Manuelai Camargo, é soprano-dramático. Sua voz versátil aliada a harmoniosa expressão corporal e clareza de dicção, se prestam à qualquer gênero e língua, mas por vocação pessoal servem à música de câmara brasileira, que divulgou em inúmeras récitas no Brasil, Uruguai, México, Espanha e EUA.
Realizou turnê de 130 concertos em todos os estados brasileiros pelo projeto SESC Sonora Brasil 2013-14, integrando o Duo Cancionâncias (desde 2007), com o qual gravou o Cd Saudades, programas de TV (Partituras TV Brasil, Som na Concha TVE-MS, etc), recebeu prêmios (V Concurso Museu Villa-Lobos 2008 e Circuito das Artes da SEC/RJ 2011), tocou no Viradão Carioca, VII Festival da América do Sul, VII eXIII Mostra de Violões Fred Schneiter, 46 Festival Villa-Lobos e no Teatro do Amazonas e realizou turnês pelo México (2012) e Estados Unidos (2016), onde atuou no GFA International Convention (Denver 2016), um dos maiores festivais de violão do mundo.
Iniciou seus estudos de canto em Porto Alegre (RS) com Maria Helena Schneider, continuadosposteriormente com Ida Weisfeld, José Cláudio Moreira e com o renomado Juan Carlos Gebelin, em Montevidéu, por quatro anos e complementados por masterclasses com Ignácio de Nonno (RJ) e Martha Herr (EUA).
Em 2004, graduou-se no Bacharelado em Canto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob a orientação de Silvia Carvalho e em 2010 concluiu o curso de Mestrado em Etnomusicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação de Regina Meirelles. Também é bacharel e licenciada em História (UFRGS) o lhe ajuda na pesquisa e contextualização musical.
Foi professora substituta de canto na Escola de Música da UFRJ em 2018.