Nos anos finais do Ensino Fundamental, os estudantes são convidados a mergulhar no universo da programação e do design por meio de projetos significativos, alinhados às demandas do mundo contemporâneo. O aprendizado acontece na prática — de um para um, colaborativamente — fortalecendo vínculos e competências essenciais para o futuro. As atividades estimulam o pensamento lógico, o uso de diferentes linguagens de programação e a exploração de conceitos de eletrônica e desenvolvimento de códigos.
Os estudantes do 6º ano mergulham no universo da literatura e da programação ao transformar a narrativa do livro O Menino no Espelho em games interativos!
Utilizando habilidades computacionais, os alunos desenvolvem seus próprios jogos narrativos, explorando conceitos de storytelling, lógica de programação e design de games.
Para planejar suas histórias, contam com o MirAI, uma inteligência artificial acadêmica criada dentro do Pioneiro, pela equipe de Tecnologia Educacional. Com ele, os estudantes criam seus storyboards de forma inovadora, formulando prompts e perguntas direcionadas, recebendo sugestões e estruturando seus roteiros com mais criatividade e profundidade.
Essa abordagem une literatura, tecnologia e pensamento computacional, tornando o aprendizado dinâmico e engajador!
O Makecode Arcade é uma ferramenta da Microsoft para programação de jogos retrô. A ferramenta possibilita que estudantes de diferentes parte do mundo e faixas etárias tenham acesso a uma linguagem simples, por blocos, mas também entrem em contato com linguagens mais sofisticadas.
Os estudantes são incentivados a criar seu robô controlado, desenvolvendo conceitos da robótica, matemática e lógica de computação. A partir de micromundos e do aprender fazendo eles serão capazes de melhorar suas aprendizagens, atenção, engajamento, interesse e curiosidade.
Nesta jornada os estudantes constroem e análisam soluções computacionais de problemas com a participação de diferentes áreas do conhecimento, de forma colaborativa, aprendendo como integrar os conhecimentos da matemática na prática.
Os estudantes desenvolvem um projeto interdisciplinar que integra Computação e Matemática por meio da construção de carrinhos seguidores de linha programados com microcontroladores. Utilizando a IDE Arduino, os alunos tem contato com ferramentas usadas no mercado, aplicando conceitos de programação, sensores e controle de motores. A atividade promove a conexão entre teoria e prática, estimulando o pensamento computacional, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. O projeto finaliza com a construção de um carro autônomo seguidor de linha e a participação do desafio entre os grupos, valorizando o protagonismo e a autonomia dos alunos em um contexto de aprendizagem significativa.
Robótica Autônoma com IA é um projeto inovador que combina criatividade, tecnologia e resolução de problemas em uma jornada prática de construção e programação de robôs autônomos. Ao longo das aulas, os alunos do 9º ano mergulharam no universo da computação física, utilizando microcontroladores e sensores reflexivos para desenvolver carros seguidores de linha capazes de navegar em labirintos. Explorar conceitos como lógica de programação, algoritmos de tomada de decisão, mapeamento e até simplificação de caminhos com técnicas inspiradas em inteligência artificial, os estudantes vivenciam o ciclo completo da engenharia: projetar, testar, errar, corrigir e otimizar. Por meio de metodologias ativas, o projeto promove a colaboração entre pares, o pensamento crítico, a persistência diante dos desafios e a autonomia intelectual.