Para dar continuidade nos estudos, desenvolver habilidades e aprender mais a respeito do continente europeu, siga o roteiro. Leia os textos, observe e analise os mapas e dados. Consulte os sites e livros indicados. Enquanto faz isso, confira paisagens e curiosidades da Europa no percurso. No penúltimo trecho da trilha, resolva os exercícios propostos no seu caderno. Comece assistindo os vídeos.
HABILIDADE BNCC
EF09GE01: Analisar a economia europeia.
A UNIÃO EUROPEIA
Texto Básico para consulta - Páginas 104 a 114
Projeto Araribá - Mais Geografia. Moderna. SP.2018
TÓPICOS DE ABORDAGEM
UE - Características Gerais.
A Origem e Evolução da UE.
Políticas Sociais da UE.
As Instituições da UE
Políticas comuns da UE.
Crise na UE.
->>>>>Para revisar os conteúdos pertinentes confira os slides. Outros conhecimentos prévios e contextualizações históricas do século XX serão importantes, tais como a Guerra Fria e as Guerras Mundiais, mas não se preocupe! Você encontrará materiais para rever esses temas no Teste.
Um bloco econômico, em linhas gerais, pode ser definido com um conjunto de países com interesses econômicos e relações privilegiadas entre si. Observe no mapa os principais existentes. O Brasil faz parte do MERCOSUL - Mercado Comum do Sul que esta representado no mapa pela cor verde e é formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Localize no mapa a União Européia.
Na União Europeia é permitido o fluxo de pessoas de um país para o outro em territórios dos membros do bloco.
A União Europeia é um bloco econômico composto atualmente por 27 dos países existentes no continente europeu. Até pouco tempo atrás eram 28, mas o Reino Unido se retirou da UE. Seus membros estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. Afinal, este costuma ser o propósito principal da criação e manutenção deste e outros tipos de agrupamentos feitos entre países normalmente, territorialmente próximos. Na União Europeia, os níveis de desenvolvimento econômico e social de cada país do bloco são diferenciados. É importante que se tenha em mente este detalhe importante.
Os primórdios do que viria a ser a União Européia no futuro, datam aproximadamente de 1951, quando entrou em vigor a Comunidade Européia do Carvão e do Aço (a CECA), formada por Alemanha Ocidental, Bélgica, Países Baixos, Itália, Luxemburgo e França, a princípio, com objetivos de criar um mercado comum para o carvão, o ferro e o aço. Os acordos eram relativos a preços e taxas de transporte desses produtos. Ainda era contexto de pós-guerra e havia também a intenção de evitar novos conflitos entre os países membros. Esta foi a primeira experiência de integração entre as nações europeias.
Em 1957 os países da CECA assinaram o Tratado de Roma, dando origem ao Mercado Comum Europeu (MCE). Com este ato passou a existir a livre circulação de mercadorias, serviços e pessoas entre os países membros.
A MCE foi crescendo ao longo dos anos seguintes com o ingresso de mais países ao bloco e outras medidas até que se tornou a UE:
1973: Reino Unido, Dinamarca e Irlanda;
1981: Portugal e Espanha;
1986: Suécia e Áustria;
1995: Finlândia.
1990: a MCE evoluiu para se tornar uma união monetária e intensificou desta forma também o seu caráter político.
Sede da Comissão Européia em Bruxelas, Bélgica, 2018.
1992: O Tratado de Maastricht preparou o bloco para a união monetária européia que surgiria: o EURO. Nesta ocasião foi criada a União Européia. Surge então entre os países membros elementos de cidadania, política comum externa, além dos assuntos internos e é dado um peso maior ao parlamento europeu. Assim, passou-se a estabelecer novas formas de cooperação entre os países membros da UE.
1994: a MCE passou a ser oficialmente denominada União Europeia (UE) com objetivos de construir uma unidade política, econômica, monetária e militar na Europa.
2002: o euro entra em circulação. Reino Unido, Suécia e Dinamarca não adotaram a moeda. São países com moedas próprias (libras esterlinas, coroa sueca e coroa dinamarquesa) e com estrutura de governos que ainda mantém reis e rainhas monarcas associados aos parlamentos. Preferiram manter suas moedas tradicionais como oficiais. Apesar disso é possível comprar com o euro nesses países, dependendo do local.
2004: Mais 10 países são incorporados ao bloco. Foram eles: Chipre, Eslovênia, Eslováquia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Tcheca.
2007: Bulgária e Romênia.
2013: A Croácia é aceita no bloco. Em 2014 a UE já possuía 28 países.
2020: O Reino Unido deixa formalmente o bloco após um período de transição. A decisão foi tomada a partir de um plebiscito (consulta popular) realizado em 2016 para decidir se permaneceria ou não na União Europeia. O resultado foi 52% dos votos a favor da saída. A ocasião ficou conhecida como o Brexit: termo resultante da junção das palavras British (britânico) e exit (saída).
Se você quiser mais saber sobre a saída do Reino Unido da UE leia o artigo: FERNANDES, Cláudio. "Brexit: a saída do Reino Unido da União Europeia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/brexit-ou-saida-inglaterra-uniao-europeia.htm. Acesso em 12 de maio de 2021.
O êxito na criação e desenvolvimento da União Européia fortaleceu a importância econômica política da Europa. Juntos os países do bloco constituem um dos pólos de poder hegemônico, na chamada Nova Ordem Mundial, que após a Guerra Fria deixa de ser bipolar e passa a ser multipolar. Veja no mapa: Os EUA, a União Europeia e o Japão constituem os atuais grandes pólos de poder mundial.
A China (2) está apresentando grande crescimento e ascensão. Estudaremos melhor a respeito na unidade sobre a Ásia.
Configuração do Mundo Pós-Guerra Fria e o fim da Ordem Bipolar.
Países de Oriente Médio (3) também têm ampla importância econômica no cenário internacional, além da Rússia (1) que ficou com a maior parte dos arsenais da URSS e é um país de grande peso em influência para muitos outros.
"Países membros da União Europeia desenvolveram um sistema de proteção social que apesar de ser criticado por seu alto custo, um padrão de vida de qualidade às suas populações e diminui a desigualdade social nestes países, porque são mantidos padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos." Este modelo foi criado após a Segunda Guerra Mundial, mas entrou em crise por razões que você pode compreender melhor lendo os textos indicados no livro: https://pt.calameo.com/read/0028993279e648c7ebbd9?authid=dCthKMy3DXCi. Página 107.
Atualmente, para ser aceito na União Europeia um país precisa cumprir uma série de requisitos e exigências básicas. Quais são eles? Página 106 do Livro.
Escreva os nomes de 4 países europeus que não fazem parte da União Europeia.
No seu caderno elabore uma linha do tempo de formação e desenvolvimento da União Europeia.
O que são blocos econômicos? De quais blocos o Brasil, os EUA e a Alemanha fazem parte, respectivamente?
Explique como aconteceu a saída do Reino Unido da União Europeia.
Comente o que você aprendeu a respeito da A Welfare State.
Quais são as instituições da União Europeia? Consulta: Página 109 do livro base. Site: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estrutura-uniao-europeia.htm
Explique as características da crise mencionada na página 112 do livro.
Explique os desafios em torno do envelhecimento da população europeia e o sistema previdenciário dos países.
Existe pobreza na Europa? Reveja os slides.