Programa Ensino Integral


[...] A concepção de educação integral evidencia a exigência, a pressão e a luta constante pela democratização da educação, para uma escola universal de qualidade, que considere o acesso a todos os recursos culturais, às mais diversificadas metodologias dos processos de ensino e de aprendizagem e, também, à utilização das novas tecnologias como respeito à condição humana e sua respectiva dignidade.

(Diretrizes do Programa Ensino Integral, página 8)

Assim, o Programa Ensino Integral proporciona aos estudantes tempos e espaços para que eles desenvolvam suas potencialidades e interesses a partir do exercício da autonomia e corresponsabilidade no processo de aprendizagem.

São exemplos desses tempos e espaços: os Clubes Juvenis, as Eletivas, a Tutoria e a Orientação de Estudos.

O que são os Clubes Juvenis?


Clubes Juvenis são clubes criados e organizados pelos estudantes das escolas do Programa Ensino Integral. Trata-se de um espaço privilegiado, pois está voltado especialmente para a prática e a vivência do

protagonismo juvenil em torno de um interesse em comum. Além disso, nos Clubes, o tempo na escola ganha uma outra dimensão, diferente de uma aula, porque são os próprios estudantes que os administram,

isto é, todas as ações e atividades, do início ao fim, são de sua responsabilidade.

Com encontros semanais, os Clubes propiciam momentos para o debate de ideias e a execução de ações previamente planejadas pelos estudantes. Para que os Clubes tenham êxito nas suas ações, uma característica que sempre deve estar presente é a sua organização, ou seja, a definição de papéis e das tarefas a serem realizadas por cada membro associado.


O que são Eletivas?


Definição: Disciplina Eletiva é uma das metodologias do Programa Ensino Integral utilizada pelos professores das diferentes áreas do conhecimento, que em conjunto, integram competências e habilidades e diversificam sua apresentação aos alunos, com objetivo de aprofundar, enriquecer e ampliar estudos relativos aos conteúdos das áreas de conhecimento contempladas.


Objetivos: possibilitar aos alunos a oportunidade de enriquecer seu próprio currículo, ampliar, diversificar, aprofundar conceitos, procedimentos ou temáticas de uma disciplina ou área de conhecimento; desenvolver estudos de acordo com os seus interesses relacionados aos seus Projetos de Vida e/ou da comunidade a que pertencem; favorecer a aquisição de competências específicas para a continuidade dos estudos e para o mundo do trabalho.


O que é Tutoria?

[...] De modo geral, é função do(a) tutor(a) acompanhar, de forma sistemática, o caminho percorrido pelo(a) estudante para o alcance do sucesso escolar e o desenvolvimento de seu Projeto de Vida. O(a) tutor(a) deverá conhecer e ter acesso a todas as informações sobre seu(a) tutorado(a): seu Projeto de Vida e os resultados do seu desempenho acadêmico.

(Caderno do Professor, página 6)

O que é Orientação de Estudos?

Tem por objetivo [...] Oferecer aos estudantes com defasagem de aprendizagem em relação às habilidades previstas no Currículo dos anos/séries anteriores, melhores condições para acompanhar e desenvolver os conhecimentos e habilidades previstos para a série/ano em curso.

(Procedimento Passo a Passo, página 71)

Para Saber Mais

CLIQUE AQUI e acesse os materiais disponíveis!