Nas aulas da professsora Vívian, estávamos aprendendo sobre os métodos de separação de misturas. Ela nos apresentou a destilação fracionada e explicou que por esse método é que o petróleo é refinado, e dele sai várias substâncias que usamos no nosso dia a dia.
Quando aquecido em diferentes temperaturas nas torres de destilação, obtem-se um produto derivado de petróleo de cada bandeja.
Conversamos sobre esses produtos e descobrimos que usamos mais petróleo do que imaginamos... Ele faz parte do nosso dia a dia: andamos de carro, compramos brinquedos de plástico, usamos shampoos, cremes hidratantes, e acredite... até mesmo no no chocolate podemos encontrar derivados do petróleo!
Saiba mais sobre o petróleo no chocolate (1) .
Por último, falamos dos impactos que o consumo exagerado do petróleo tem causado ao meio ambiente: poluição da atmosfera, resíduos sólidos que vão para o solo e para os rios e mares, aquecimento global. Também os conflitos entre os países para extrair e vender o petróleo. E os desastres que ocorrem quando há acidentes e o petróleo cai no mar.
Assistimos a um documentário: Vida sob o Mar do Petróleo(2), produzido pela WWF-BRASIL e lançada no youtube, que mostrou os impactos do derramamento criminoso de petróleo ocorrido em 2019 em mais de 2 mil quilômetros pela costa brasileira.
O documentário mostrou como as pessoas se articularam para tentar impedir que as manchas de óleo chegassem às praias e aos manguezais, também mostrou os animais marinhos sendo resgatados, mas nós descobrimos que muitas formas de vida morreram com esse desastre, e que levará muitos e muitos anos para que a natureza se recupere por completo da contaminação que esse triste incidente causou.
Ficamos sensibilizados com tanta devastação. Vimos que temos contribuído para a devastação do Planeta quando não pensamos muito bem nas coisas que compramos. Adotando alguns pequenos hábitos diários nós podemos sim fazer a diferença, mas precisamos viver com mais consciência.
A consciência de que não estamos aqui sozinhos, que outros seres vivos dependem de nós e nós deles, que dependemos da terra e da água e de que juntos podemos encontrar o equilíbrio, nos fez pensar em
como diminuir os impactos do uso excessivo do petróleo?
Assim surgiu o nosso subtemA.