O que foi o Cubismo?
Quando?
O movimento cubista surgiu no ano de 1907, posteriormente sendo dividido em 3 fases ao longo do início do século XX. Desse modo, o Cubismo se iniciou em um contexto histórico marcado por inovações tecnológicas, quebra do pensamento tradicional e tensões políticas.
Onde?
Sendo o primeiro movimento das Vanguardas Europeias, o Cubismo teve sua origem na França, de onde se expandiu para o restante da Europa e eventualmente para o resto do mundo, incluindo o Brasil.
Quem?
Surgindo a partir da obra Les demoiselles d'Avignon do famoso artista Pablo Picasso, o Cubismo foi praticamente inventado por Picasso e o escultor e pintor francês Georges Braque.
Fases do Cubismo
Sendo a primeira fase do Cubismo, ocorrendo entre os anos de 1907 e 1909, a fase cezaniana recebe esse nome por conta da grande influência do artista francês Paul Cezanne. Foi nesse período em que os artistas começaram a simplificar formas e a representar figuras dispostas em um mesmo plano. As obras dessa fase foram marcadas por seus planos largos, simples e volumétricos.
Autorretrato | Pablo Picasso
FONTE: Galeria Nacional de Praga
Já entre 1909 e 1912, fase analítica foi marcada pela tentativa de representar todas as perspectivas possíveis de uma figura simultaneamente. Além disso, essas obras também foram marcadas por um uso bastante moderado das cores, tendo uma paleta voltada ao monocromatismo, pela decomposição das figuras e pela condensação de planos.
Retrato de Daniel-Henry Kahnweiler Pablo Picasso
FONTE: Representação fotográfica Daniel-Henry
Diferentemente de sua antecedente, a fase sintética foi marcada pelo uso de múltiplas cores nas obras. Sem falar da implementação do método de colagem, que consiste basicamente em fixar objetos físicos às obras. Essa fase ocorreu entre os anos de 1912 e 1914.
Homem no Café | Juan Gris
FONTE: Ibiblio
Jogo de combinações das fases cubistas
Clique no botão azul abaixo e jogue um jogo de combinação relacionando cada obra apresentada com sua respectiva fase cubista.
Principais artistas
FONTE: Fotografía de Pablo Picasso
Pablo Picasso foi um artista multifacetado, sendo pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo, que viveu a maior parte de sua vida na França. Junto a Georges Braque, ele deu início ao Cubismo com sua obra Les demoiselles d'Avignon.
FONTE: Fotografia de George Braque
1882 - 1963
Juntamente a Pablo Picasso, o pintor e escultor francês Georges Braque "fundou" o cubismo no início do século XX.
FONTE: Fotografia de Juan Gris
1887 - 1927
Juan Gris foi um dos mais famosos artistas cubistas espanhóis que deixaram sua marca no movimento, exercendo uma grande influência em Paris.
Galeria de Picasso
FONTE: Infoescola
Guernica
Uma da obras mais conhecidas de Pablo Picasso, Guernica retrata a dor das pessoas da cidade de mesmo nome devido ao bombardeio ocorrido durante a guerra civil espanhola.
Com ela, Picasso pretendia conscientizar o mundo a respeito do sofrimento causado pelas guerras, justificando a escolha do preto e do branco na obra.
A pintura também traz a presença de vários personagens que se tornaram bastante conhecidos ao longo do tempo por trazer expressões de sofrimento e dor muito próximas da realidade.
FONTE: Cópias de Arte
A principal obra cubista de Picasso é a "Les demoiselles d'Avignon". Sendo a primeira obra cubista a existir, foi ela que deu origem ao Cubismo.
A cena retratada tem como inspiração o interior de um bordel, onde há cinco personagens na composição, todas nuas, com seus corpos cinzelados e com seus rostos esquemáticos.
FONTE: Cópias de Arte
O Acordeonista
Pintada por Pablo Picasso em 1911, essa pintura monocromática se trata de um homem tocando acordeão, como o próprio nome já diz.
Picasso utilizou figuras tridimensionais em um ambiente bidimensional para trazer inquietação ao espectador.
Galeria de Braque
FONTE: BERNARD Philip
Ao passar o verão de 1908 em L'Estaque, na França, Braque criou uma série de obras cubistas que acabaram por chamar a atenção de Louis Vauxcelles, que criticou suas características usando o termo "cubista", assim dando origem ao nome do movimento.
FONTE: Todamateria
Violino e Cântaro
Com essa obra, Braque apresenta as duas peças chaves da composição, como se fossem vistas por um espelho estilhaçado, estando multifacetados mas ainda reconhecíveis. A maior preocupação de Braque nessa obra foi com as linhas da composição, deixando a cor reduzida aos tons terrosos e aos cinzas.
FONTE: Replicarte
Garrafa e Peixes
Com essa obra, Braque retratou uma garrafa e peixes fragmentados sobre uma mesa, procurando formar algo parecido a uma grade de planos. O tema doméstico e a tonalidade sombria da obra podem ser vistos como uma reação contra os matizes luminosos e a livre expressão das pinturas fauvistas anteriores de Braque.
Galeria de Gris
FONTE: School of the Art Institute of Chicago
Essa obra consiste em um retrato de Pablo Picasso feito por seu amigo Juan Gris, utilizando diversas características cubistas como a fragmentação, o uso de formas geométricas e uma paleta de cores que tende ao monocromatismo.
FONTE: Santhatela
The Bottle of Anís del Mono
Nesta obra, Juan Gris experimenta a verdade e a ilusão da representação, usando elementos da vida cotidiana dentro da pintura; esses elementos, além de colocar em dúvida o papel da pintura como ilusionista, introduzem referências a situações reais e signos linguísticos no quadro.
FONTE: Wikiart
Guitar and Pipe
Juan Gris pintou Guitar and Pipe em 1913, um ano crucial em seu desenvolvimento artístico. Além de adotar uma paleta mais colorida, Gris desenvolveu um sistema inovador de faixas sobrepostas.
Jogo da memória dos pintores e obras
Clique no botão azul abaixo e jogue o jogo da memória para relacionar cada pintor apresentado com sua respectiva obra.
Escritores Cubistas
A literatura cubista, considerada uma precursora do concretismo, é caracterizada pela fragmentação, pelo nonsense, pela instantaneidade, simultaneidade, desintegração do real, e pelo não descritivismo e antissentimentalismo.
Guillaume Apollinaire, sendo o principal idealizador desse estilo literário na Europa, lançou seu manifesto sobre a poesia cubista em 1913. Além dele, também houveram inúmeros poetas europeus que aderiram ao cubismo, como os que estão a seguir.
<<< Retorne para a página inicial
Doutor Jerson Dias, 175
Estiva - CEP 37500-279
Itajubá/MG
Tel.: (35) 3623-1877