PROJETO CAMINHANDO JUNTOS - PROCAJ

UMA INSTITUIÇÃO PARCEIRA DO

O Projeto Caminhando Juntos tem atuação em 4 municípios e 31 comunidades rurais ligadas a estes.

As cidades de Diamantina, Datas, São Gonçalo do Rio Preto e Felício dos Santos integram o eixo diamantífero do Alto Vale Jequitinhonha, tendo suas histórias marcados pela cultura garimpeira e também pela utilização da mão de obra escrava. Esse contexto histórico de exploração ainda se reflete nas relações sociais e são a raiz de muitos problemas que a instituição visa amenizar com sua atuação.

Através de um diagnóstico rápido participativo (DRP), realizado pela instituição em 2016 com as famílias atendidas foi evidenciado um grande número de mulheres chefes de família e maioria da população negra e com baixa escolaridade. As principais fontes de renda são as aposentadorias dos mais velhos, programas compensatórios do Governo Federal (Bolsa Família), agricultura de subsistência e faisqueira (garimpo manual clandestino).

Entre os principais riscos sociais que os atendidos por essa instituição estão submetidos se destaca a grande desigualdade de gênero, sobretudo na divisão do trabalho doméstico, onde muitas vezes as meninas assumem prematuramente responsabilidades de trabalho doméstico e cuidado dos irmãos menores apenas em função do seu gênero. As crianças ainda são expostas a situações de machismo em relação a suas mães e demais mulheres da família, vivenciando desde muito novas experiências de violência física, psicológica e demais tipos de opressão, incidência de envolvimento dos pais em uso abusivo de álcool e entorpecentes, tráfico de drogas, trabalho infantil, situações de abandono, insegurança alimentar, violência e abuso sexual contra a criança e discriminação quanto à orientação sexual, assunto que se apresenta de forma velada e discriminatória.