núcleo pedagógico

 der bauru

convivA 2024

orientação técnica conviva 2024

🔽clique na imagem abaixo

10/10 - ot Fundamentos do Projeto de Convivência Anos Iniciais

O QUE É O PROGRAMA conviva

O Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – CONVIVA SP foi criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a proposta de que toda escola seja um ambiente de aprendizagem solidário, colaborativo, acolhedor e seguro, na busca da melhoria da aprendizagem.

O Programa visa identificar vulnerabilidades de cada unidade escolar para a implementação do Método de Melhoria de Convivência (MMC), além de atrelar ações proativas de segurança.

O CONVIVA SP é composto por projetos e ações articuladas entre Convivência e Colaboração; Articulação Pedagógica e Psicossocial; Proteção e Saúde; Segurança Escolar.

Objetivos principais:

● Estabelecer estratégias de apoio e acompanhamento às equipes docentes e dirigentes no processo ensino-aprendizagem;

● Contribuir para um clima escolar positivo por meio de ambiente de aprendizagem colaborativo, solidário e acolhedor;

● Contribuir para a melhoria de indicadores de permanência de aproveitamento escolar;

● Promover e articular a participação ativa da família na vida escolar dos estudantes da rede de ensino estadual;

● Articular e fortalecer a rede de proteção social no entorno da comunidade escolar, com aproximação entre os serviços de assistência e saúde mental.

2023

materiais e INFORMAÇÕES

2022

concurso vozes pela igualdade de gênero - 5ª edição

OFÍCIOS ORIENTADORES >>>

regulamento

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, instituição responsável pelo atendimento dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino com foco no processo de ensino-aprendizagem e na formação integral do estudante, em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo, como instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, que tem a incumbência de defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, por intermédio da Coordenadoria Pedagógica -COPED e do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – CONVIVA SP, institui para todas as escolas estaduais vinculadas às 91 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo o CONCURSO DE MÚSICA - Vozes Pela Igualdade de Gênero - 5a edição/2022: Nossa Voz Também é Nossa Vacina!

cronograma alterado conforme oficio 371

05/05 - CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO    Pelo CMSP Canal Gestão

05/05 a 12/08 - FASE ESCOLA  -  seleção de 01 composição finalista

15/08 a 09/09 - FASE DIRETORIA DE ENSINO - Seleção de 03 composições finalistas

12/09 a 07/11 - FASE SEDUC/MPSP  - Seleção de 10 composições finalistas para a  votação popular

INICIA 08/11  - VOTAÇÃO POPULAR ONLINE - acesse a SED para votar nos candidatos

objetivos 

Proporcionar aos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, bem como toda a comunidade escolar, a possibilidade de:

• Refletir sobre o impacto da pandemia do COVID-19 sobre a sociedade, levando-se em consideração as desigualdades sociais, a diversidade de vivências e as formas de enfrentamento de todas as questões decorrentes de uma situação de crise global;

• Promover uma reflexão sobre o acesso de grupos sociais vulnerabilizados tanto à informação, quanto ao sistema de saúde, incluindo aqui prevenção e tratamentos no contexto da pandemia;

• Oferecer aos estudantes da rede e à comunidade escolar uma oportunidade de compartilhar suas experiências e percepções, a partir de uma produção artística;

• Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.

• Incentivar a formação e a participação dos grêmios estudantis e seu protagonismo, com o entendimento do estudante como sujeito político formador de opinião e capaz de participar ativamente na construção de políticas no ambiente escolar e na sociedade.

• Divulgar a composição musical produzida pelos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino nos canais de comunicação do Ministério Público e Secretaria da Educação.

participantes

Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino  regularmentematriculados e frequentes no Ensino Médio Regular / Integral ou modalidades educacionais: Educação de Jovens e Adultos – EJA e CEEJA, classes prisionais, classes hospitalares, comunidades assentamento, quilombola, indígena e Fundação Casa.

categoria

A participação dos estudantes far-se-á na categoria “Linguagem Musical”: composição de Letra e Música.

critérios de participação

• Mediante adesão da escola, o/a estudante poderá participar individualmente ou em grupo formado por até 5 estudantes;

• Em caso de participação em grupo, é obrigatória a participação de, pelo menos 1 (uma)participante de gênero feminino e 1 (um ou uma) participante quilombola, preto/a ou pardo/a, indígena, pessoa com deficiência ou imigrante.

• Os/As estudantes deverão escolher um/uma professor/a orientador/a que os acompanhará e os orientará durante todo o processo da composição musical;

OBSERVAÇÃO: O/A professor/a orientador/a indicado/a pelos/as estudantes se responsabilizará pela autenticidade da obra produzida pelos estudantes.

lançamento do programa

vídeos