Nesta atividade, a Biblioteca Escolar promove uma "escuta ativa" aos alunos e professores, incentivando-os a sugerir livros que gostariam de ver no acervo. Através dessas sugestões, pretende-se garantir uma coleção variada e representativa dos interesses e necessidades da comunidade escolar. Assim, a biblioteca enriquece as suas prateleiras com títulos escolhidos por todos e para todos, fortalecendo o envolvimento e o hábito da leitura entre os utilizadores.
Dá-nos as tuas sugestões de leitura e ajuda-nos a enriquecer a nossa biblioteca! Aqui
Esta atividade diária incentiva todos os alunos a dedicar 10 minutos à leitura silenciosa logo após o intervalo grande, em qualquer disciplina ou área de estudo. Cada aluno tem sempre "um livro à mão", requisitado previamente na biblioteca, promovendo assim uma prática contínua de leitura. No 1º e 3º Ciclos, os kits de leitura são disponibilizados e trocados mensalmente nas salas, garantindo um acesso variado ao longo do ano letivo. No final do semestre, são eleitos os livros mais lidos e os melhores leitores, incentivando o envolvimento e a melhoria das competências leitoras.
No Concurso de Leitura "Almada na Rota do Oriente" e no Concurso de Leitura para o ensino secundário, a Biblioteca Escolar organiza atividades de incentivo à leitura e interpretação. Com foco na diversidade literária e cultural, os alunos são convidados a explorar livros inspirados pela temática do Oriente e da literatura portuguesa. Além de estimular o gosto pela leitura, o concurso promove o desenvolvimento da compreensão textual e expressão oral, desafiando os alunos a mergulharem em novas culturas e perspetivas. Participaram 190 alunos do 2º, 3º Ciclos e Secundário.
Atividades semanais de leitura em contexto de BE alusivas a temáticas específicas solicitadas pela PT, como por exemplo datas comemorativas e efemérides. Exploração de leitura, construção de cartazes, banda desenhada e compilação de frases e ilustrações em minilivros. Algumas atividades complementares feitas no exterior no espaço da leitura junto ao “Frigorifico dos Livros” e na “ Horta Biológica".
A BE organizou e dinamizou a participação de alunos em diferentes concursos: Ser escritor é cool (RBE) para alunos do Secundário, Concurso Literário Escolar (PLL) para alunos do 1, 2º e 3ºciclos e Secundário, Concurso de Escrita Criativa para Famílias (PLL) e Histórias da Ajudaris. Promoveu oficinas de escrita criativa com Leonor Tenreiro, para 7ºanos e de sensibilização à leitura "Contos de Reflexão", com Alfredo Leite, para as turmas de 9ºano. Recebemos o 1º prémio doConcurso Literário Escolar, na modalidade de poesia, na categoria do 3º Ciclo.
É uma iniciativa que une leitura e expressão artística para explorar a história e os ideais do 25 de Abril de 1974. Os alunos do 1º Ciclo são convidados a ouvir poemas e canções emblemáticas da época, promovendo uma discussão sobre liberdade, justiça e democracia. A atividade envolve também a criação de ilustrações e a produção de um podcast, nos quais os alunos expressam as suas interpretações visuais e reflexões pessoais sobre os textos e canções. Essa abordagem multidisciplinar fortalece a compreensão histórica e incentiva a expressão criativa.
Nestas atividades especiais, realizadas na Biblioteca Municipal, os alunos do 1º Ciclo exploram temas de gestão emocional. Aprendem a gerir e a transferir as emoções, a questionar o que devem guardar na memória (fonte de ternura e não de tristeza). A atividade também inclui momentos de ilustração, compartilhamento de experiências emocionais e a criação de uma “almofada dos medos” — um símbolo para guardar e superar receios. A iniciativa visa promover a empatia, o autocontrole e a positividade entre os alunos, estimulando uma memória emocional saudável.
Promovemos um ciclo de Encontros com Autores que reuniu nomes como Alice de Sousa Neto, Raquel Ramos, Filipa Martins, Fábio Silvério, Joaquim Judas, as efabuladoras Maria Miranda e Angélica Queiroz, a animadora da leitura Lucília Gouveia, e o contador de histórias Manuel Vazquez. Durante as sessões, os autores partilharam as suas obras e processos criativos com os alunos, incentivando o interesse pela leitura e pela escrita. A iniciativa foi uma oportunidade única para os alunos, do 1º Ciclo ao Secundário, interagirem diretamente com os criadores e vivenciarem o universo da literatura de maneira inspiradora e interativa.
Iniciativa que combina a leitura com a inovação tecnológica, promovendo o envolvimento criativo e interativo dos alunos. Nesta atividade, os alunos do 2º Ciclo são convidados a ler de forma expressiva e criativa (a rir, a chorar, trocando fonemas...) e a responder a questões sobre livros, utilizando os robôs para validar as respostas (parceria com a Oficina de Robótica).
Os alunos encaram a leitura como um hobby divertido e integram as personagens dos livros nas suas conversas de intervalo, sugerindo leituras entre si. A procura dos livros utilizados nos jogos aumentaram. Esta atividade integrou um dos workshop do Festival Literário Read On.
A iniciativa de promoção da leitura de textos de não-ficção tem como objetivo incentivar os alunos a explorarem conhecimentos em diversas áreas científicas, ao mesmo tempo que promove uma aprendizagem dinâmica e interativa. Nesta atividade, os alunos do 3ºCiclo são convidados a participar num peddy paper ou quiz de conhecimento, onde têm de ler textos, imagens, gráficos, mapas para responderem a questões relacionadas com os conteúdos das várias disciplinas. Todos os departamentos colaboram, elaborando perguntas específicas para os diferentes níveis de ensino, de forma a tornar o desafio acessível e interessante para todos os alunos.
A atividade foi realizada durante a Semana da Leitura, integrando o projeto dos 10 minutos aLer e nas comemorações dos 50 anos de Abril. A Biblioteca Escolar (BE) preparou textos sobre o tema e organizou atividades diferenciadas para os alunos do 1º, 2º, 3º ciclos e Ensino Secundário. Todo o material foi disponibilizado no site da BE, acessível aos professores, para que pudessem realizar as leituras e discussões em sala de aula. Esta iniciativa promoveu reflexões sobre os valores de Abril, incentivando o pensamento crítico e a apreciação literária entre os alunos.