Antes da presença do ser humano no Planeta Terra, o mundo natural prevalecia em todas as partes.
Mesmo com a presença humana, a natureza resiste em muitas paisagens de natureza exuberante!
De Norte a Sul, de Leste a Oeste, são inumeras paisagens de climas variados e espécies de plantas e animais diversicados, espalhados por uma imensa variedade de terrenos e altiudes.
Com o surgimento do ser humano no Período Quartenário da Era Cenozóica, começou a ocorrer a transformação do mundo natural para o artificial. Quanto mais o ser humano se desenvolve tecnicamente, mais transforma as paisagens e o Espaço Geográfico, que pode ser basicamente definido como o fruto da relação do ser humano com a natureza.
A diversidade de povos, línguas e nações, compõe os mais de 7 bilhões de pessoas que ocupam os territórios dos países nos continentes.
HABILIDADES BNCC
EF09GE06 - Identificar e localizar os continentes e oceanos. Diferencia-los por meio de recurso cartográfico. Idenfiticar os hemisférios ocidental e oriental.
Os continentes são imensos e contínuos pedaços da CROSTA TERRESTRE, geralmente separados de outras massas de terra, por águas. São portanto terras emersas, superficiais ou acima do nível do mar.
Os continentes são a parte superficial da Crosta Terrestre - camada sólida e mais superficial da Terra. Já a crosta oceanica é formada pelas terras abaixo do nível do mar.
A crosta terrestre não é um bloco inteiriço. Ela é quebrada em diversos pedaços chamados de placas tectônicas. As placas tectônicas formam a crosta terrestre ou litosfera. Existe a crosta continental e a oceanica.
A crosta terrestre é quebrada em gigantescos pedaços chamados de placas tectônicas. As placas se encaixam perfeitamente umas nas outras como peças de um quebra cabeças. Confira no mapa.
MOVIMENTOS DAS PLACAS TECTÔNICAS
As placas tectônicas não são fixas. Elas se movem sobre o magma, líquido pastoso, incadescente e extremamente quente que forma o manto terrestre. Existem alguns tipos de movimentos das placas e todos eles podem gerar fenomenos naturais como terremotos, maremotos e vulcanismo. Para saber mais: https://escolakids.uol.com.br/geografia/placas-tectonicas.htm
A princípio existia um único continente chamado Pangeia. Após milhões de anos, Pangéia quebrada em duas partes, se transformou em Laurásia e Gondwana e muito tempo depois, no Quaternário, surgiram os 6 continentes atuais.
Alfred Wegner desenvolveu esta teoria, baseada em evidências científicas e estudos publicados anterirormente, para defender a ideia de que os continentes se deslocam lentamente ao longo do tempo, movidos por forças do interior da terra. Confira o esquema a seguir e para saber mais, leia: A Deriva Continetal - Brasil Escola.
Os continentes continuam se deslocando, portanto, seus limites não estão permanentemente definidos.
Ao longo dos seus cerca de 4,6 bilhões de anos, o planeta terra está em constante transformação. O tempo de existência do planeta foi organizado pelos cientistas em ERAS. As eras geológicas são fases de desenvolvimento do planeta terra.
Os seres humanos e os 6 continentes atuais, surgiram apenas na era cenozóica e no período quaternário, que ainda são atuais.
A Crosta Terrestre ou litosfera - camada sólida da terra - é coberta, em grande parte, pelos oceanos e mares. Qual é a importância dos Oceanos para o Planeta Terra? Siga as etapas para aprender mais.
1 - Assista o vídeo e reflita a respeito deste tema.
2 - Analise as informações a respeito da distribuição da água no planeta.
3 - Confira no mapa quantos e quais são os oceanos.
4 - Repare nas marcas destacadas nos oceanos. Elas demostram a irregularidade do relevo submarino.
5 - Observe a imagem para perceber o pacífico inteiro e como o maior oceano do mundo.
6 - Observe o formato da Antártica.
7 - Confira o formato do Ártico.
Um dos maiores problemas ambientais causados nos oceanos pela ação humana, é a questão da imensa quantidade de lixo lançado nas águas, principalmente plástico. Assista o vídeo e escreva um paragrafo crítico-reflexivo a respeito deste tema.