TRABALHOS ACEITOS

Apresentamos a seguir os trabalhos aceitos que serão destacados durante o EMIP 2023. Você pode consultar a data e horário das apresentações na Programação do evento.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD UMA ANÁLISE SOBRE FUNÇÕES QUADRÁTICAS

Lucas Castro Figueiredo
Daniele Esteves Pereira Smith

RESUMO: O objetivo principal deste artigo foi a análise de livros didáticos de matemática a partir de uma abordagem histórica sobre o conteúdo de função quadrática. O material analisado constituiu-se em exemplares distribuídos em escolas públicas brasileiras por meio do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático). Os livros analisados foram escolhidos por serem utilizados na única escola pública de Ensino Médio do município de Mocajuba, no Pará, meu local de origem e onde também cursei meus estudos. A abordagem histórica no ensino de matemática tem sido cada vez mais reconhecida como uma metodologia de ensino alternativa para a sala de aula que visa promover a compreensão dos conceitos matemáticos, bem como despertar o interesse e a motivação dos alunos. Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa documental teve como base os documentos oficiais da educação, tais como: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM), além da literatura sobre a história da matemática. Apesar dos documentos oficiais indicarem o uso da história da matemática como fonte de pesquisa e estudos para o aprimoramento das aulas de matemática, os resultados apontam para um panorama ainda em construção sobre a presença e a utilização dessa metodologia nos livros didáticos brasileiros. Os encaminhamentos finais foram direcionados no sentido de oferecer subsídios para educadores diversificarem as possibilidades didáticas sobre o ensino das funções quadráticas, promovendo uma aprendizagem mais significativa e engajadora dos estudantes.

A UTILIZAÇÃO DE PORTFÓLIO DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Edmara Patrícia Américo Ferreira
EliIsangela Bastos de Melo Espínola

RESUMO: A implantação do Novo Ensino Médio nas escolas públicas e privadas do Brasil trouxe mudanças formativas e avaliativas de ensino. No que tange às avaliações dos estudantes, cada escola fica responsável pela definição do formato que acredita ser o mais adequado para a sua instituição de ensino. Nesta perspectiva, destaca-se a utilização de portfólios como um instrumento de avaliação. Deste modo, essa pesquisa objetiva analisar o uso do portfólio digital como um instrumento de avaliação matemática para os estudantes do Novo Ensino Médio. É válido ressaltar que para alcançar o referido objetivo, também se delimitou o corpus de pesquisa, sendo realizada em uma unidade escolar do Serviço Social da Indústria (SESI), sendo assim, os participantes da pesquisa foram discentes da referida unidade. Quanto à tipologia da pesquisa, é de caráter exploratório, com meio descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa. Quanto à técnica utilizada para a coleta de dados, foi o questionário e para análise dos dados, foi realizada uma análise documental dos portfólios com critérios apoiados no próprio levantamento da literatura científica. Os resultados alcançados se referem às evidências de aprendizagem identificadas em 4 portfólios analisados, junto à percepção dos estudantes, dentre as tais pode-se destacar a identificação da capacidade de reflexões, autorregulações e de resoluções de problema. Por fim, conclui-se que o portfólio digital pode ser amplamente utilizado para avaliação de matemática no ensino básico, pois traz a possibilidade de avaliar os estudantes de forma abrangente, além de possibilitar aos estudantes um aprendizado significativo.

A UTILIZAÇÃO DO JOGO DAS TRÊS PISTAS PARA REVISAR CONCEITOS DA MATEMÁTICA BÁSICA

Evila Zaynne Silva Oliveira
Bárbara Vitória Marchado Serafim 

RESUMO: O estágio supervisionado é muito importante nos cursos de formação de professores, pois a partir dele os discentes passam a se envolver com o ambiente profissional - a escola - como pesquisadores. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado IV, focando na realização do jogo das três pistas em uma turma de Nivelamento em Matemática, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública estadual do interior de Pernambuco. No que se refere à metodologia, trata-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa. Durante a aplicação do jogo, foi possível notar que a maioria dos estudantes possuía dificuldades nos conceitos de adição, subtração, multiplicação e divisão; além disso, os alunos foram mais participativos do que nas aulas teóricas, participando de maneira mais ativa. Dessa maneira, a utilização do jogo das três pistas pode ser positiva para revisar os conceitos matemáticos estudados, pois permite que o docente perceba qual conteúdo ou conceito os estudantes ainda não entenderam, permitindo que os mesmos se divirtam enquanto relembram os conteúdos estudados.

COM A SORTE NA PALMA DAS MÃOS: O TRADICIONAL JOGO DE PALITINHOS EM SIMULAÇÕES NO GEOGEBRA PARA O ENSINO DA PROBABILIDADE FREQUENTISTA

Anthonny Ewerton Marinho de Vasconcelos
Cristiane de Arimatéa Rocha 

RESUMO: Em um contexto no qual se discutem estratégias cada vez mais refinadas para o ensino da Matemática, propomos para a regência de um estágio supervisionado uma metodologia para o ensino de probabilidade que fosse do popular ao tecnológico, conectando um antigo jogo simples entre amigos com simulações no ambiente de Matemática dinâmica GeoGebra. Nesta direção, o presente trabalho tem como objetivo discutir as potencialidades do Jogo de Palitinhos à construção do significado frequentista da probabilidade, por meio do GeoGebra. Para isso, analisamos uma aula realizada via Google Meet, numa turma de licenciatura em Matemática, na qual simulamos computacionalmente o Jogo de Palitinhos no GeoGebra. A partir das atividades realizadas na aula, verificamos notáveis contribuições à construção do significado frequentista da probabilidade pelos licenciandos, indicando que essa estratégia tem potencial para o ensino deste tema.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM AÇÃO: INVESTIMENTOS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Ricardo Felipe Ramos Correia
Elisângela Bastos de Melo Espíndola

RESUMO: Este artigo advém de uma dissertação desenvolvida no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. No presente trabalho, tomamos por objetivo analisar o conhecimento de estudantes do Ensino Médio sobre investimentos financeiros. Para tanto, buscamos realizar a pesquisa em uma escola do Ensino Médio em tempo integral e com histórico de oferta de disciplinas eletivas sobre temas da Educação Financeira. Os dados da pesquisa foram produzidos por meio da aplicação de um questionário sobre tipos, hábitos, dificuldades e valores para investimentos respondido por 36 estudantes. Dentre os resultados, destacamos a influência das redes sociais nos tipos de investimentos conhecidos pelos estudantes, sobretudo por jogos de apostas; as dificuldades deles frente ao desafio de guardar ou investir dinheiro e a necessidade de tratarmos desse tema nas escolas a fim de melhor desenvolvermos no ensino de Matemática, uma aproximação com a realidade dos estudantes diante do vasto cenário atual de atratividade por investimentos financeiros.

ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE PROPORÇÃO

Mayco Douglas Lima de Sales
Elisângela Bastos de Mélo Espíndola
Flávia Cristina Silva dos Santos Santana 

RESUMO: Este trabalho foi produzido no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT da Universidade Federal Rural de Pernambuco com o objetivo de analisar a elaboração e resolução de problemas sobre proporção por estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Baseamos esta pesquisa em estudos e orientações curriculares que discutem a elaboração de problemas como metodologia de ensino. A pesquisa ocorreu com 20 estudantes em uma escola pública da rede municipal de Paulista, Pernambuco. Aos estudantes foi apresentado o início de uma situação de proporção inversa, envolvendo quantidade de impressoras e tempo de impressão, a fim de que eles apresentassem uma pergunta e respondessem o problema elaborado por eles. Dentre os resultados, discutimos como 9 dos 20 estudantes cometeram erros na elaboração dos problemas e 8 dos 20 estudantes elaboraram o problema de forma correta e erraram na resolução do problema.

FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS

Elisângela Bastos de Melo Espíndola
Flávia Cristina Silva dos Santos Santana
Mayco Douglas Lima de Sales

RESUMO: Este artigo faz parte de uma pesquisa, em andamento, no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tomamos por objetivo analisar a formulação e resolução de problemas por alunos do Ensino Médio sobre razões trigonométricas. Para tanto, norteamos este trabalho pelas características das noções de formulação, reformulação, elaboração e resolução de problemas. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública com 34 alunos de três turmas do 2º ano do Ensino Médio. No presente trabalho, propomos a formulação e resolução de um problema a partir de uma figura representando a decolagem de um avião que gerava com o solo um ângulo de 30° e uma distância percorrida de 5.000 m. Nos resultados, destacamos que 23 alunos optaram por desenvolver a formulação de um problema a fim de determinar a altura do avião em relação ao solo, cuja resolução envolveria o cálculo do seno do ângulo de 30°. No entanto, 10 deles cometeram o equívoco de calcular o cosseno deste ângulo. Constatamos que embora 13 alunos tenham conseguido formular um enunciado com os dados e pergunta do problema, 10 alunos formularam somente a pergunta, sem escrever um enunciado contendo os dados apresentados no contexto da figura, revelando uma tendência a apresentarem somente a resposta do problema.

INVESTIMENTOS FINANCEIROS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Ricardo Felipe Ramos Correia
Elisângela Bastos de Melo Espíndola

RESUMO: Este artigo advém de uma dissertação desenvolvida no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. No presente trabalho, tomamos por objetivo analisar o conhecimento de estudantes do Ensino Médio sobre investimentos financeiros. Para tanto, buscamos realizar a pesquisa em uma escola do Ensino Médio em tempo integral e com histórico de oferta de disciplinas eletivas sobre temas da Educação Financeira. Os dados da pesquisa foram produzidos por meio da aplicação de um questionário sobre tipos, hábitos, dificuldades e valores para investimentos respondido por 36 estudantes. Dentre os resultados, destacamos a influência das redes sociais nos tipos de investimentos conhecidos pelos estudantes, sobretudo por jogos de apostas; as dificuldades deles frente ao desafio de guardar ou investir dinheiro e a necessidade de tratarmos desse tema nas escolas a fim de melhor desenvolvermos no ensino de Matemática, uma aproximação com a realidade dos estudantes diante do vasto cenário atual de atratividade por investimentos financeiros.

JOGO BATALHA DA MULTIPLICAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO 6° E 7° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Danila Gabriela Souza de Assis
Nágila Franciele de Lima Bispo
Lydiana de Souza Tavares
Zuleide Nogueira dos Santos Lacerda
Joelene Cavalcanti Barboza de Lima

RESUMO: O presente artigo pretende apresentar uma experiência realizada no 6.° e 7.° anos da Escola de Referência em Ensino Fundamental Cacilda Almeida (EREF – Cacilda Almeida), escola pública estadual do município de Pesqueira, Pernambuco, através do Programa Residência Pedagógica (PRP) de Edital n° 24/2022, utilizando o jogo Batalha da Multiplicação. A escolha da utilização do jogo surgiu durante as aulas de observação em que se percebeu a necessidade dos alunos melhorarem a velocidade do cálculo mental. Outro ponto positivo na adoção deste jogo é que ele pode ser adaptado a outras operações básicas como a adição, subtração e divisão. Como resultado desta experiência na aplicação deste jogo, destaca-se a melhor compreensão da prática docente em nossa experiência como residentes, bem como melhoria, sob diversos aspectos, na superação de dificuldades por parte dos estudantes durante o desenvolvimento da atividade, permitindo inclusive que aqueles mais tímidos conseguissem interagir de maneira mais efetiva com seus colegas e com o conteúdo proposto.

O PAPEL DA FILOSOFIA E DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA/EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Maria Janiely de Siqueira Gomes
Eduardo Gomes Lopes
Anderson Rodrigo Oliveira da Silva

RESUMO: Sabe-se desde os primórdios da profissionalização docente que o conhecimento de conteúdo e didático se faz de importância ímpar na formação e prática dos professores. Na área de Matemática isso não é diferente. Neste artigo, nos debruçamos sobre o conhecimento de conteúdo, ao analisarmos duas das principais concepções da Matemática a respeito de sua natureza e suas implicações para o professor: as concepções falibilista e absolutista. Com isso, utilizamos uma pesquisa documental de natureza qualitativa, onde fazemos comparações, a partir da análise dos seus principais aspectos, da sua epistemologia e as imbricações até o caminho da sala de aula como um percurso formativo. Ao fim, pode-se perceber que não existem verdades absolutas sobre a natureza do conhecimento matemático, mas sim diferentes formas de analisar a sua epistemologia e direcionar adequadamente suas implicações na prática e formação de professores.

O TANGRAM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Evila Zaynne Silva Oliveira

RESUMO: Esta pesquisa de natureza qualitativa teve como objetivo relatar a vivência no âmbito do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Matemática em uma Instituição de Ensino Superior (IES) no estado de Pernambuco. O foco deste estudo está na experiência de atuar como mediador em uma aula que abordou o cálculo de área das principais figuras planas, utilizando o tangram, para uma turma eletiva que integra as disciplinas de arte e matemática. Durante a aula do tangram nessa disciplina eletiva, os estudantes demonstraram participação ativa. Especificamente, durante a atividade em grupo, na qual cada membro elaborou uma figura usando as peças do tangram e juntos criaram histórias envolvendo todas as figuras do grupo, observou-se um aumento da interação, do interesse e da expressão de capacidades criativas por parte dos estudantes. Esse momento se tornou mais envolvente e divertido. Além dos aspectos mencionados, essa experiência permitiu à residente perceber a relevância de promover aulas que abordem tanto a interdisciplinaridade quanto a transdisciplinaridade, a fim de proporcionar uma aprendizagem mais rica e contextualizada.

PROPOSTA INTERDISCIPLINAR POR MEIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPLORANDO A CONEXÃO ENTRE ARTE E MATEMÁTICA EM UM COMPONENTE ELETIVO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL

Emanuelle Silva Rodrigues de Brito
Evila Zaynne Silva Oliveira
Lucas Emanuel Bezerra de Medeiros
Mirely dos Santos Pontes
Vinícius Pereira da Silva

RESUMO: O Programa Residência Pedagógica (PRP) faz parte da Política Nacional de Formação de Professores, o qual permite a alguns estudantes de licenciatura a oportunidade de vivenciar a dinâmica educacional, interagir com os estudantes do Ensino Fundamental e compreender os obstáculos inerentes à carreira de educador, ao mesmo tempo que viabiliza a aplicação prática dos conceitos teóricos adquiridos ao longo do programa de formação. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de elaborar e mediar uma eletiva que envolve arte e matemática em uma escola em tempo integral do interior de Pernambuco. Nessa perspectiva, a criação dessa eletiva e a utilização da arte para ensinar matemática permitiu conhecer novas maneiras de apresentar os conteúdos matemáticos, de maneira mais dinâmica, além de proporcionar aos estudantes uma abordagem interdisciplinar que estimula a criatividade e o pensamento crítico.

REVISITANDO PROPRIEDADES DE TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO

Henrique Bernardino das Chagas
Natanael Oliveira da Silva
Mariana Perpetua Lima de Sousa
Alexandre Luís de Souza Barros
Elisângela Bastos de Melo Espíndola

RESUMO: A gamificação é uma estratégia que utiliza elementos de jogos para engajar pessoas em tarefas específicas. Diante disso, utilizamos uma versão adaptada do game "Passa ou Repassa" para trabalharmos conteúdos da matemática relacionados às habilidades: (EM13MAT512) - Investigar propriedades de figuras geométricas, questionando suas conjecturas por meio da busca de contraexemplos, (EM13MAT307) - Empregar diferentes métodos para a obtenção da medida da área de uma superfície e (EM13MT308) - Aplicar as relações métricas, incluindo as leis do seno e do cosseno ou as noções de congruência e semelhança, para resolver e elaborar problemas que envolvem triângulos, em variados contextos. A gamificação foi aplicada na turma do 3o ano do Ensino Médio no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Desenvolvemos em três etapas: uma atividade diagnóstica para avaliarmos os conhecimentos prévios dos estudantes, a aplicação da atividade gamificada e um pós-teste. Na segunda etapa, a atividade gamificada foi realizada com a organização dos estudantes em quatro grupos, que competiram em três rodadas de perguntas e respostas relacionadas aos conteúdos já mencionados. A terceira etapa foi aplicada duas semanas após a segunda. Embora muitos estudantes tenham apresentado dificuldades na atividade diagnóstica, houve uma melhoria significativa em seus conhecimentos após a aplicação da atividade gamificada, demonstrada no pós-teste. Esses resultados são condizentes com estudos anteriores que mostram os benefícios da gamificação no ensino da matemática, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e estimulante.

UM ESTUDO DA HIPOCICLOIDE COM O AUXÍLIO DA PLATAFORMA GEOGEBRA

Ícaro Rafael da Silva Ramalho
Charlene Dias Leite
Johnny Wagner de Lima Melo
Amanda Lima da Silva

RESUMO: Neste trabalho, estudaremos a família de curvas traçadas por um ponto em círculo girando, conhecidas como curvas cicloidais. Mais especificamente, nos ateremos ao estudo da hipocicloide, que é uma curva cicloidal gerada pelo movimento de um ponto em um círculo que rola dentro de outro círculo. Faremos uma breve explanação da história da descoberta dessa bela família de curvas. Além disso, apresentaremos as características da hipocicloide, suas equações paramétricas e classificaremos as curvas de acordo com a quantidade de cúspides. Em particular, estudaremos as curvas astróide e deltóide. Por fim, exibiremos um tutorial da construção dessa família de curvas utilizando a plataforma GeoGebra.

MATEMÁTICA E SUAS APLICAÇÕES

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR, CONDUTIVIDADE TÉRMICA VARIÁVEL: TÉCNICA DA TRANSFORMADA INTEGRAL

Cleuber Eduardo do Nascimento Silva

RESUMO: Esse texto tem o objetivo de oferecer dois tipos de solução para o problema da difusão não linear. Para tanto, os métodos da Técnica da Integral Generalizada e Diferenças Finitas são respectivamente usados para solucionar o problema.