Neste modelo logístico, aplicável somente a fornecedores que estão localizados em São Paulo, a Privalia envia aos fornecedores parceiros os pedidos de compra de cada um dos clientes, em conjunto com os pedidos de compra consolidados, com o total de produtos vendidos durante a Campanha.
O fornecedor parceiro será responsável, então, pela separação e embalagem, de cada pedido de cliente, diretamente em seu armazém, não havendo, portanto, qualquer envio de produto para os Centros de Distribuição da Privalia.
Após a separação de todos os pedidos de clientes, o fornecedor parceiro disponibiliza a carga para ser coletada, ou a entrega no hub das transportadoras indicadas pela Privalia, conforme agendamento informado pela Privalia.
Continua sendo de responsabilidade da Privalia, realizar a entrega dos pedidos aos clientes e fazer a gestão dos transportadores.
Abaixo vemos o fluxo esquemático deste modelo:
1. Vantagens do modelo Dropshipping
A realização da separação, embalagem e expedição dos pedidos de clientes diretamente do armazém do fornecedor parceiro, eliminando o trânsito de produtos até os CDs da Privalia, apresenta inúmeras vantagens, entre elas:
REDUÇÃO DO PRAZO DE ENTREGA = MAIS VENDA: reduzindo o tempo de transporte e de processos, nos CDs Privalia, os clientes recebem os produtos mais rápido, o que melhora a satisfação e consequentemente incrementam as vendas;
REDUÇÃO DO CUSTO DO FRETE: neste modelo não é necessária a entrega dos produtos nos CDs da Privalia, resultando em grande economia de frete;
ISENÇÃO DE CUSTO DE INSUMOS SECUNDÁRIOS: como não há necessidade de transporte para os CDs Privalia, elimina-se a necessidade de insumos de transporte, como caixas de papelão, filme stretch, etc;
ISENÇÃO DE CUSTO DE INSUMOS DE EMBALAGEM: todos os insumos de embalagem dos pedidos de clientes são fornecidos pela Privalia;
ISENÇÃO DE CUSTO DE INSUMOS DE EMBALAGEM DE PEDIDO CLIENTE PARA CARGA LEVE : eliminando etapas de transporte e a manipulação ficando somente a cargo do parceiro, que é quem mais conhece os produtos, os riscos de avarias são minimizados;
REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL: eliminando uma etapa do transporte, reduz-se a emissão de gases poluentes na atmosfera;
ELIMINAÇÃO DOS TRANSTORNOS QUE OCORREM NAS ENTREGAS NO CD: os problemas com contratação de transportadoras, agendamento de entregas, atrasos e espera no recebimento, etc. são totalmente eliminados;
ELIMINAÇÃO DOS TRANSTORNOS COM AS TRANSITÓRIAS: os problemas com as divergências entre o que foi faturado e o que foi conferido em nosso recebimento deixam de existir.
Critérios de elegibilidade para atuar neste modelo
Para que não tenhamos risco de impactar o nível de serviço aos nossos clientes, fazemos uma avaliação criteriosa dos parceiros que tenham interesse em atuar nesse modelo.
Os processos de separação de produtos e pedidos deve ser de forma ágil e eficiente, sempre considerando as boas práticas de logística, evitando erros que possam afetar a qualidade do serviço ou a experiência final do cliente. Para isso, é de fundamental importância que o parceiro tenha capacidade instalada e experiência nos processos de “picking” e de embalagem de pedidos para clientes,
O parceiro também deve ter suas avaliações históricas de eficiência nas entregas e pedidos completos (sem rupturas, avarias, peças invertidas etc.) dentro dos padrões estabelecidos pela Privalia.
Além desses pontos, elaboramos um check-list, exemplificado abaixo (a figura não é exaustiva, pois há outros pontos no check-list completo), que nos permite avaliar criteriosamente se o fornecedor parceiro é elegível para um teste inicial de operação neste modelo.
2 Modelo do check list para qualificação do fornecedor
Após análises iniciais, serão realizadas reuniões para alinhamento dos processos logísticos Privalia e qualificação do fornecedor parceiro. A primeira campanha terá acompanhamento operacional de um consultor logístico da Privalia e, ao final da campanha, faremos uma análise de desempenho, de forma a validar a permanência do fornecedor parceiro no modelo.
As etapas e seus respectivos prazos não se alteram em relação aos modelo de Reserva ou Pós-Produção, sendo :
Assim como nos modelos de Reserva e Pós-Produção, serão emitidos pedidos de compra consolidados, segundo os quais o fornecedor parceiro fará o faturamento dos produtos para a Privalia, permitindo a alimentação do estoque Privalia e posterior faturamento dos pedidos para os clientes.
Abaixo vemos um exemplo do pedido de compras consolidado :
Após o recebimento da NF com o faturamento do pedido consolidado, a Privalia faz o faturamento dos pedidos de cada cliente, emitindo as respecitivas NFe e DANFEs, que serão encaminhadas ao fornecedor parceiro, para serem enviadas junto com os pedidos de cada cliente.
Além das DANFEs, serão encaminhados também, em forma de planilha, os dados de cada pedido, para que seja feita a separação e embalagem corretamente, conforme exemplo abaixo :
Os produtos devem ser separados e acomodados nas embalagens de entrega, juntamente com a nota fiscal de venda fixada em local visível. É de responsabilidade do fornecedor, realizar a impressão da DANFE e anexá-la aos pedidos.
Os insumos de embalagem de todos os pedidos, nos casos em que a embalagem original dos produtos não possa ser utilizada, serão fornecidos pela Privalia, como por exemplo :
Flyers e “cangurus”
Caixas de papelão
Fitas gomadas
Plástico bolha
Etiquetas “Frágil”
Airpack
Etc
É muito importante reforçar que os procedimentos de embalagem dos pedidos devem seguir as orientações específicas apresentadas nos capítulos 4: EMBALAGEM E IDENTIFICAÇÃO DE PEÇAS e 5: REFERÊNCIA PARA EMBALAGEM DE PRODUTOS.
Cada pedido embalado deverá receber uma etiqueta de identificação, conforme modelo abaixo, permitindo o correto controle e manuseio pela transportadora.
Para cada campanha, a Privalia agendará com os transportadores selecionados as coletas dos pedidos. O parceiro é o responsável por gerar o arquivo de romaneio, no layout indicado abaixo, para atualizar a quantidade de volumes, após o pedido passar pelo processo de embalagem.
Assim como nos demais modelos, caso haja falhas no cumprimento dos prazos, falta de produtos e/ou problemas de qualidade, o fornecedor parceiro estará sujeito às penalidades abaixo, conforme consta no Capítulo 10 – Tabela para nível de serviço e penalidades, sendo:
No-Show: caso os pedidos não estejam prontos para ser coletados ou não sejam entregues no dia previamente agendado, será aplicada uma penalidade no valor de R$ 350,00 por evento;
Atrasos: além do No-Show, haverá a cobrança de multa por atraso, considerando o prazo inicial previamente alinhado e o prazo real da coleta ou entrega no hub das transportadoras, de acordo com as faixas abaixo:
* Atraso de 1 a 3 dias corridos: Penalidade de 2% sobre o valor total da nota fiscal.
* Atraso de 4 a 7 dias corridos: Penalidade de 3% sobre o valor total da nota fiscal.
* Atraso acima de 7 dias corridos: Penalidade de 5% sobre o valor total da nota fiscal.
Rupturas: a Privalia estabelece uma tolerância de até 0,5% de faltas em relação ao pedido de compras consolidado. Acima deste percentual, será emitida uma penalidade equivalente a R$ 20,00 por peça faltante, avariada, ou diferente do que foi previamente alinhado para venda na campanha.
Ruptura para categoria Móveis: a Privalia estabelece uma tolerância de até 0,5% de faltas em relação ao pedido de compras consolidado. Acima deste percentual, será emitida uma penalidade equivalente a 5% em cima do valor do produto.
Em caso de dúvidas, necessidade de obtenção de informações, sugestões ou mesmo reclamações sobre o entendimento de algum processo, nos contate através dos e-mails planejamento.odp@privalia.com , planejamento.reserva@privalia.com , planejamento.consultores@privalia.com , qualidade@privalia.com , ou através dos seguintes telefones:
(11) 3500-2789 - Privalia SOS - Comercial
(11) 3500-2724 - Privalia SOS - Finanças
(11) 3500-2771 - Privalia SOS - Operações Logísticas.