Organizações humanitárias em itajubá

Instituições e suas ações 

Irmãos de Rua

O projeto Irmãos de Rua foi idealizado, em 2002, por Andréa Bastos e voluntários, com intuito de fornecer alimentação para pessoas em situação de rua. O projeto conta com um "bazar solidário" que possui o objetivo de arrecadar verba para a compra de mantimentos. 

PESSOAS ATENDIDASem média 80 pessoas por dia.

CONSIDERAÇÕES: Carecem de doações da comunidade e não possuem instituições mantenedoras.  

Localizado em R. Dr. Hoffman, 117 - Morro Chic, Itajubá - MG, 37500-086. 


a]

CAIDI

O Centro de Apoio e Integração do Deficiente de Itajubá "Anísio Cândido Ferreira", é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1994,  que trabalha de forma expressiva em Itajubá e região, na integração e inclusão das pessoas com deficiência. Sua missão é resgatar a auto-estima, promover a inclusão, a autonomia e a independência das pessoas com deficiência, oferecendo-lhes os apoios necessários para seu desenvolvimento em todos os âmbitos. Por ser uma entidade filantrópica, sobrevive com trabalhos voluntários e doações , envolvidas com teledoações e projetos de fidelidade para doações mensais. Em momentos de eventos fora do cotidiano, recebem apoio de empresas e da prefeitura para espaço e alimentos.
Em média, atendem 50 pessoas por semanas que, em sua maioria, são deficientes visuais, intelectuais e com deficiências múltiplas.
Suas atividades se concentram em artesanato, práticas educativas para vidas independentes, capoterapia, ensino de Braille, orientação e mobilidade, informática e tecnologias, coral e música. O projeto está a procura de profissionais para ajudar a exercer suas atividades. 

Localizado em R. José Corrêa Cardoso, 240 - Varginha, Itajubá - MG

Telefone: (35) 98445-8067 

ANJOS DA LUZ

Fundada no dia 04/09/2008, a organização busca realizar ações sociais visando ao desenvolvimento humano, à ampliação da consciência de cidadania e à inclusão social de famílias, instituições e de grupos prioritariamente identificados como de risco e/ou de vulnerabilidade social. 

Localizada na Rua Feliciano Rodrigues Simões, 38. 

Grupo SOS Aids

Criado em 1999 pelo então vereador Dr. Ricardo Mello, o grupo busca oferecer apoio aos portadores do vírus HIV. Com isso, visa atender às necessidades financeiras, psicológicas e médicas. O Grupo SOS Aids sobrevive a partir de  doações e conta, para seu funcionamento, com a ajuda de voluntários.

Localizado na rua José do Patrocínio, 23 - bairro Varginha | Itajubá - MG.

Telefone: 3621-1303

Viva Vida

Fundada em 11/07/2003, a organização Viva Vida Itajubá, oferece ajuda aos portadores de AIDS e/ou câncer, doando materiais indispensáveis para sua recuperação, além de carinho e atenção. Em outras palavras, não somente tratamento, mas também prevenção. Dessa forma, é possível minimizar o sofrimento. 

Mais do que apenas a doação de aspectos materiais, o intuito do trabalho é a expressão da disponibilidade dos envolvidos para o apoio dos pacientes atendidos pela instituição.  

Localizado na Rua José Marques Duarte, Nº 260, Boa Vista.  

Lar da Providência

A Associação Protetora dos Pobres, popularmente conhecida como Lar da Providência, foi criada em 1975 e atua como uma instituição de longa permanência para pessoas de terceira idade necessitadas. Hoje, o asilo abriga 65 idosos e conta com 42 funcionários e diversos voluntários que auxiliam tanto no atendimento e suporte quanto na doação de itens. O Lar oferece seis refeições diárias aos assistidos, além de serviços como auxílio médico, assistência social, terapias ocupacionais e atendimento psicológico.

PESSOAS ATENDIDAS: 63 idosos.

CONSIDERAÇÕES: Carecem de doações da comunidade e não possuem instituições mantenedoras. 

Localizada na Rua Abel do Santos, N°162, Bairro Avenida.

Telefone: (35) 98825-4110

APAE

O início da APAE em Itajubá se deu em meados de 1968, começando a funcionar em 03/03/1969 e tendo sua inauguração oficial em 15/03/1969, época em que eram atendidas cerca de 47 pessoas com deficiência. Em março de 2019 a APAE comemorou 50 anos de fundação, atendendo cerca de 700 pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A APAE tem como missão contribuir para a transformação da vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, promovendo ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e à construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Localizado na Rua Florival Xavier - 44, Centro.

Outras instituições do município de Itajubá/MG

Sebastião Salgado teve como um de seus maiores objetivos permitir e dar visibilidade às ONGs no mundo, para que todos possam valorizar e entender sua importância. Voltando à reflexão feita no início do site, precisamos fazer o mesmo com a nossa realidade. A fotografia tem o poder de dar voz e denunciar aquilo que é registrado. Muitas pessoas não têm ideia de que existem mais de 20 instituições e ONGs na própria cidade; nós mesmos ainda não conhecemos todas. Mas queremos mudar isso, dar voz para que todos sejam ouvidos. Então, desenvolvemos um projeto social para promover visibilidade e ações sociais dentro de algumas instituições em Itajubá, como mostrado na próxima página.

Praticando...


Que tal praticar um pouco mais sobre as Instituições Sociais de Itajubá? 


Bom jogo!

Conhecendo as instituições e, principalmente as presentes em Itajubá, traçamos nossa proposta de intervenção com o intuito de trazer alguma forma de ajuda para as instituições humanitárias menos conhecidas da cidade.