O Projeto Limite do Visível é uma ação promovida desde 01 de agosto de 2022 pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT) em conjunto com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com o intuito de estimular o desenvolvimento de estudantes egressos da rede estadual de Ensino da Paraíba.
O projeto é realizado por meio do fomento, sistematização e implementação de ações educacionais, tecnológicas e inovadoras que têm por objetivo impulsionar a formação profissional em cursos de nível superior direcionado para setores prioritários, considerando as estratégias de desenvolvimento econômico da Paraíba e os arranjos produtos locais, especialmente os vinculados ao desenvolvimento tecnológico.
Além disso, o projeto acaba também por possibilitar aos estudantes o contato acadêmico, a experiência de trabalhar os métodos científicos e críticos e, por fim, reconhecer a tecnologia como ferramenta norteadora de seus projetos empreendedores.
Na prática, o Projeto Limite do Visível consiste na oferta dos cursos de “Análise e Desenvolvimento de Sistemas” e “Ciência de Dados”, ambos os cursos estão direcionados a estudantes egressos do ensino médio público que buscam qualificação tecnológica a nível superior, tendo:
O primeiro como objetivo principal graduar profissionais que projetam, implementam e coordenam infraestruturas de tecnologia da informação, atendendo a necessidade de mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas no mercado e sociedade;
E o segundo, o de formar profissionais para atuar na área de ciência de dados, atendendo demandas por mão de obra qualificada, do setor de tecnologia da informação nacional, promovendo assim o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos negócios com potencial inovador.
Estes cursos foram planejados para ter uma duração de 4 semestres, com cargas horárias acima das 2.300 (duas mil e trezentas) horas. Ambos os cursos foram desenvolvidos em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba, responsável pela definição das grades curriculares e cargas horárias das disciplinas.
Segundo a Gerente Executiva de Educação Profissional, Rayssa Ferreira Alencar, “o Projeto Limite do visível tem a proposta de inserir a Paraíba no universo digital que vai muito além do que nossos olhos podem ver nas telas dos aparelhos eletrônicos. Nossos alunos egressos da rede estadual de ensino após a realização do curso, serão capazes de analisar e desenvolver sistemas, compreender e trabalhar cientificamente com dados, um dos ativos que mais se valorizaram na última década.”
Para mais informações, entrem em contato pelo e-mail limitedovisivel@see.pb.gov.br.
Autoria do texto: Kildare de Góes Rodrigues Júnior