Isabel do Brasil nascida no Rio de Janeiro em 29 de Julho de 1846 conhecida também como Princesa Isabel ''a Redentora'' foi a princesa imperial do Brasil que assinou a Lei Áurea, onde declarou extinta a escravidão no Brasil. Após sofrer um golpe de estado, Isabel passou seus últimos trinta anos de vida vivendo calmamente na França.
A filha mais velha do imperador Pedro II do Brasil e da imperatriz Teresa Cristina das Duas Sicílias, ela recebeu o título de princesa imperial a morte de seus dois irmãos a fez herdeira de Dom Pedro, ficando satisfeita com uma vida calma e doméstica apesar da sua educação ela jamais foi preparada para assumir o trono. Isabel se casou em 1864 com o príncipe francês Gastão D'Orléans, Conde D'Eu, com quem teve quatro filhos.
Isabel promoveu a abolição da escravidão durante sua terceira e última regência e acabou assinando a Lei Áurea em 1888, houve uma forte oposição contra sua sucessão ao trono. O fato de ser mulher, seu forte catolicismo e casamento com um estrangeiro foram vistos como impedimentos contra ela. A monarquia brasileira foi abolida em 1889 e ela e sua família foram exilados por um golpe militar.
A princesa Isabel era filha de dom Pedro I I ,imperador do brasil entre 1840 e 1889,e é uma figura extremamente de nossa história por ter assinado a lei que aboliu a escravatura do brasil a lei áurea. A princesa Isabel era herdeira do trono, mas nunca teve muito interesse com a politica.