Arquitetura da Escola
"As inovações no programa arquitetônico do novo modelo de prédio escolar incluíram além de solos e espaços administrativos, dois grupos com novas funções pedagógicas: uma de caráter higienista e outra de formação social. Ainda em 1936, foram iniciadas as obras dos prédios do Bosque da Saúde, da vila Gomes Cardim e do Tucuruvi.
Resultado da nova linguagem de projeto e da utilização de novas técnicas construtivas se refletem no espaço construtivo: as plantas são estruturadas por eixos ortogonais; as escadas, amplas e bem iluminadas, estão locadas nas articulações desses eixos, com volumetria destacada do corpo principal do edifício; as salas de aula encontram-se dispostas em apenas um dos lados do corredor, procurando a melhor orientação; o esquema de circulação é desenvolvido, geralmente em "L" ou "U"; as janelas possuem maior abertura e horizontalidade.
As formas dos edifícios são puras e geométricas, destacando-se na composição cubos, cilindros e linhas horizontais; e não mais se empregam ornamentos, alegorias ou outros elementos decorativos. O acabamento externo executado em massa raspada confere certo brilho a luz do Sol e destaca o edifício de paisagem."
FONTE; ARQUIVO TÉCNICO FDE.
Feito por: