Médicos sem Fronteiras E A CRUZ VERMELHA

Médicos Sem Fronteiras

Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) surgiram em 1971, sendo criada por jovens médicos e jornalistas franceses após um conflito armado em Biafra, que ocorreu na Nigéria de 1967 a 1970.  Nesse conflito, esse grupo de jovens se voluntariou e entrou em estado choque pela falta de assistência médica e condições extremas da população afetada. 

Desde então, ela tem como objetivo levar cuidados de saúde até pessoas que vivem em territórios desolados por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem acesso a cuidados médicos básicos.

FONTE: MSF Brasil

FONTE: MSF Brasil

Atuação no Brasil

Em 1991, os Médicos Sem Fronteiras chegaram ao Brasil para tratar uma epidemia de cólera que estava acontecendo na Amazônia. Diversas comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas foram atingidas pela doença que, pela sua distância da região urbana, tornaram-nas ainda mais vulneráveis. Após a tratamento dessa epidemia, os Médicos Sem Fronteiras fundaram um escritório no Rio de Janeiro, expandindo suas ações no Brasil até os dias atuais.

Confira seu papel na sociedade...

FONTE: MSF Brasil

Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha foi fundada em 1863 pelo empresário suíço Henry Dunant, após o mesmo testemunhar a condição de vida horrível dos cidadãos de Solferino durante a Segunda Guerra de Independência da Itália, ocasionadora da Batalha de Solferino. Durante esse conflito, Dunant se espantou com o número de habitantes feridos e a falta de assistência médica para eles, o que o fez organizar voluntários da região para cuidar dos feridos, mesmo se fossem inimigos e pediu suprimentos e assistência das comunidades vizinhas. 

Ela foi concretizada em 1864 após a Convenção de Genebra, que estabeleceu os princípios básicos para o tratamento dos feridos em tempos de guerra. Daí em diante, a Cruz Vermelha vem desempenhando um papel importantíssimo na prestação de assistência humanitária em todo o mundo.

FONTE: Cruz Vermelha Brasileira

Atuação no Brasil

No Brasil, em 1907, o Dr. Joaquim de Oliveira Botelho se inspirou no que a Cruz Vermelha havia realizado nos outros países do mundo e promoveu, em 17 de outubro do mesmo ano, uma reunião para o lançamento das bases de organização da Cruz Vermelha. Para concluir sua fundação, houve outra reunião em 5 de dezembro de 1908 que aprovou os Estatutos da Sociedade,  que promove ações de socorro voluntário para vitimas principalmente, de conflitos armados.

FONTE: Cruz Vermelha Brasileira

Confira seu papel na sociedade...

Principais Princípios 

Independência

As instituições não estão atreladas a nenhum governo, poder politico ou religioso e é financiada por doações, portanto possuem total liberdade de ação e decidem onde, como e quando atuar em determinada área com base em uma avaliação sobre a necessidade do local.  

Imparcialidade

Tanto a Cruz Vermelha como o Médico sem fronteiras são totalmente imparciais, pois oferecem assistência a qualquer individuo que necessite  sem o discrimina- lo por sua raça, religião ou gênero .

Transparência

As instituições sempre prestam contas à sociedade e aos doadores, gerando relatórios financeiros e deixando clara a origem e finalidade dos recursos recebidos. Ambas também prezam pela transparência com seus pacientes, informando-os sobre sua conduta de atuação. 

Neutralidade

Em situações de hostilidade, ambas instituições não tomam partido. Sua neutralidade é possibilitada por sua total independência financeira de partes envolvidas em conflitos.

Ética médica

O trabalho de ambas as instituições é baseado nas regras da ética médica,  elas referem-se ao conjunto de princípios que orientam a conduta dos médicos envolvendo a responsabilidade de fornecer cuidados de saúde de qualidade, respeitar a autonomia dos pacientes  e manter a confidencialidade.

Registros Fotográficos 

Fonte: Sebastião Salgado | Contacto

Em  Goma, altas taxas de mortalidade eram registradas a cada dia. Para ajudar na redução dessas taxas, os Médicos Sem Fronteiras trabalharam para melhorar o fornecimento de água e controlar as epidemias de cólera e disenteria.


No povoado de Biaro, a Cruz Vermelha do Zaire faz a contagem de todos os órfãos trazidos pelos rebeldes de Kaliba: mais de mil crianças. 


Fonte: Sebastião Salgado | Contacto 

Principais Contribuições

com as ações da MSF e da CV

O "humanismo" dos projetos de Sebastião se encontra com o "humanitarismo" das instituições internacionais, cuja atividade depende de campanhas.

A imagem fotográfica desempenha um papel fundamental na sensibilização das consciências e na mobilização das boas vontades.

Praticando...


Que tal praticar um pouco mais sobre as ações do Médico sem Fronteiras e da Cruz Vermelha


Bom jogo!

E agora, para continuarmos explorando as instituições humanitárias que são mais ligadas à Sebastião Salgado, a próxima página irá abordar as instituições UNICEF e ACNUR.