Formado em 2007, o Duo Cancionâncias está comprometido com a democratização da música clássica, principalmente brasileira, por meio de abordagens inovadoras e acessíveis a todos os públicos, independentemente de seu conhecimento musical.
O Duo se baseia na crença de que música é uma linguagem universal compreendida por todos, ainda mais quando facilitada pelos artistas. Em outras palavras, fica ao encargo dos músicos se adaptarem à plateia – e nunca o oposto.
Durante suas performances, o Duo Cancionâncias realiza ações como explicações contextualizadas (de aspectos técnicos, históricos e subjetivos do programa), contação de histórias, interpretações cênicas e seleção de repertórios temáticos afim de conquistar novos ouvintes.
Pós-graduados em música, Manuelai (Mestre em Etnomusicologia, UFRJ) e Cyro (Doutor em Artes, USP) também pesquisam os tesouros da música brasileira – geralmente desconhecidos do grande público. Nesses últimos 10 anos, reuniram um repertório com centenas de obras, transcritas e encomendadas, cobrindo um amplo panorâma temporal e estilístico da música erudita e popular nacional.