A FOTOGRAFIA DE SEBASTIÃO SALGADO

Espelho da Realidade


Introdução

A Feira do Conhecimento do Curso G9 de 2023 proporcionou, a partir de uma análise profunda sobre o que torna as fotografias de Sebastião Salgado tão influentes e carregadas de significado, uma reflexão da Turma M22 (2o Ano do Ensino Médio) sobre temáticas sociais e a falta de visibilidade de diferentes organizações de voluntariado. Na análise detalhada de diferentes obras do autor tais como: "Trabalhadores", "Êxodos", "Gênesis", "Outras Américas", "O fim da Pólio" e "Sahel", os mais diferentes aspectos instigaram interesses. Como método, a equipe optou por selecionar 02 (duas) fotos de cada livro que representassem diferentes temáticas. Num processo dinâmico, toda a turma refletiu sobre temas como: morte e religião (Outras Américas), condições de trabalho em diferentes partes do globo (Trabalhadores), massacres e perseguições étnicas (Êxodos), entre outros. Nesse caminho, a equipe entendeu que uma das questões mais importantes presente nas obras do fotógrafo é dar voz àqueles que não podem se expressar por si mesmos.

No âmbito da Feira, buscamos aprofundar o estudo sobre as instituições humanitárias de Itajubá e, principalmente,  identificar aquelas que, dentre elas, são as menos conhecidas. Assim, a exemplo do que Salgado proporcionou a organizações como Médicos Sem Fronteiras, Cruz Vermelha, Unicef e Acnur, nosso objetivo materializou-se sob o subtema: Visibilidade, auxílio e esperança: o olhar humanitário. 



M22

Feira do Conhecimento | 2023

Curso G9


TEMA

"A Fotografia de Sebastião Salgado: Espelho da Realidade"


SLOGAN

"O olhar revelador do outro"


SUBTEMA | TURMA M22

"Visibilidade, auxílio e esperança: o olhar humanitário"

FONTE: El País

FONTE: El País

FONTE: El País

Ao promover essas discussões e análises, almejamos proporcionar uma compreensão mais ampla e significativa da importância das fotografias de Sebastião Salgado e como elas têm o poder de sensibilizar, mobilizar e transformar nossa percepção sobre questões humanitárias e sociais. Por meio desse estudo, buscamos também enaltecer o papel da arte e da fotografia como ferramentas de mudança e inspiração, capazes de promover um olhar mais empático e consciente sobre o mundo à nossa volta, assim como Sebastião fez com as instituições MSF, CV, UNICEF, ACNUR. Com seu apoio, ele pôde chegar a lugares que sem elas não poderia acessar, conseguindo realizar projetos que mais tarde proporcionaram visibilidade e divulgaram as ações humanitárias das mesmas, levantando a preocupação de valorizar o ser humano em seus projetos ao encontro do humanitarismo das instituições que estudamos. 

Feira do Conhecimento | Curso G9 | 2023

INICIANDO OS TRABALHOS

Para melhor compreensão sobre a formação da imagem e da propagação retilínea da luz, desenvolvemos uma câmera escura. O estudo dessa câmera permite compreender os conceitos ópticos que servem como base para a crição de imagens fotográficas. 

FONTE: Kleber Nogueira

Explore outros conteúdos da Feira do Conhecimento 

<<< Retorne para a página inicial  

Av. Doutor Jerson Dias, 175

Estiva  - CEP 37500-279

Itajubá/MG

Tel.: (35) 3623-1877

Para começarmos o assunto, iremos contar mais sobre as instituições humanitárias mais ligadas a Sebastião Salgado, começando pela Cruz Vermelha e Médicos Sem Fronteiras.