Inspirada na obra Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente, esta atividade promoveu o sentimento de pertença e conexão com a Biblioteca Escolar. Após a leitura em voz alta e a exploração do livro, os alunos do 1º Ciclo participaram numa oficina de escrita criativa, expressando suas ideias sobre o papel da biblioteca. Em seguida, houve um "Ateliê de construção de marcadores", onde cada aluno criou seu próprio marcador personalizado para usar ao longo do ano.
A atividade desenvolve a fluência leitora dos alunos do 3º e 4º ano, praticada através da leitura em voz alta com diferentes ritmos. Os alunos gravam as suas leituras, que são posteriormente escutadas e analisadas, promovendo a autocorreção e a consciência sobre a expressividade. A atividade culmina na participação no concurso "Ajudaris Ler em Voz Alta", incentivando a leitura expressiva e o domínio da oralidade.
A atividade visa aprimorar a fluência leitora dos alunos do 6ºano, utilizando obras trabalhadas em sala de aula. A leitura é realizada em coro, no estilo "jograis", onde diferentes grupos de alunos leem partes do texto em conjunto, sincronizando ritmo e entoação. Esta prática estimula a expressividade, a colaboração e o domínio da leitura em voz alta, promovendo maior confiança e desenvoltura na interpretação dos textos.
Oficina de Teatro: a partir de diferentes modalidades de leitura (em voz alta, a pares, dramática e cénica) realizaram-se experiências com textos literários, associando a leitura em performance a procedimentos lúdicos do teatro. Desenvolve-se em parceria com o Teatro Extremo de Almada. Finalizou com uma apresentação pública. Ver a apresentação do exercício final aqui.
Escola a Ler - Projeto em parceria com a BM José Saramago (CMA), no âmbito da Escola aLeR. Dinamizado por Joana Rita Sousa, filósofa & perguntóloga. Realizam-se 4 sessões no 1ºSemestre. Os alunos escolhem um livro relacionado com a tema proposto,"Liberdade" e são convidados a participar no diálogo acerca dos livros e entre os vários livros.
Os alunos sugerem e selecionam uma lista de livros candidatos. Depois organizam-se em grupos de campanha para promover os seus livros favoritos. Por fim, votam e experienciam um processo eleitoral real.
Atividade que visa enriquecer o gosto pela leitura e pelo cinema (PNC). Ao ligar os livros e o currículo a filmes, os alunos do 1º ao 12º anos desenvolvem uma compreensão mais profunda das histórias e da literacia fílmica, num ambiente educativo mais dinâmico e interativo.