Nossa história começou em 2017, quando um grupo de alunos de Análise Experimental do Comportamento (AEC) me convidou a embarcar em uma gincana de boas ações, que fizesse uma frente de enfrentamento ao sofrimento e, inclusive, aos fatores de vulnerabilidade psicossocial que podem influenciar no desenvolvimento de transtornos mentais e no engajamento em comportamentos de risco, entre eles o comportamento suicida.
Nessa frente do bem, o intuito foi mobilizar as pessoas de todo o Campus II da Unifaj em uma gincana de atividades para exercitar suas competências e habilidade socioemocionais, a fim de que relações humanas mais verdadeiras e amorosas pudessem ser cultivadas e se estabelecessem como protetivas das pessoas e de sua saúde, em especial da saúde dos afetos.
O projeto foi um sucesso, arrecadando doações de livros, alimentos e roupas, todas revertidas a instituições filantrópicas, além de colocar a comunidade universitária para praticar ações relacionadas à empatia, compaixão, gratidão, generosidade, respeito às diferenças, responsabilidade social, autoconsciência, consciência do próximo e amor. Por este motivo, se estendeu aos anos de 2018 e 2019, sempre com novidades e com os alunos de Psicologia evocando comportamentos promotores do bem, fortalecidos por meio de contingências de reforçamento positivo. A promoção do desenvolvimento humano integral e saudável também foi uma preocupação constante, e desde 2019, a #UMPORQUÊPOSITIVO contou com o importante apoio e o trabalho da professora Luana Luca, concretizando-se na prática a interdisciplinaridade do projeto.
Em 2020, estamos vivenciando uma situação inédita de pandemia de Covid-19, que ameaça nossas vidas, as vidas de quem amamos e o mundo da forma como o conhecemos. Apesar de reconhecermos e de validarmos a fragilidade que nos toca e os sentimentos dolorosos que têm nos acompanhado nestes dias, nossas esperanças estão renovadas. Estamos prontos para inovar e construir um mundo novo, de maior respeito e valorização à vida e às pessoas. Cada um de nós é importante e todos juntos, em ações de colaboração, mesmo que distantes fisicamente, podemos nos conectar e vamos nos ajudar.
A equipe de trabalho de 2020 da #UMPORQUÊPOSITIVO todos os dias me enche de orgulho e, de forma completamente online, por uma semana trabalhará para que você, em sua casa, possa praticar simples gestos que te inundarão de sentimentos positivos e maior bem-estar.
Vamos praticar?
Com carinho,
Carol Porto.
Professoras responsáveis: Ms. Carolina Porto de Almeida e Dra. Luana Luca.
Coordenação: Dra. Vanessa Cristina Cabrelon Jusevicius.