Proposta de Intervenção

Nosso Objetivo 

         Inspirados por Sebastião Salgado, renomado fotógrafo, nosso objetivo é dar visibilidade a organizações menos conhecidas de Itajubá, como Irmãos de Rua, e compreender melhor suas ações, a fim de sensibilizar e conscientizar os visitantes da Feira do Conhecimento presencial e digital, por meio da arte da fotografia e valorizar um trabalho de suma importância, voltado para os Direitos Humanos e para a vida das pessoas marginalizadas. 

TRAJETÓRIA DA M22

1) PESQUISA

Cientes de que existem mais de 20 instituições de ajuda humanitária em Itajubá, criamos uma pesquisa com o objetivo de  analisar e afunilar as opções para serem trabalhadas futuramente.

2) OBTENÇÃO DE DADOS

Com esse formulário, enviado para mais de 40 alunos,  constatamos que há pouco conhecimento sobre instituições voluntárias. Tendo consciência de que esses grupos atualmente têm pouco reconhecimento, foram tomados como nosso objeto de pesquisa

3) RESULTADOS

Tendo consciência de que esses grupos atualmente têm pouco reconhecimento, tomamos eles como nosso objeto de pesquisa

4) APROFUNDAR

No processo de aplicação da pesquisa cujos dados foram detalhados acima e no próprio contexto do Curso G9, foi possível identificar instituições que sequer tinham sido identificadas pela pesquisa. Além disso, algumas instituições identificadas tinham caráter diverso de trabalho do que a equipe considera como o que mais necessita de apoio no momento (algumas instituições hoje são mantenedoras de diferentes estabelecimentos de ensino e outras converteram suas ações para outras áreas, como apoio espiritual).  Diante desse cenário, a equipe buscou entender que outras instituições poderiam ser objeto de apoio, como foi o caso da instituição Irmãos de Rua. 

Ao longo do processo de desenvolvimento da Feira do Conhecimento, as turmas de 5º ano do Ensino Fundamental I receberam a visita de uma das voluntárias da instituição para uma palestra. Identificado que a Irmãos de Rua, organização que trabalha fornecendo alimentos a moradores de rua, permitia a articulação dos interesses e subtemas – as turmas do 5º anos trabalham com a questão da fome e nossa equipe, como já dito, dar visibilidade às instituições sociais de Itajubá menos conhecidas – optamos por desenvolver um projeto piloto de nossa campanha junto à instituição. 

Nesse primeiro momento, planejamos uma intervenção junto à instituição conhecendo suas necessidades do ponto de vista dos voluntários, o que foi feito através de uma palestra, e também de modo concreto, realizando uma ação junto ao público atendido, o que aconteceu no dia 01/09/23, o que foi registrado através de fotografias que, durante a etapa presencial da Feira de 2023, serão utilizadas para divulgar a Irmãos de Rua.

5) AGIR EM PARCERIA

Além das visitas e fotografias, o fato de nossa proposta realizar ações voluntárias, articula nosso trabalho ao desenvolvido pelo G9 Social de diversas formas. A exemplo do que fez Sebastião, não vamos somente tirar fotos, vamos nos envolver e realmente entender cada instituição, conhecer seus ideais, objetivos, ações e, principalmente, suas necessidades. 

Para a sequência de nosso trabalho, a partir de nosso projeto piloto, planejamos dividir nossa turma em 4 grupos para, até o final do ano, trabalhar com uma instituição, agendando visitas e reuniões. Desse modo, temos como objetivo fotografar as ações de cada grupo, visto o papel sensibilizador que essas fotografias podem propiciar e, ao mesmo tempo, elaborar planos para que, na sequência das ações do G9 Social no ano de 2024, seja possível um trabalho de continuidade do suporte às instituições que mais necessitam.

Para além do assistencialismo, e articulados ao G9 Social e a projetos da escola, temos a intenção de realizar as mais diversas ações como o desenvolvimento de identidades visuais para as instituições, criação de sites e projetos envolvendo grupos de alunos e projetos do G9 para ensinar habilidades como dança, cultivo de hortaliças, robótica, xadrez, esportes, bem como promover eventos envolvendo a equipe do bazar solidário, teatro e orquestra. 

Ao terminar de elaborar a nossa proposta de intervenção, agora, faremos uma breve conclusão sobre o assunto discutido anteriormente.