O que acontecia no Brasil?
Em 1930, no Brasil foi comandado pelo governo de Getúlio Vargas, com a promulgação da nova constituição em 1934 e, na sequência, o estado novo em 1937.
Em 1940 Getúlio Vargas assina o decreto, que institui o salário mínimo no país, ele aprova ampla colaboração militar entre Brasil e Estados Unidos.
A década de 40 foi marcada pela 2° Guerra Mundial e o inicio da reconstrução na Europa e Japão. Enquanto no Brasil no dia 22 de Agosto de 1942, era declarado guerra após pressão dos Estados Unidos.
Em novembro de 1943, foi criada a força Expedicionária Brasileira, e soldados de diferentes partes do país foram convocados para formar um corpo de aproximadamente 25 mil militares, comandado pelo general Mascarenhas de Morais. Esses soldados ficaram conhecidos pelo nome de "Pracinhas".
Qual era o contexto histórico no estado de São Paulo?
POLÍTICO:
O governador naquele período (em que a escola foi fundada) era Henrique Smith Bayma, um advogado que foi eleito pós revolução de 30. Ele era conhecido por ter feito parte da Aliança Liberal, que nada mais era que uma coligação criada para lançar uma candidatura opositora a Getúlio Vargas e João Pessoa. E, além disso, ele também foi um grande líder da Revolução Paulista de 1932, seu partido no momento em que foi eleito era o PCP (Partido Constitucionalista).
SOCIOECONÔMICO:
A industrialização revelou o problema da geração de energia, solucionado em 1900 com a inauguração da Light.
A capacidade de geração de energia foi decisiva para o desenvolvimento industrial entre 1930 e 1940. Nesse período, a aristocracia cafeeira viveu o seu apogeu. Mas a Revolução de 1930 colocou fim à liderança paulista, trazendo para o primeiro plano os Estados menores da Federação, sob a liderança do Rio Grande do Sul de Getúlio Vargas.
As oligarquias paulistas promoveram a Revolução Constitucionalista em 1932, mas foram derrotadas, apesar da força econômica demonstrada.
SOCIAL:
Além das questões política e econômica, é importante também relembrar a questão social Paulista. Por exemplo, a situação do trabalho infantil, ou mão de obra infantil, a infância durante os anos 30 e 40 não existia, pois era voltada para o trabalho nas fábricas e oficinas. Crianças de pouca idade. se tornaram trabalhadoras, seguindo uma linha de exploração de mão-de-obra imposta e barata. Algumas medidas e leis foram elaboradas, porém se fazia necessário cumpri-las.
Entretanto com defasagem no sistema de fiscalização, pouco eficiente, essa legislação não conseguiu poupar a infância e a adolescência da exploração que ocorria no mundo do trabalho.
E claro, como o assunto é a escola, não podemos falar do ensino paulistano na década de 30.
Em 1930 que o governo Vargas criou o Ministério da Educação e Saúde Pública.
No ano seguinte foi implantada a Reforma Francisco Campos, que organizou o ensino secundário e superior no Brasil.
A princípio, em 1931, no começo da década com Getúio Vargas, o ensino secundário não era obrigatório, assim o aluno poderia ingressar no ensino superior independente de ter realizado um curso regular.
Mesmo com essas tentativas, as massas trabalhadoras ainda não recebem ensino público de qualidade, destoando muito daquele oferecido às elites do país.
Nos anos 1950, o desenvolvimento industrial ganha mais foco com o presidente Juscelino Kubitschek, prometendo “tirar o Brasil do atraso”.
Mas a Educação continuou tendo dificuldades para se alavancar no país.
IMIGRAÇÃO:
De 1880 a 1930 chegaram a São Paulo dois milhões de imigrantes europeus expulsos de seus países pela miséria e pelas distorções do globalismo.
Esse contingente de europeus incorporou-se ao crescimento populacional, ao processo de urbanização e de crescimento da indústria, transformando a capital de São Paulo na mais branca e europeia capital do Brasil.
O grande contingente de imigrantes vindos da Europa em busca de melhores oportunidades de enriquecimento e as influências por eles plasmadas nos corpos sociais da época.
O desenvolvimento industrial e o percurso urbano do bairro do Brás como palco das transformações ocorridas na emergência da metrópole industrial na cidade de São Paulo no período de 1870 a 1930.
Feito por: Nicollas Pereira (9ºA) 2022