Iniciamos nossos trabalhos criando um quadro de metacognição. Nele colocamos tudo o que já sabíamos sobre o petróleo, o que nós precisávamos aprender mais e como faríamos para buscar essas informações. Nosso quadro ficou assim:
1- OS DERIVADOS DO PETRÓLEO
Os derivados do petróleo são os produtos obtidos em processos diversos, como a conversão e o tratamento do óleo bruto, em que usamos tecnologia para transformar o óleo bruto em diversos produtos do dia a dia. O principal processo de obtenção dos produtos derivados do petróleo é chamado de destilação. A destilação é o primeiro processo de uma refinaria, onde o petróleo é aquecido em altas temperaturas e, com a evaporação, dá origem a diversos subprodutos. Vamos conhecê-los?
Gasolina
Esses produtos são usados como matéria-prima para a fabricação de muitos outros, como roupas e sapatos, colchões, embalagens para alimentos e medicamentos, brinquedos, móveis e eletrodomésticos, fertilizantes, carros, aviões e até xampus e cosméticos.
Nós, alunos do quarto ano, tivemos uma aula prática para conhecer alguns desses derivados do petróleo:
Foi muito legal poder tocar no petróleo de verdade e conhecer alguns desses derivados que a tia tanto falava, mas não sabíamos ao certo como eram.
2- Impactos do uso excessivo do petróleo
Nas últimas décadas, o meio ambiente tem sofrido os impactos do consumo excessivo do petróleo. Consumo esse que resultou, sim, em facilidade e progresso para a sociedade humana, mas que também tem impactado de forma negativa as outras formas de vida que coabitam conosco no Planeta. Somos nós também parte do meio ambiente, que não está apenas para nosso usufruto. Com o uso em excesso, temos causado poluição em larga escala, não somente com a queima de combustíveis, que geram poluição atmosférica (e com isso o aumento significativo da temperatura da Terra, o famoso aquecimento global) mas também com o lixo- plástico, têxtil, industrial e cosmético. Além disso, quando o petróleo é extraído sem os devidos cuidados, pode cair no mar e causar um acidente grave, chamado "maré negra", causando devastação dos ecossistemas marinhos e costeiros.
3-DESASTRES AMBIENTAIS ENVOLVENDO O PETRÓLEO
Nós pesquisamos se houveram outros desastres ambientais envolvendo o vazamento de petróleo no mar além do que já havíamos estudado, o desastre no Nordeste e Sudeste do Brasil em 2019.
Descobrimos que houveram mais 4 desastres em outros países ao longo da história. São eles:
Exxon Valdez (1989): Um petroleiro colidiu com rochas na costa do Alasca, causando o derramamento de 40 milhões de litros de petróleo que contaminaram 2.000 km de praias e mataram mais de 100.000 aves.
Guerra do Golfo (1991): Militares iraquianos lançaram mais de 1,36 milhão de toneladas de petróleo no Golfo Pérsico, um desastre intencional com efeitos a longo prazo na região.
Prestige (2002): O naufrágio de um petroleiro na costa da Espanha causou o vazamento de 10 milhões de litros de óleo, contaminando 700 praias e matando mais de 20.000 aves.
Deepwater Horizon (2010): O maior desastre do século, um vazamento de 780 milhões de litros de petróleo no Golfo do México, que resultou na morte de trabalhadores e causou danos severos à fauna e flora local.
Nem sempre são acidentais, muitos deles são provocados pela ganância e pela imprudência humanas.
Depois de toda essa pesquisa, discutimos e conversamos muito.
algo precisa ser feito e precisa começar por nÓS:
Nossas atitudes,
nossas pequenas escolhas diárias.
O que nós, crianças, podemos fazer?
Como podemos ajudar nosso Planeta que pede por socorro?