O “Progr{ame}-se: Programa Meninas na Ciência e Tecnologia” é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba criado no dia 18 de outubro de 2022, por meio da Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba e seu Núcleo de Projetos Especiais – NUPES, que visa estimular o aumento da representatividade feminina/meninas no cenário da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Dedicado às jovens e futuras cientistas, o programa busca selecionar propostas de jogos digitais realizados por meninas do Ensino Médio da rede pública do estado da Paraíba para serem utilizados amplamente na educação. As ideias serão destinadas à criação de uma biblioteca de jogos educativos do PB Educa, contribuindo para as estratégias de implementação no Novo Ensino Médio.
Para além da prática, o Progr{ame}-se também oportuniza espaços de debates e estudo sobre temas como:
Protagonismo Juvenil e Empoderamento Feminino;
Design thinking e suas ferramentas;
Mulheres na Ciência e Tecnologia;
Programação de jogos digitais;
Nova BNCC e o Novo Ensino Médio (aprofundar: mudanças no cenário do Ensino;
Médio e as Áreas do Conhecimento - Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Currículo na Paraíba - Novo Ensino Médio;
Empreendedorismo, Inovação e Criatividade;
Gamificação e engajamento.
Em parceria com as escolas de Ensino Médio, as ideias e/ou projetos que possuam criatividade, usabilidade e potencial de contribuição com a implementação do Novo Ensino Médio são desenvolvidos pelas estudantes com o apoio de uma madrinha (orientadora).
Para participar, o programa se divide em 3 (três) etapas, sendo que para cada etapa serão especificados o quantitativo de vagas considerando o desempenho das equipes:
Etapa I (Escolar) - Esta etapa será eliminatória, onde será selecionado 1 (um) time por escola para concorrer à etapa estadual.
Etapa II (Estadual) - Esta etapa também terá caráter eliminatório, sendo selecionados 28 (vinte e oito times que deverão se enquadrar nas especificações que preconiza o Edital.
Etapa III (Hackathon): Serão 28 (vinte e oito) times, 7 (sete) para cada unidade curricular. Nesta fase, teremos 7 (sete) times vencedores:
1 (um) melhor jogo: sem distinção de unidade curricular;
2 (dois) melhores jogos por área de conhecimento: 1 (um) para matemática e suas tecnologias e 1 (um) para ciência da natureza e suas tecnologias;
4 quatro (quatro) vencedores por unidade curricular: 1 (um) para matemática, 1 (um) para biologia, 1 (um) para química, 1 (um) para física.
Durante todas as etapas são trabalhadas temáticas que fomentam a ampliação de conhecimentos direcionados aos 3 eixos , sendo estes: tecnologia, inovação e empoderamento feminino.
Além disso, as temáticas são trabalhadas através de cursos realizados em canais de comunicação oficiais da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), assim como também são ofertados formações continuadas para as professoras madrinhas que atuam como mentoras de clubes junto aos times.
Quanto à proposta pedagógica, o programa busca fortalecer o empoderamento feminino e o incentivo de mais meninas nas ciências, exatas, tecnologias e engenharias, a fim de fomentar projetos de pesquisa, tecnologia e inovação como uma ação que amplie a participação e liderança feminina.
Com essa perspectiva, o programa vem proporcionando novas formas de aprendizagem que levando as meninas participantes a construírem novos valores que contribuirão para o seu processo formativo e que estão associados às competências do século XXI e associados ao mundo do trabalho.
Para mais informações, entrem em contato pelo e-mail institucional programese@see.pb.gov.br.
Autoria do texto: Eliziane de Carvalho Carolino