Comunidades Quilombolas de Diamantina e a parceria com o Projeto Caminhando Junto - PROCAJ
O Projeto Caminhando Juntos têm 21 anos de fundação, ao longo da sua história vem atuando junto a algumas comunidades quilombolas de Diamantina, prestando trabalho social e desenvolvendo projetos e apadrinhamento de crianças, elevando a autoestima dos quilombolas.
Meu nome é Mariângela Alves, sou educadora social no PROCAJ, natural do quilombo Vargem do Inhaí, minha família já foi escrita no projeto, inclusive fui uma das crianças apadrinhada. Sendo realizado um importante trabalho do PROCAJ nos diversos quilombos de Diamantina, promovendo assim, o apoio a autonomia dos quilombolas.
Diamantina tem sua história marcada pelo trabalho de negros e negros escravizados no garimpo. Com várias histórias de luta e resistências que buscavam sua liberdade. Uma destas organizações são as comunidades quilombolas, sendo hoje reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares as comunidades Mata dos Crioulos, Vargem do Inhaí e Quartel do Indaiá, e o quilombo de São João da Chapada que se auto reconheceu remanescente de quilombo com a contribuição da PROCAJ e espera seu reconhecimento.
Estas comunidades são ricas em cultura, como danças, cantos, línguas, culinárias e artesanato, que vamos apresentar nas próximas postagens. Buscando com nossas parcerias com o Childfund Brasil e o “Projeto Desfazendo Nós e Refazendo Laços” apoiado pelo Criança Esperança, valorizar e apoiar as comunidades. Já foram realizados vários projetos ao longo dos anos que também serão apresentados, sendo alguns deles a título de exemplo, apoio às atividades da escola de São João da Chapada, apoio na certificação de São João da Chapada, apadrinhamento das crianças quilombolas, produção de cosméticos e roupas organizados pelos quilombolas.
Esperamos todos vocês para acompanhar nosso trabalho junto com os quilombos de Diamantina que tem muitas histórias para contar e compartilhar, história de resistência, vitórias desafios e amor.
Logo, seguimos neste apoio mesmo no período de pandemia com doação de cestas básicas, produtos de limpeza e máscaras para as famílias inscritas no PROCAJ e esperamos contribuir com os quilombos e levar informações importantes para as sua autonomia e desenvolvimento.