seus frutos, sua sombra. ...
A Borboleta Azul conta a história de uma pequena lagarta, Fifi, que um dia se transforma em uma bela borboleta azul. Quando resolve deixar o lugar onde nasceu e encarar o mundo. Ela acaba admirada com a cidade dos homens e sonha em se transformar em uma linda mulher.
O livro conta a história de uma família que reside numa casa amarela e tem um filho chamado Cauã. Os pais do garoto vivem tristes e angustiados, pois o filho tem dificuldade em se comunicar com eles e com o mundo.
A Cigarra e a Formiga é uma das fábulas infantis mais famosas de sempre, continuando bem presente nas nossas memórias. Ela fala sobre uma cigarra preguiçosa e uma formiga esforçada, comparando as suas posturas sobre o trabalho e o futuro.